Os fariseus e saduceus eram fortes grupos religiosos na época de Cristo!
Por: Diego Fraguas I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
Em meio aos judeus...
No tempo em que Jesus esteve na Terra, vários grupos existiam em meio à população judaica, influenciando o seu modo de obedecer à Lei de Deus e de viver. Entre eles, estavam os fariseus e saduceus. Os membros dessas correntes religiosas discordavam em diversos pontos. Eram quase inimigos! Mas atuaram juntos para que Cristo fosse condenado à morte, na cruz do Calvário (Mateus 22.34). Saber como agiam é fundamental para compreender a mensagem descrita nos Evangelhos. Vamos nessa?
Quem eram os fariseus?
O nome fariseu vem de um vocábulo hebraico, que significa os segregados ou os separados. A maioria de seus integrantes eram trabalhadores e empresários da classe média e, ao contrário do que muitos acreditam, não eram tão numerosos. No primeiro século, acredita-se que existiam um pouco mais de seis mil fariseus. Também não eram a maioria no Sinédrio, a Corte suprema dos judeus, o mais alto tribunal de Jerusalém. No entanto, isso não impedia que eles fossem populares e exercessem influência sobre o povo.
Religiosos radicais
Membros de uma das principais seitas do início do século, os fariseus eram extremamente religiosos. Eles se dedicavam a cumprir a Lei Judaica, pela tradição escrita, o que hoje conhecemos pelo Antigo Testamento, e seguiam a tradição oral. Seus ensinos afirmavam que, para agradar ao Senhor, cada pessoa teria de seguir todas as regras das Escrituras e da tradição. Sendo assim, os justos seriam devidamente retribuídos pelo divino, enquanto os ímpios – indivíduos sem fé – receberiam a condenação eterna após a morte.
Condenaram Cristo
As obras desses homens eram apreciadas pelo povo da época. Inclusive, foram os fariseus que formaram as sinagogas, que deram origem às igrejas atuais. Eles acreditavam na vinda de um salvador para Israel, mas se negaram a crer em Jesus e O encararam como uma ameaça ao Seu poder. Desse modo, tentaram prendê-Lo (João 7.32; 11.57), dizendo que o Mestre agia em nome do mal (Mateus 12.24), e conspiraram para a Sua morte (Marcos 3.6).
Raça de víboras
Apesar de conseguirem a sentença de Jesus, os fariseus não escaparam do julgamento celestial. O Filho de Deus os acusou de hipocrisia, por não praticarem o que pregavam (Mateus 23.3-5,14). Além disso, o Redentor destacou a falta de compaixão que tinham pelas outras pessoas que não conseguiam seguir o padrão que estabeleciam. O Mestre também os chamou de raça de víboras e disse que eles estavam condenados ao inferno (Mateus 23.33). Mas nem todos os fariseus negaram Cristo. Alguns O apoiaram (João 3.1-9; 7.50; 19.39; Atos 5.34-39), e outros até se tornaram cristãos (Atos 15.5).
E quanto aos saduceus?
A palavra saduceu provém do hebraico zadoque, que significa os justos. Transcrita para o grego, sadouk, deu origem ao nome que conhecemos. Os membros dessa seita eram os principais opositores dos fariseus. Formados por aristocratas sacerdotais e homens ricos e cultos membros do Sinédrio, pertenciam a um grupo menor, no entanto mais poderoso. Cabia a eles controlar tudo o que acontecia no Templo, tendo forte interferência política por sua relação com Roma, que detinha o controle de Jerusalém, na época.
Riqueza e poder
Os saduceus seguiam a Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia, que compõem o Antigo Testamento) e não acreditavam na tradição oral, como os fariseus. Eles não eram tão rígidos quanto à aplicação da Lei Judaica. Adeptos à cultura helenística (que adorava a outros deuses), tinham o objetivo de misturar as ideias gregas aos costumes dos judeus. Não davam importância ao mundo espiritual e focavam mais na riqueza e no poder político.
Eles não entendiam a Palavra
Esse grupo confrontou Jesus algumas vezes e foi duramente advertido. Segundo o Nazareno, eles desacreditavam na ressurreição, pois não tinham o conhecimento das Escrituras e do poder de Deus (Mateus 22.23,29). Após a volta de Jesus ao Céu, eles ainda permaneceram perseguindo a Igreja nos seus primeiros anos (Atos 4.1-4; 5.27). O fim dos saduceus ocorreu quando o Templo de Jerusalém foi destruído pelos romanos. Algo que ficou marcado na história.
6 Comments
Importante saber o contexto de pessoas usadas para incomodar o Senhor Jesus Cristo
Olá, Maria do Carmo! Que bom que gostou do nosso conteúdo. Jesus a abençoe!
Olá boa tarde tudo bem gostei do seu conteúdo o meu Filho amo muito obrigada
🙏
Fazemos essa revista para seu filho e para todas as crianças terem bastante informação e mais comunhão com Deus, Larissa! Continue nos acompanhando!
Boa tarde na paz do Senhor Jesus,foi excelente essa explicação.
Que bom que gostou, Josinaldo! A paz!