Samuel levou os israelitas a uma renovação espiritual
e ungiu o primeiro rei do povo de Deus
Por: Maria Gabriela I Arte: Rafael Barsottelli
Chamado para uma missão
Samuel foi chamado para um propósito especial antes mesmo de nascer. Sua história está registrada no livro da Bíblia que leva seu nome, no volume 1, do capítulo 1 ao 25. Ele foi consagrado a Deus por sua mãe, Ana, e cresceu, sob a orientação do sacerdote Eli, servindo no tabernáculo. A trajetória desse servo fez com que ele conquistasse o respeito do povo e fosse reconhecido como profeta e juiz de Israel, liderando as 12 tribos com um coração fiel ao Senhor.
No período em que Samuel viveu, os israelitas enfrentavam uma grave crise moral e espiritual, influenciada pelas nações vizinhas e pelo abandono dos mandamentos divinos. Seu chamado representou uma resposta do Altíssimo para restaurar a aliança dEle com o povo.
O aprendiz no tabernáculo
Na infância, Samuel ministrava no tabernáculo vestindo uma túnica de linho (1 Samuel 2.18). Esse tipo de tecido era usado pelos sacerdotes, pessoas ricas e com prestígio. Mesmo não havendo a possiblidade de ser um deles, porque não fazia parte da linhagem de Arão, Samuel se tornou um aprendiz sacerdotal sob a liderança de Eli.
Já adulto, Samuel oferecia sacrifícios a Deus, ainda que não fosse na casa do Senhor, indicando essa proximidade com a função. O cuidado dele com o povo era constante, e isso ficou claro em seu exercício como profeta e juiz.
Em honra ao Criador
Samuel percorria muitas tribos para aconselhar os israelitas, mas sempre voltava para sua casa em Ramá, a cidade onde nasceu. Lá, ele construiu um altar para honrar o Todo-Poderoso. Foi também em seu lar que recebeu as autoridades de Israel, que falaram sobre seus gananciosos filhos, Joel e Abias, e o pedido das pessoas por um rei. Entristecido, Samuel orou ao Senhor e conversou com o povo, que insistiu em ter um líder como as nações ao redor (1 Samuel 8.19,20).
Na cidade de Mispá, Samuel realizou um importante evento de arrependimento coletivo. Ele incentivou os israelitas a bandonarem os ídolos e renovarem a aliança com Deus. Naquele momento, o povo experimentou uma vitória milagrosa contra os filisteus, simbolizada pelo estabelecimento do Ebenézer, uma pedra memorial que significa: Até aqui nos ajudou o Senhor (1 Samuel 7.12).
Os altares na Antiguidade podiam ser construídos de pedras amontoadas, que formavam uma plataforma quadrada, terra com paredes de pedra ou um bloco entalhado em rocha natural.
A escolha dos reis
Deus dizia a Samuel quem ele deveria ungir como rei. O primeiro foi Saul, um rapaz da tribo de Benjamim que, no início, teve o coração voltado para o Criador, mas se desviou do caminho santo. Em seguida, com a direção do Alto, Samuel derramou o óleo na cabeça de Davi, um jovem pastor de ovelhas de Belém (1 Samuel 16.13). Ele fez isso enquanto Saul ainda era rei, demonstrando, assim, que o Senhor está acima de qualquer nome terreno.
A unção do rei o marcava como libertador e governador dos israelitas. O azeite simbolizava a alegria, a saúde e a capacidade da pessoa de servir na obra divina.
De juiz a profeta
Após consagrar o primeiro rei de Israel, Samuel se despediu de suas funções como juiz: Atendi tudo o que vocês me pediram e estabeleci um rei para vocês. [...] Quanto a mim, estou velho e de cabelos brancos, e meus filhos estão aqui com vocês (1 Samuel 12.1,2 – NVI). Esse servo continuou a servir como profeta até sua morte em Ramá (1 Samuel 25.1). Embora não tenha visto Davi subir ao trono, Samuel já havia cumprido seu propósito de lhe dar a bênção de Deus. Ele foi o último juiz de Israel e desempenhou um papel crucial na transição para a monarquia, mostrando que o Senhor sempre
levanta líderes para guiar o Seu povo.
6 Comments
Oi meu nome e Daniele e eu amo muito a turminha da graça toda vez que tem culto na minha igreja eu sempre vou ver se tem revista nova,e os meus personagens favoritos são
A flora a Sofia e aninha 🤍ano muito elas
Essas meninas da TG são demais mesmo, Daniele! Ficamos felizes em saber que gosta tanto delas e do nosso trabalho. Deus a abençoe cada vez mais!
Amo muito a turminha da graça 💖💖💖💖
Que maravilha! A paz!
A turminha da graça ensina muita coisa
Que bom, Daniele! Tudo o que fazemos é com muito carinho para nossos leitores e nossas leitoras! Deus a abençoe!