Protetora de sentimentos amorosos
Demonstrar gratidão proporciona bênçãos para você. Saiba mais!
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli e Freepik
Traga à memória...
Há tantas coisas boas em sua vida, não é verdade? O abraço apertado do papai e da mamãe, as comidinhas das quais gosta, as brincadeiras divertidas com os amigos. Se parar e pensar, certamente virá à sua memória muitas situações em que sentiu profunda gratidão por algo ou alguém. Por Deus, então, a alegria é imensa quando se lembra de tudo o que Ele fez e faz por você. Assim como o salmista, expresse esse sentimento ao Altíssimo: Senhor, quero dar-te graças de todo o coração [...] (Salmo 9.1 – NVI)
Gratidão
Essa palavrinha vem do latim gratus, que significa agradecido. Também deriva de gratia, que quer dizer graça ou dádiva.
Ele voltou para agradecer
A Bíblia declara que é preciso exercer a gratidão em todas as circunstâncias: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (1 Tessalonicenses 5.18). Quem age dessa maneira reconhece e valoriza as dádivas concedidas pelo Pai. Assim, essa pessoa encontra mais alegria em viver. Em Lucas 17.11-18, é possível observar um exemplo de gratidão. Certa vez, dez doentes clamaram por Jesus, então Ele ordenou que fossem até o sacerdote. Quando estavam a caminho do templo, os homens ficaram curados. No entanto, apenas um deles retornou para manifestar a sua gratidão ao Mestre. Em razão disso, ele não só recebeu a cura como também a salvação.
Seguindo os passos
No livro de Marcos 10.46-52, é relatada outra história que expressa esse sentimento. A passagem bíblica mostra que Cristo estava com Seus discípulos, quando ouviu Seu Nome ser clamado. Era Bartimeu, que, sem enxergar nada, tentou chamar a atenção do Messias. Jesus então lhe perguntou o que desejava: E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. Logo, o Salvador lhe respondeu: Vai, a tua fé te salvou. Depois disso, o Filho de Deus seguiu Seu caminho; porém, Bartimeu fez questão de ir atrás dEle, agradecido. A gratidão pela bênção recebida o fez continuar andando com o Rei dos reis.
Ativação poderosa
Segundo pesquisas realizadas pelo psicólogo americano Robert A. Emmons*, a gratidão faz as pessoas comunicarem emoções positivas e serem imunes às negativas. Além disso, afirmam que seres humanos gratos conseguem lidar melhor com os momentos difíceis. Isso porque esse sentimento ativa um lado do cérebro chamado sistema de recompensa, que é o responsável pelo bem-estar. Assim que o cérebro entende que isso está acontecendo, libera dopamina, um importante neurotransmissor. A dopamina aumenta o estado de alegria. Outro hormônio estimulado pela gratidão é a ocitocina. Ela é aquela amiga que oferece para o corpo tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia.
Porta para a felicidade
Uma das leis de Newton diz que dois corpos não ocupam o mesmo lugar. Isso ocorre com os sentimentos também. O cérebro é incapaz de sentir gratidão e infelicidade ao mesmo tempo. Logo, não perca tempo com o lado ruim de tudo, procure ter a mente de Cristo, em que o amor e o perdão estão sempre em alta (1 Coríntios 2.16). Tenha a gratidão como alvo e, dessa forma, estará agradando a Deus (Salmo 145.10). Comece a fazer isso agora!
*Robert A. Emmons é um dos maiores pesquisadores da psicologia da gratidão.
Motivos para agradecer
Que tal escrever todos os dias em um papel algo que faz você se sentir grato? Lembre-se de pôr essa palavra no potinho sugerido na edição passada! Ao final de cada semana, abra o recipiente e leia com seus pais o que escreveu.