O País de Gales, é conhecido como a terra dos castelos
Por: Diego Fraguas | Arte: 123RF e Freepik
Direto dos livros
Se você ama histórias de reis, princesas e cavaleiros, precisa saber sobre o País de Gales. Integrante do Reino Unido, ao lado da Grã-Bretanha, Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, ele tem pouco mais de 20 mil quilômetros quadrados de extensão – área menor que a do estado brasileiro de Sergipe. De acordo com o censo de 2011, a nação abriga 3 milhões de habitantes em um clima temperado ameno e úmido, geralmente nublado e com muito vento.
De todos os tipos
Chamado de terra dos castelos, o País de Gales detém 641 estruturas fortificadas que relembram a Idade Média. Há desde fortalezas militares, com portas gigantescas e porões para defesa, até mansões, projetadas como casas luxuosas, construídas para abrigar obras de artes e tesouros. Um reino preservado que conta um pouco de como era o mundo nos séculos passados.
No coração da capital
Cardiff é a maior cidade do país e também sua capital. Ela é a porta de entrada do lugar. Entre seus pontos turísticos mais conhecidos, estão o Castelo de Cardiff, cujo primeiro forte foi estabelecido provavelmente no final da década de 50 depois de Cristo. Em 1866, o castelo foi transformado em um dos ambientes mais ricos da região pelo arquiteto William Burges. Além de salas com murais, vitrais e mármores, cada quarto ganhou um tema, incluindo lindos jardins mediterrâneos.
Riqueza e poder
Outro ponto turístico que você não pode deixar de conferir é o Castell Coch. Conhecido também como Castelo Vermelho, ele foi erguido no século 19 e fica na região mais alta da cidade. A fortificação possui torres cônicas e uma ponte levadiça. Trata-se de uma obra no estilo vitoriano, em outras palavras, remete a uma época na qual o objetivo era transmitir riqueza e poder por meio das construções. Quem o vê de perto tem a sensação de ter entrado em um livro de contos!
Fortaleza militar
Na pequena cidade de Caerphilly, está localizado o Castelo de Caerphilly. Construído no século 13, ele é o segundo maior do país e foi uma obra revolucionária no planejamento militar. Na parte Norte de Gales, há o Castelo de Conwy, erguido sobre uma imensa rocha, também no século 13, e considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para você ter uma ideia, alguns dizem que ele é o circuito medieval mais completo do mundo. Lindo demais!
Não há só castelos
Ao contrário do que você deve estar imaginando, não há somente castelos no País de Gales. Os visitantes podem conferir passeios incríveis recheados de natureza. Na Baía de Cardiff, dá para velejar no rio de água doce e praticar esportes. Lá, fica o Wales Millennium Centre, um espaço dedicado à cultura na região, o que inclui dança, teatro, grafite e muito mais. São inúmeras atrações turísticas históricas e cenários exuberantes! Se você passar por lá um dia, não deixe de provar os pratos com o cordeiro galês. A localidade tem as condições ideais para a criação do animal, o que lhe permite possuir os melhores cordeiros do mundo. A iguaria é de “dar água na boca!” Mas não se preocupe se for vegetariano, porque há também deliciosos pratos sem proteína animal.
Consegue ler?
O País de Gales tem como idioma oficial o inglês, seguido do galês, uma língua falada pelo povo celta na Antiguidade. Há muitas cidades no país com esse dialeto, uma delas é a “Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch”. Com 58 letras, o nome dessa cidadezinha é considerado o maior de todo o Reino Unido. Para simplificar, ela tem um apelido: Llanfairpwllgwyngyll.