Por: Sandro Miranda | Arte: Eric Codo, Freepik e Adobe Stock
Onde são surfadas as maiores ondas do mundo?
Um dos lugares mais procurados pelos surfistas é Nazaré, em Portugal. Lá, há uma falha geográfica submersa que forma o canhão de Narazé. Esse cânion é um dos responsáveis por formar ondas gigantescas, que podem atingir a altura de um edifício de dez andares! Outros redutos conhecidos por ondas gigantes são: Havaí, Califórnia, África do Sul e Taiti. No Brasil, em março de 2023, surgiu uma grande ondulação em Itacoatiara, Niterói (RJ). Com dez metros de altura, ela fez a alegria da galera do surfe.
Por que a picada de pernilongo coça?
Não satisfeitos em sugar o sangue, os pernilongos ainda causam coceira na pessoa. Durante a picada, eles perfuram a pele da vítima e, enquanto se alimentam, acabam injetando saliva no corpo dela. Essa substância é cheia de anestésicos e anticoagulantes que provocam alergias nos humanos e ajudam o inseto a “beber” mais um pouquinho do vermelhinho que dá vida. O corpo reage, lança um alerta e entra em ação para expulsar aquele líquido; isso gera coceira e até inchaço na região afetada. Outro fato curioso: não é o macho que pica, e sim a fêmea. Ela precisa do sangue humano para produzir os seus ovos. Sendo assim, somos quase um restaurante ambulante para essa pequena sugadora!
Para que serve a Escala Richter?
Essa medida foi criada na década de 1930, pelo americano Charles Francis Richter, para saber a intensidade dos terremotos, ou seja, a força dos tremores de terra. Ela vai de 1 até 9, sendo que, a partir dos 3,5, é possível sentir o chão tremer. O Brasil tem uma posição geográfica privilegiada e não costuma sofrer terremotos, porque não está localizado entre placas tectônicas. Ufa!
De onde vem o cheiro da chuva?
Na verdade, a chuva em si não tem cheiro. Afinal, ela é feita de água, e você deve lembrar que a água é inodora. Porém, é possível que já tenha sentido um aroma agradável quando as primeiras gotas caem umedecendo o solo. As causas desse cheiro são variadas. Duas delas são: um óleo que se acumula nas plantas em períodos de seca e passa para a terra quando chove, e a geosmina, que é lançada no ar no momento em que ocorre a chuva. Essa substância provém de bactérias que vivem no solo. Reações químicas também contribuem para o odor, como a acidez da chuva em contato com poluentes.
Você já ouviu falar no animal terrestre mais velho do mundo?
Seu nome é Jonathan, e ele é uma tartaruga-gigante-de-aldabra. O animalzão está no livro dos recordes, o Guinness. Afinal, o réptil completou, em 2022, 190 anos e presenciou mais de um século de História! Estudiosos acreditam que a tartaruga das Seychelles – arquipélago em que nasceu e vive até hoje – veio ao mundo no ano de 1832. Jonathan ultrapassou 40 anos da sua expectativa de vida, já que a espécie dele pode chegar até os 150 anos. Uau!
Por que temos arrepios?
O arrepio é uma das reações mais comuns do corpo. Ele provém de quem viveu na Terra há milhares de anos. Esses habitantes tinham muito mais pelos do que a população de hoje e não usavam roupas para se esquentar. Desse modo, o arrepio era uma tática do corpo para diminuir a sensação de frio. Isso porque o levantar dos pelos gera uma espécie de casaco natural, tornando a pessoa maior! E quanto aos arrepios causados por algum medo? Os pelos eriçados também fazem o indivíduo parecer grande. Assim, os homens de antigamente tinham mais chances de afugentar os predadores. Como se dissessem: “Saiam daqui que eu sou maior!”
O que é puberdade?
A puberdade é a fase da vida em que ocorrem transformações em meninas (dos 8 aos 13 anos) e em meninos (dos 9 aos 14 anos). Há mudanças no corpo e na maneira como eles veem o mundo. A produção de hormônios aumenta, a voz fica diferente, a pele se torna mais oleosa, e, então, começam a surgir as espinhas. É quando a garotada dá a famosa “esticada” no tamanho. O início desse novo ciclo varia de pessoa para pessoa e tem a ver com certos fatores, como a genética, o ambiente em que se vive e, principalmente, a alimentação.
De onde vem a expressão “cavalo dado não se olha os dentes”?
Primeiro, entenda: é possível descobrir a idade de um cavalo só olhando os dentes dele. Essa técnica é antiga. Foi iniciada na China em 600 antes de Cristo. É uma maneira de saber se o animal está saudável. Quem compra o equino presta atenção nisso, afinal, não é barato ter um. Mas e se ele for um presente? Daí vem a lógica do ditado popular: já que o cavalo foi de graça, não importam os dentes, isto é, a idade dele. O agrado deve ser aceito de coração. Logo, ao receber algo, simplesmente agradeça, porque você foi presenteado!