Por: Sandro Miranda I Arte: Freepik
Eloah Silva, de oito anos, mostra ser possível fazer a diferença já na infância e servir de inspiração para outras pessoas. Moradora do bairro de Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, ela aprendeu a cuidar do lixo que produz. Hoje, atua como uma participante ativa do NEAC – Núcleo de Atenção à Criança –, o qual realiza um trabalho social na região onde vive.
Desde os quatro anos, Eloah entendeu que deveria separar o lixo e preservar o meio-ambiente. “O meu avô, que é gari, e o meu pai sempre falaram sobre a questão da limpeza. Então, junto todos os lixos recicláveis”, explica a pequena. Ela participa do ECO Mercado, um projeto de sustentabilidade, criado em 2022 pelo próprio NEAC. As crianças levam os materiais recicláveis e ganham o EcoReal (ER$), uma moeda educativa e ecológica, que pode ser trocada no local por alimentos, materiais escolares, de limpeza e até mesmo brinquedos.
A menina é orientada pelo pai, Edney Silva, a não ficar na rua como catadora, e sim a coletar somente em casa, uma vez que criança jamais deve trabalhar! No entanto, ela faz questão de coletar o lixo por onde passa e já vê a diferença na natureza. “Percebi que deu uma sumida nas coisas que não prestavam mais e eram jogadas fora. O bueiro também não entope. O valão não fica mais tão cheio, porque jogavam muitas garrafas lá”, afirma a garotinha, feliz por contribuir para a sua comunidade. A princesinha já influencia os irmãos a agir como ela!
Cuidar do lixo gera impacto real na sociedade. Por meio da reciclagem, resíduos são reaproveitados e viram novos produtos. Nesse sentido, garrafas PET podem se transformar em fibras de poliéster (o chamado tecido PET), por exemplo. Já a reutilização diz respeito ao reuso de um produto para a mesma função ou para o aproveitamento em uma função diferente da original. Para você ter uma ideia, uma garrafa PET pode ser reutilizada 20 vezes, e isso impede a produção de 19 garrafas novas.
A reciclagem e a reutilização só geram benefícios ao meio-ambiente. Afinal, o que era para ser lixo passa a não ser mais! Esses processos diminuem a poluição da água e dos solos, ajudam na conservação dos recursos naturais e ainda geram empregos. “Eu pretendo continuar reciclando. A mensagem que tenho para as crianças é que elas façam o mesmo”, finaliza Eloah.