Por: Natan Souza I Arte: Samuel Barsottelli
Você já parou para pensar na quantidade de sons que seu ouvido detecta no decorrer do dia? São inúmeros! O canto dos pássaros, a buzina dos carros, o latido dos cachorros e até a gargalhada dos amigos. Há sons que são agradáveis, já outros geram uma sensação desconfortável. Tudo isso faz o sistema auditivo ficar sempre “ligado”.
A maioria das pessoas não presta muita atenção ao que ouve; porém, para um músico, estar atento aos múltiplos sons é importantíssimo. É como se ele fosse um explorador e precisasse observar cada um deles com foco especial. E, assim, consegue compreendê-los por meio da percepção sonora. Ela é a capacidade do cérebro de receber e interpretar informações que chegam aos ouvidos. [Esse processo foi apresentado no Supercorpo da edição 221 sobre a voz. Leia o texto neste site]
Um músico que estudou bem a paisagem sonora do mundo foi Raymond Murray Schafer (1933-2021), um renomado educador musical canadense. Seus ensinos englobavam a observação dos sons de um determinado ambiente, sendo eles de origem natural, humana, industrial ou tecnológica. Para esse mestre, a busca por uma qualidade de som ao nosso redor é o centro de uma educação musical mais criativa.
Que tal fazer a experiência que esse memorável profissional ensinou? Você precisará de uma caneta e da companhia de seus responsáveis. Façam silêncio por cinco minutos. O foco de vocês deve estar voltado para os sons que os rodeiam. Em seguida, descreva-os no espaço reservado no final deste texto. O que você conseguiu ouvir? E o seu papai e a sua mamãe? Agora, tentem reproduzir tudo o que chamou a atenção de vocês. Desse modo, perceberão os timbres, as intensidades, os ritmos e até mesmo a importância do silêncio.
O exercício proposto também confirma que as pessoas somente dão importância para os sons que interessam a elas. No entanto, para um músico, não deve ser assim. A percepção sonora precisa ser trabalhada o tempo inteiro. Por meio dela, é possível encontrar um caminho mais alinhado ao estudo instrumental em si. Se você já teve aulas de um instrumento musical, deve ter notado que, no início, é um desafio tirar qualquer som dele. Mas a diversão é garantida na busca pelas notas que estão sendo executadas em uma canção.
Para aprender mais sobre a percepção sonora, aponte a câmera do celular para QR Code e assista ao vídeo. Você também pode tentar reproduzir o desafio e, com a autorização de seu responsável, postar o conteúdo nas redes sociais, marcando o perfil da @gracakidsbr e usando a #MusicandoTurminha.