Por: Sandro Miranda, Diego Fraguas e Maria Gabriela I Arte: Eric Codo, 123RF e Freepik
Por que algumas pessoas ficam tontas em lugares altos?
Isso acontece porque o cérebro recebe, ao mesmo tempo, informações de diferentes partes do corpo responsáveis pelo equilíbrio, como o labirinto (localizado na parte interna do ouvido), os olhos e os receptores sensoriais (espalhados por tendões, articulações e músculos). Sem saber qual é a mensagem correta, o principal órgão do sistema nervoso age para combater o que considera nocivo, causando a tontura. Essa sensação é comum quando você está na varanda de um apartamento nas alturas, por exemplo. O labirinto e os receptores sensoriais declaram ao cérebro que você está fixado no chão. No entanto, os olhos enviam o relatório de que seu corpo se encontra longe à beça do solo. Percebeu a confusão?
O que é um Conselho Tutelar?
Esse órgão público é formado por adultos escolhidos para garantir os direitos das crianças que não possuem familiares ou responsáveis capazes de cuidar delas. Isso não significa que esses pequenos sejam órfãos. Muitas vezes, eles têm pai, mãe ou outro parente, no entanto são maltratados, mal alimentados ou impedidos por eles de ir à escola. Quando isso acontece, a criança fica desprotegida e necessita que o Conselho Tutelar interfira para o bem dela. Tutela quer dizer proteção. O Conselho Tutelar precisa ter, no mínimo, cinco conselheiros tutelares escolhidos pela comunidade local, que exercerão a função por três anos. Todo município é obrigado a ter um. Em 18 de novembro, é comemorado o Dia do Conselheiro Tutelar. Esses agentes são essenciais para a garantia da infância.
A poeira do deserto do Saara é importante para o planeta?
Sim! O deserto do Saara fica no Norte da África e possui uma área de 9 milhões e 200 mil quilômetros quadrados, sendo maior do que o nosso país. Por lá, são produzidas cerca de 400 toneladas de poeira anualmente. Calma, não precisa espirrar! Essa poeirada pode fazer mal à saúde, mas ela é fundamental para o clima da Terra. Formada pela dissolução das rochas, a poeira do Saara é transportada pelos ventos, fornecendo nutrientes a lugares distantes, como a Escandinávia, o Japão e até a Amazônia! Na nossa grande floresta, ela é um rico fertilizante, enriquecendo o solo com fósforo, um elemento em falta na região. Quando chega à alta atmosfera, a poeira do Saara pode contribuir ainda para diminuir a formação de ciclones tropicais. Vai dizer que Deus não é perfeito em toda a Sua criação?
O que faz o musicoterapeuta?
Ele utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, harmonia e melodia) como terapia complementar, contribuindo para a saúde física, mental e psíquica. Sua técnica visa desenvolver a comunicação, expressão e o aprendizado, sendo bastante usada em pacientes com transtorno do espectro autista, condições como Parkinson e Alzheimer, entre outros. O musicoterapeuta também pode atuar com gestantes e pessoas em tratamento de câncer, pois a música pode melhorar a parte emocional. Ah, por falar nisso, no dia 16 de novembro é celebrada a Semana da Música, e, no dia 22 do mesmo mês, o Dia do Músico. Então, aproveite este mês para louvar ainda mais ao Senhor Jesus. Você verá o quanto isso lhe fará bem!
As árvores purificam o ar?
Antes de responder, preste atenção nestes processos: por meio de suas raízes, a árvore puxa a água da terra. O líquido é conduzido até as folhas, lá no alto da copa. Por sua vez, as folhas retiram do ar o gás carbônico e absorvem a luz do Sol. Com a energia solar e a clorofila, a árvore realiza a fotossíntese. Ufa, estamos quase lá! Daí a plantinha transforma o gás carbônico e a água em glicose, que é o alimento dela, e em oxigênio, liberado para todos nós em seguida. Só pela retirada do gás carbônico do ar, já teríamos a resposta para a nossa pergunta. No entanto, as verdinhas fazem ainda mais! Elas retêm odores e outros gases poluentes, como o óxido e dióxido de nitrogênio e o dióxido sulfúrico. Por isso, é tão importante ter um planeta bem arborizado.
Trigo: herói ou vilão?
A resposta é: depende. Assim como a maioria dos alimentos, o trigo tem vários benefícios, desde que consumido com moderação. Apesar de ser uma boa fonte de carboidratos (que nos dão energia) e rico em vitaminas essenciais (como potássio, fósforo e magnésio), o trigo possui glúten, uma proteína que faz mal a algumas pessoas intolerantes a esse nutriente. Ele está presente no pãozinho, no biscoito, no bolo e em outras delícias. O problema não está no trigo em si, mas na maioria dos componentes que se juntam a ele nos produtos. A farinha de trigo, por exemplo, usada em diversos alimentos que consumimos, possui quase 75% de amido. Seu consumo em excesso provoca o desequilíbrio das taxas de açúcar no sangue e inúmeras doenças. Entendeu?
Qual é o país mais limpo do mundo?
O título costuma ser atribuído à Islândia, porém fontes recentes apontam que a Suíça merece esse mérito. Mas o que se entende por limpeza? Estamos falando em todos os sentidos, tanto de andar nas ruas e não ver lixo espalhado pelo chão quanto de haver baixa poluição e existir coleta seletiva (reciclagem) em alta quantidade. As duas nações europeias também são referências no que diz respeito à energia limpa – a que move a sociedade sem prejudicar a natureza, como a energia solar e a energia eólica (do vento). Esses territórios são lugares superdesenvolvidos, com educação pública e saúde coletiva de qualidade e baixo índice de criminalidade.
Existe o Dia Nacional do Evangélico?
Uma pesquisa feita em 2020 mostrou que 31% da população brasileira é evangélica. Isso quer dizer que são cerca de 70 milhões de pessoas seguindo Jesus Cristo. Certamente, é um motivo de celebração. O quantitativo representa tanto que, em 2010, foi criado o Dia Nacional do Evangélico. Comemorada em 30 de novembro, a data homenageia os adeptos da religião evangélica, a qual contribui muito para a nossa nação, seja ajudando homens e mulheres a sair de situações de vulnerabilidade, abandono, violência e dependência química, seja propagando valores cristãos, como a soberania de Deus, o bom caráter, o bem-estar físico e emocional e o respeito ao próximo.