Você pode comprar tudo o que quiser?
Confira a resposta!
Por: Sandro Miranda I Arte: Morvan Neto e Freepik
Meio de troca
O dinheiro é um meio de pagamento usado para efetuar trocas. Ele funciona de forma simples. Veja só! Se quer adquirir algo, você verifica o preço e entrega a quantia correspondente para quem está vendendo o produto ou serviço. No mercado, por exemplo, é possível trocar dinheiro por alimentos. Já no cabeleireiro ou barbeiro, você faz a troca pelo corte de cabelo. Os adultos chamam isso de compra. Entendeu?
É necessidade ou vontade?
Antes de sair por aí achando que pode obter tudo o que vê pela frente, é necessário entender a diferença entre vontade e necessidade. Observe o exemplo a seguir: Aninha ganhou a mesada dos seus pais e já separou o dízimo. Ela está precisando de um casaco, mas fica tentada a comprar doces na lanchonete. Qual é a decisão certa a tomar? É preciso pensar direito antes de escolher! A necessidade dela diz respeito ao casaco, porque precisa do agasalho para se proteger do frio. Já a vontade está relacionada aos doces, os quais lhe darão apenas a satisfação momentânea. O que vale mais a pena?
Para uma boa administração
Você consegue viver sem um jogo novo, mas não sem água. O corpo da maioria dos humanos aguenta ficar sem recebê-la por, no máximo, três dias. Dá para segurar a viagem nas férias, no entanto seu material escolar, que usará durante o ano inteiro, não pode deixar para depois. Saber, desde cedo, a diferença de vontade e necessidade fará com que administre melhor os recursos e evite ser uma pessoa consumista.
Muita ou pouca quantidade
E quanto ao preço a ser pago? Esse conceito está ligado ao valor de cada item. Se existe em abundância e é fácil obtê-lo, no geral, é barato. Do contrário, é caro. Pense no sal. Hoje em dia, ele é encontrado em muita quantidade e em qualquer mercado a ponto de ser acessível à maioria das pessoas. Mas esse tempero já foi tão raro que era considerado um bem de reis e rainhas! Serviu até como salário! Dá para imaginar alguém depois de um mês de trabalho receber sal como pagamento?
Tá barato ou caro?
Há outros pontos que influenciam no custo de determinado objeto. Você gostar muito dele, ter boa qualidade e longa duração, a sensação de conforto que oferece. Toda essa análise nos dá uma base de quanto temos de investir. Um lápis, por exemplo, não pode custar cinco centavos nem um milhão de reais. Mas se lhe oferecerem uma dúzia de bananas por R$ 6? Pode ser que fique na dúvida se o preço está justo. Isso acontece porque não tem o costume de comprá-las. Já a mamãe e o papai saberão dizer se deve adquirir a fruta ou se é melhor pesquisar mais. Por isso, é sempre importante consultá-los antes de qualquer compra.
Deus é quem supre...
A Bíblia Sagrada declara em Filipenses 4.19: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Então, confie na promessa de que o Pai celeste nunca abandona você (Hebreus 13.5). Busque o Senhor em primeiro lugar e tome posse de tudo o que Ele tem para a sua vida!