
Tenha a Palavra como base para prosperar! Saiba mais!
Por: Sandro Miranda I Arte: Morvan Neto

O que importa primeiro
Quando você escuta a palavra prosperidade, o que vem primeiro à sua cabeça? Um video game novo? Uma bicicleta veloz? Um celular moderno? Bom, isso tudo tem a ver com melhorar a condição financeira a ponto de conseguir o que se deseja. No entanto, segundo a Bíblia, a prosperidade é muito mais do que ter bens materiais. Ser próspero é viver com saúde, ter bons amigos, um coração cheio de paz, uma família amorosa e, principalmente, Deus no centro da vida.
Ela é um presente do Senhor
A prosperidade é como um tesouro vindo do Céu em forma de alegria, proteção, sabedoria, amor e também sustento material. Para recebê-lo, o segredo (que nem é segredo) é simples: ter uma forte ligação com o Altíssimo.
E qual é o melhor lugar para encontrar a mensagem certa sobre prosperidade? A Palavra. Então, é a ela que recorreremos. Veja histórias inspiradoras de personagens bíblicos que descobriram essa dádiva no Senhor — cada um deles lhe mostrará algo importante.
José do Egito: próspero até na prisão
José era só um jovem quando foi vendido pelos irmãos. Ele passou por momentos difíceis, foi acusado injustamente e até preso. Mas Deus sempre esteve com ele, e, por isso, José foi bem-sucedido! Ele agiu de modo sábio e perdoou seus ofensores. Depois, tornou-se governador do Egito (Gênesis 41.41-46), abençoando muitas pessoas. A prosperidade de José começou no coração dele.
Davi: um coração próspero antes de ser rei
Antes de se tornar rei, Davi era um simples pastor de ovelhas. Mas ele tinha algo especial: um coração que amava a Deus (Atos 13.22). Ele tocava harpa, lutava corajosamente e orava com sinceridade. Quando assumiu o posto de rei, continuou buscando a presença do Senhor. Sua prosperidade veio porque ele confiava no Pai celestial e Lhe obedecia — em tempos bons ou ruins.
Ester: prosperidade com coragem e fé
Ester era uma jovem judia que se tornou rainha. No entanto, sua maior riqueza não foi a coroa, o trono ou todas as regalias que sua posição oferecia. O “ouro” estava na coragem em proteger seu povo, confiando no Senhor. Ela arriscou tudo, mas, com jejum, oração e sabedoria, Deus a fez prosperar e a usou para salvar vidas (Ester 4.15,16). A prosperidade de Ester veio da sua fé e coragem.
Abraão: prosperidade com obediência
Abraão ouviu a voz de Deus e saiu da sua terra para uma nova localidade. Por ter obedecido à instrução divina, mesmo sem saber o que o esperava pela frente, foi abençoado com terras, rebanhos e muitos descendentes! Porém, o mais importante é que foi chamado amigo de Deus (Tiago 2.23). Abraão prosperou porque escolheu caminhar com o Senhor todos os dias.
Rute: prosperidade que nasce da fidelidade
Rute perdeu tudo: marido, casa, conforto. Mas decidiu seguir sua sogra e confiar no Deus de Israel (Rute 1.16). Trabalhou com humildade, respeitou os outros e mostrou muito amor. No final, ela teve a própria história transformada e até entrou para a família de Jesus! A prosperidade de Rute veio da sua fidelidade, bondade e fé.
A real prosperidade é viver com Deus!
No fim das contas, a prosperidade não depende do que temos, mas de quem temos no coração. Com Deus, podemos viver bem em família, entre os amigos, sonhar, construir, empreender e até investir no futuro — sempre com sabedoria, amor e alegria. Louvai ao SENHOR! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada (Salmo 112.1,2).