Veja como a confiança em Deus guiou a família da
pequena Lívia durante as enchentes no Rio Grande do Sul
Por: Sandro Miranda I Arte: Claudio Jorge I Fotos: Arquivo pessoal
Grande dilema
Imagine que começou a chover muito forte perto de onde você mora e só restaram duas opções para a sua família: sair de casa às pressas e encarar uma água suja no caminho, com o perigo de pisar em um buraco, cair no bueiro ou tropeçar em alguma pedra. Ou permanecer no imóvel sem luz e sem água, correndo o risco de ficar ilhado, incomunicável e sem saber o que vai acontecer.
As alternativas parecem ruins, não é mesmo? Esse foi o dilema que os pais da Lívia Glanert Coimbra enfrentaram durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. E é a própria menina, de apenas seis anos, quem nos conta essa história.
“Oi, eu me chamo Lívia! Sou de Porto Alegre e, quando eu estava na água, fiquei com medo, porque a casa do meu amigo e a minha escola alagaram. Nós moramos no segundo andar, por isso a nossa casa não inundou. Mas, como a água estava subindo, eu, minha mãe, meu pai e minha irmã saímos de lá para ter segurança”, relata a pequenina, explicando que a família optou por deixar a residência, mesmo sem ter certeza de que era a melhor escolha.
Coragem na hora da decisão
Para ficar longe da água suja da rua, Lívia foi nos ombros do pai, o Pr. Peterson Moreira Coimbra, que ministra na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Porto Alegre. Já a irmã mais nova, Sofia, de apenas 11 meses, foi carregada pela mãe, Gislaine Glanert Coimbra. Ela é quem continua a narração, lembrando-se de todas as dificuldades daquele dia. “Estávamos em casa, pois, a princípio, não havia necessidade de sairmos. No entanto, quando o volume de água aumentou, alcançando o condomínio, resolvemos deixar o imóvel”, conta a mãe, destacando que aquela escolha foi uma das mais difíceis de sua vida. “Tivemos de sair andando pela água, porque o socorro não estava chegando ao local. Então, entendemos que essa era a direção do Espírito Santo.”
Enfrentando o desconhecido
Uma vez tomada a decisão, não havia como voltar atrás. Casados há 14 anos, o Pr. Peterson e a esposa estavam preocupados com as filhas, mas sabiam que precisavam correr contra o tempo. Tudo parecia sob controle, até que ficou impossível atravessar uma parte do caminho a pé, pois a água ficaria na altura do pescoço. Olhando de um lado para o outro, sem saber para onde ir, o casal orou em silêncio, confiando que o Senhor mostraria a solução.
Milagre no caminho
Então, algo surpreendente aconteceu: um rapaz surgiu em um carro grande e adaptado para andar no meio daquela enchente. De longe, ele avistou a pequena Lívia nos ombros do pai, aproximou-se e ofereceu carona até a outra parte da cidade, que estava seca. “Deus foi providenciando tudo, cuidando de nós”, relata Gislaine.
Após chegarem em segurança do outro lado, eles ouviram uma série de notícias angustiantes sobre o bairro onde moram: pessoas mal-intencionadas se aproveitaram da situação para saquear as residências abandonadas durante o temporal. Gislaine soube que houve até tiroteio. “Nós louvávamos a Deus, porque saímos de casa na hora certa, para evitar esses momentos”, declara, aliviada.
Tomai a armadura de Deus
Até o fechamento desta edição, Lívia, os pais, a irmã e a cachorrinha de estimação continuavam morando provisoriamente na casa de amigos da família. Essa é a nova realidade, até que a água baixe e eles retornem ao lar. “Creio que a minha família vai ficar bem. Vamos ter tudo de volta: a cozinha, os quartos, o carro que está na água. Porque, quando saímos, a água já estava perto da escada, impedindo a nossa passagem. Mas acredito que Deus vai nos proteger”, diz a menina, confiante.
A história da família da pequena Lívia ensina que, mesmo quando parece que a vida não está lhe dando boas escolhas, é importante se lembrar da presença do Senhor em seu coração, confiando que Ele guiará os seus passos e protegerá você. O Pai de amor está no comando e jamais abandona Seus filhos. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes (Efésios 6.13).
2 Comments
Glórias a Deus, Deus é Bom todo tempo e Todo tempo Ele é Bom. Meditando nas promessas Do Senhor, Sl 91:4-7, quando confiamos N’Ele , nossa integridade estará protegida e segura.
É em cada momento da nossa vida, por mais simples que possa parecer, podemos ver o agir de Deus. Amo a Deus!
Deus é maravilho mesmo, Valter! Que Ele abençoe seu caminho mais e mais!