Eles são edifícios-garagem em pleno mar!
Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo e Freepik
Que nome!
Você já ouviu falar em um navio para carregamento de veículos? Ele existe e é chamado Roll-on/Roll-off. Por ser imenso, deixa qualquer um boquiaberto ao vê-lo de pertinho. Achou o nome diferente? A expressão vem do inglês e, em português, significa algo como rolar para dentro e rolar para fora. As cargas fazem esse tipo de movimento ao entrar e sair desse grandalhão. Os primeiros Ro-Ro foram construídos no fim do século 19, mas foi na década de 1970 que esse tipo de embarcação ficou mais popular e evoluiu. Atualmente, há aqueles que podem levar objetos de até seis metros e aguentam 400 toneladas. Isso seria o peso de, mais ou menos, 67 elefantes!
Uma solução prática
Quase 71% do nosso planeta é coberto de água. Por que será, então, que se chama Terra? Bem, voltando. Há vários trechos muito longos de rios, mares e oceanos, sendo assim, nada de estradas. Não é possível, por exemplo, dirigir para Fernando de Noronha por ser um arquipélago. E não adiantaria sair construindo pontes, pois seria extremamente caro e causaria um forte impacto ambiental. Ah, isso seria bem ruim! Logo, a solução é usar navios de carga, capazes de transportar uma porção de veículos ao mesmo tempo.
Mantenha distância!
O Ro-Ro é uma espécie de estacionamento. Como é fechado, se torna diferente do navio transportador de contêiner. Enquanto ainda está parado, no porto, os meios de transporte entram por portões que servem de rampas e são estacionados próximos uns dos outros. A distância padrão é de 30 centímetros entre eles, e um espaço de 10 centímetros na traseira e na dianteira. Essa medida é para evitar que os veículos se encostem, caso a navegação seja feita em mares agitados.
Muita calma!
Não basta entrar com um monte de carros, por exemplo, no Ro-Ro e dar a partida. Assim como devemos usar o cinto de segurança, tudo o que ele leva precisa ficar bem preso; do contrário, o balanço da embarcação causará acidentes. Os itens são fixados com diversas cintas de náilon, capazes de suportar grandes pesos. Já viu uma carreta cegonha na rua? É massa, né? Aqueles automóveis são imobilizados com o mesmo material.
Cuidados com a lataria
A viagem de um país para outro pode durar semanas, até mais de um mês! Por essa razão, as carrocerias recebem uma pintura reforçada. Elas ficarão no pátio do navio por um longo tempo. Adesivos também podem ser colados em algumas partes, a fim de proteger o carregamento e capas são utilizadas para cobri-lo.
Áreas ajustáveis
Esse navio é classificado conforme a carga transportada. Ele pode ser: Pure car carrier – PCC (exclusivo de carros); Pure car e Truck carrier – PCTC (carros e caminhões); Conro (automóveis, caminhões e contêineres). Além disso, podem carregar: ônibus, tratores, máquinas agrícolas e até trens (vagões), helicópteros e pequenos aviões. Isso é possível porque as embarcações possuem pisos ajustáveis, que variam de altura, de acordo com o tamanho dos veículos, para caber o máximo deles livres de risco. Isso mesmo! Segurança em primeiro lugar!