
Essa forma de organização do país existe há
milhares de anos e é mostrada até mesmo na Bíblia!
Confira tudo sobre o assunto com a TG!
Por: Sandro Miranda I Arte: Morvan Neto

Ao longo da História...
Nos tempos antigos, reis e governantes cobravam tributos do povo para manter o reino em ordem. Em Mateus 22.21b, por exemplo, Jesus disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus. Sendo assim, pagar tributos não é novidade. Hoje, chamamos essa contribuição de imposto, e ele continua sendo muito importante para que tudo funcione bem nas cidades.
Por que os impostos existem?
Impostos são valores que as pessoas e empresas pagam para o governo, seja por meio de uma parte dos salários, seja por meio de produtos vendidos e serviços prestados. É como se todo mundo colocasse um pouco de dinheiro em um grande cofre coletivo.
Sem impostos, não teríamos escolas e hospitais públicos, estradas, praças, segurança. Para entender melhor, pense assim: se o seu colégio fosse uma cidade, o imposto seria o valor que todos os alunos dariam para comprar livros, pintar as paredes e consertar o bebedouro.
Tributação escondida?
Agora vem uma curiosidade: os impostos não estão só no salário! Quando você compra um chocolate, uma bola ou um video game, parte do valor do produto vai para o governo. É o que chamamos de tributação escondida, porque ela já está “embutida” no preço. Isso significa que até nas suas balas tem um pouquinho de imposto!

Receita de quê?
Já ouviu falar na Receita Federal? Não é receita de bolo, tá?! Todo país, município, bairro, precisa arrecadar receita, que nada mais é do que juntar dinheiro. Então, a Receita Federal é um órgão do governo responsável por cuidar desses impostos. Ela fiscaliza quem está pagando e define o valor com que cada pessoa ou empresa deve contribuir.
Declaração para quê?
A Declaração de Imposto de Renda é tipo um “boletim” que os adultos entregam uma vez por ano ao governo, mostrando o quanto ganharam e o quanto gastaram. Se seus pais pagaram mais imposto do que deviam, uma parte desse valor é devolvido, isso é chamado de “restituição”.
O cidadão consciente
Ser um cidadão consciente é entender que pagar imposto faz parte de cuidar do lugar onde se vive. É uma forma de participar da construção do país, mesmo sendo criança. Você pode começar aprendendo e até perguntando aos adultos sobre o tema.
E, quando crescer, saberá usar o seu dinheiro com responsabilidade, ajudando o Brasil a ser uma nação cada vez melhor.



