Por: Sandro Miranda | Arte: Freepik
Árvore também comemora Ano-Novo?

Sim! Existe uma celebração chamada Tu BiShvat, conhecida como o Ano-Novo das Árvores. Essa festividade judaica ocorre no 15º dia do mês de Shevat, o que, para nós, em 2025, caiu nos dias 12 e 13 de fevereiro. A data marca o início de um novo ciclo para as árvores e é muito respeitada por lá. Durante o Tu BiShvat, é comum plantar árvores e comer frutas, especialmente aquelas que são típicas de Israel, como figos, tâmaras e romãs. A prática simboliza a renovação e a importância da natureza em nossa vida.
Quem foi o primeiro missionário do Antigo Testamento?
Se você respondeu Jonas, acertou! Ele foi enviado por Deus para pregar a Palavra aos habitantes de Nínive, a capital do Império Assírio. Atualmente, aquela região é conhecida como a cidade de Mossul, no Iraque. No início, Jonas não gostou da ideia e tentou fugir. Porém, após uma série de eventos, incluindo ser engolido por um grande peixe, ele aceitou a missão (daí a palavra missionário) e partiu para proclamar a mensagem divina. Comovidos com o que escutaram, os ninivitas se arrependeram de seus maus caminhos e decidiram se endireitar. Assim, Deus poupou a cidade da destruição (Jonas 3.9,10). E Jonas, antes rebelde, cumpriu sua missão com sucesso!


Sabia que a revista da Turminha é feita a partir de eucalipto?
O papel usado em revistas e livros é produzido a partir de árvores. Duas das principais espécies utilizadas para essa finalidade são o eucalipto e o pinus. O eucalipto, de crescimento rápido, é amplamente cultivado no Brasil e fornece fibras curtas, ideais para papéis de escrita e impressão. Já o pinus, com fibras longas, é aplicado na produção de materiais mais resistentes, como as embalagens. E aqui vai mais uma curiosidade: é possível produzir dez mil folhas de papel com apenas um tronco de árvore! Hoje, no Brasil, a maior parte do papel vem do reflorestamento, ou seja, de árvores que foram replantadas. Legal, né?
Qual é a origem da palavra outono?
A palavra outono tem origem no latim autumnus, que muitos estudiosos traduzem como queda. E não é à toa, já que, nessa estação do ano, as folhas caem, o Sol diminui de intensidade para nós, a temperatura começa a baixar gradualmente e a natureza inicia os preparativos para o inverno. Em diversas culturas, o outono é associado à colheita e à abundância, sendo um período de celebração pelos frutos e alimentos obtidos durante o ano. Além disso, tem um significado filosófico, relacionado ao amadurecimento pessoal, quando deix amos para trás aquilo que não nos serve mais e abraçamos o novo, para crescermos internamente. Profundo, não é mesmo?


Por que atletas gostam de comer batata-doce?
Porque a batata-doce é uma excelente fonte de carboidratos, nutrientes que fornecem energia para o nosso corpo. Além disso, ela contém fibras, diversas vitaminas (como a vitamina A e o complexo B) e minerais importantes, como zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio e manganês. Para os atletas, consumir batata--doce ajuda a repor a energia gasta durante os exercícios, contribuindo para um melhor desempenho e a recuperação muscular. É um alimento fácil de preparar, nutritivo, barato, saboroso e 100% natural.
Quantas palavras um cachorro consegue entender?
Bem, de acordo com a nossa amiga Flora, a Belinha entende tudo o que falamos! Mas, tirando a mascote da Turminha, os doguinhos, em geral, podem entender cerca de 90 palavras e frases. Isso é o que demonstraram pesquisadores da Universidade de Dalhousie, no Canadá. O estudo foi publicado na revista Applied Animal Behaviour. Já pensou se os cachorros também falassem? Eles são animais inteligentes e capazes de compreender diversos comandos humanos, podendo associar um objeto com o nome que damos a ele. Essa capacidade varia de acordo com a raça, o treinamento e a convivência, comprovando a forte ligação do melhor amigo do homem conosco.


Quantas formigas existem no mundo inteirinho?
São nada mais, nada menos, do que 20 quatrilhões! Se você considerar que a Terra possui pouco mais de 8 bilhões de pessoas, prepare-se para uma constatação chocante: para cada um de nós, existem 2,5 milhões de formigas! Elas estão espalhadas por quase todos os continentes e desempenham papéis essenciais nos ecossistemas, como a aeração do solo e a decomposição de matéria orgânica. Além de trabalhadoras, as bichinhas nos ajudam bastante! Essas informações são de um estudo da Universidade de Würzburg, na Alemanha, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. O artigo também estimou que a biomassa de todas as formigas corresponde a aproximadamente 20% da biomassa humana total. Ufa, ainda bem que elas são pequenininhas, senão estaríamos em apuros!
Já inventaram uma barata-robô?
Sim, mas não precisa pirar! Cientistas russos desenvolveram o projeto, inspirados em baratas reais. Essa invenção é capaz de se mover em ambientes complexos e de difícil acesso. O objetivo é fazer o bem! A barata-robô é utilizada em missões de resgate, inspeção de áreas perigosas e coleta de informações. Ela se movimenta como um inseto, quase com a mesma rapidez, e foi desenvolvida para encontrar sobreviventes entre os escombros após algum terremoto ou desabamento, por exemplo. É a natureza inspirando a tecnologia para resolver desafios do nosso dia a dia!
