Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo, 123RF e Freepik
Por que a palma da mão e a sola do pé não se bronzeiam?
O bronzeamento é uma defesa do organismo contra os efeitos nocivos do Sol. Quando alguém fica muito exposto à radiação ultravioleta, os melanócitos, células localizadas na junção da derme e epiderme, são estimulados a produzir a melanina, um pigmento que sofre uma reação e escurece, gerando o bronzeado. Então, por não receber muita luz, a palma da mão e a sola do pé produzem poucos melanócitos, diferentemente das outras partes do corpo. Além disso, essas áreas têm a pele mais grossa, pois estão sempre em atrito com algo, seja pegando um objeto seja pisando no chão. Esses fatores fazem o bronzeado ser quase impossível. Mas atenção: nada de ficar com as mãos ou pés voltados para cima na praia. Eles podem sofrer queimaduras!
Lixo orgânico e inorgânico: o que eles têm de diferente?
O lixo orgânico é aquele de origem animal ou vegetal, como os restos de alimentos, plantas, carne. Eles sofrem um processo de decomposição natural. Já o lixo inorgânico é aquele produzido pelo homem, como o plástico, o vidro, o alumínio. Esses resíduos demoram mais tempo para se decomporem na natureza, o que gera a poluição. Para entender melhor tudo isso, pense naquela fruta que você esqueceu na mochila da escola, e, quando foi ver, estava podre. A fruta é o lixo orgânico, já a mochila é o inorgânico, entendeu? Ah, mas nada de desperdiçar alimento, tá?!
Existe um animal que vive apenas 24 horas?
Já imaginou vir ao mundo para viver apenas por um dia? É estranho só de pensar, não é verdade? Esse é o tempo de permanência na Terra dos efemerópteros, que pertencem aos insetos Pterygota. Esses bichinhos alados (com asas), presentes em quase todo o mundo, são chamados assim, pois o termo efêmero significa algo que dura pouco tempo.
O curioso é que, enquanto jovem, o animal pode permanecer até um ano dentro do casulo. No entanto, quando chega à fase adulta, ele “sai de casa” e morre em menos de um dia. Para você ter uma ideia, alguns duram só 30 minutos!
Por que atletas mergulham em água com gelo?
Calma, eles não querem virar pinguins! Trata-se de uma técnica chamada crioterapia (ou terapia pelo frio), que consiste em expor o corpo a uma temperatura extremamente baixa, para que ele se regenere mais rapidamente. A prática, feita com moderação, costuma ser utilizada por esportistas que precisam recuperar os músculos após um treino intenso ou uma competição. O choque provocado pelo gelo no corpo quente promove efeito analgésico, controla o inchaço, diminui o fluxo sanguíneo, a taxa do metabolismo, entre outros benefícios. Tudo isso diminui dores musculares e nas articulações. Enfrentar a banheira gelada não é nada fácil, no entanto logo o corpo fica relaxado.
A escola também comemora aniversário?
Sim! Inclusive, a data é celebrada no dia 15 do mês de março. A palavra escola vem do grego scholé. Seu significado remetia ao descanso, quando não havia mais trabalhos braçais. Com o passar do tempo, a importância da escola ficou maior. Hoje, ela é o principal espaço de conhecimento e formação humana. Quem pode frequentá-la não só aprende a ler e a escrever, por exemplo, como também convive com as pessoas. Além disso, desenvolve o senso crítico, isto é, a capacidade de refletir, analisar e criticar os acontecimentos ao redor.
O Brasil possui uma Casa da Moeda?
Sim! E, no dia 8 de março, ela completa 328 anos de idade. A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é uma empresa pública que imprime o dinheiro que circula na economia do país. Além de produzir as cédulas e moedinhas em real que conhecemos, ela fabrica medalhas e moedas comemorativas, imprime selos fiscais, postais e federais, gera passaporte, entre outros. Fundada em 1694, a CMB se modernizou e continua apresentando um alto nível de segurança. Sua produção anual é de cerca de 3 bilhões de cédulas e 4 bilhões de moedas. Como você pode ver, lá não é bem uma casa, e sim uma fábrica de dinheiro.
Qual é o planeta mais quente do sistema solar?
Mercúrio, certo? Afinal, ele é o que está mais perto do Sol. Errado! Esse recorde é de Vênus, o segundo mais próximo a partir do astro-rei. Isso porque a pressão atmosférica por lá é enorme, o que causa uma alta concentração de gás carbônico e dióxido de enxofre – aqueles dois vilões que provocam o efeito estufa, aumentando a temperatura no planeta. Se na Terra as consequências são terríveis, imagine em Vênus, que tem a atmosfera 93 vezes mais densa do que a nossa? A temperatura da sua superfície ultrapassa os 480 graus Celsius, contra apenas 430 em Mercúrio. Vai dizer que ele não merece o título de “fornalha do sistema solar”? É de suar só de pensar!
A voz humana também envelhece?
Assim como os cabelos ficam brancos, a pele ganha rugas e os movimentos se tornam mais lentos, a voz humana entra no processo de envelhecimento. Aliás, ela passa por algumas transformações ao longo da vida. Sua voz não é a mesma de quando era bebê, certo? A partir dos 65 anos, o nosso sistema de produção de som passa por um processo chamado presbifonia. Isso acontece devido a alterações em algumas estruturas da garganta. Os músculos da laringe perdem agilidade e força, as cartilagens endurecem e ocorre menos lubrificação na área, por exemplo. Como é nessa região que estão as pregas vocais, a voz fica menos eficiente. Essa mudança pode ser imperceptível ou deixar a voz trêmula, rouca e com pouca projeção.