Entenda como transformar
economias em tesouros!
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik
Destino diferente
Você é daquelas crianças que junta moedinhas e gosta de depositá-las em um cofrinho? Bom, se acompanhou as últimas edições, já sabe que o dinheiro pode ser muito mais útil em outro lugar, não é verdade? Em vez de ficar parado, ele pode ser multiplicado nos bancos, que contam com profissionais especializados em proteger e aumentar os seus recursos financeiros.
Um cofre que cresce com você
Separar uma parte do dinheiro é megaimportante. A conta-poupança funciona como um cofre, mas com uma vantagem: o banco paga um pequeno valor todo mês pelo seu depósito, os juros. Nesse tipo de conta, você pode depositar a quantia a qualquer momento e retirá-la quando necessário.
A conta-poupança é um dos investimentos preferidos dos brasileiros, por causa da sua facilidade de uso e segurança. Até recém-nascidos podem ter uma poupança, sabia? Muitos pais abrem esse tipo de conta para seus filhos e fazem depósitos ao longo dos anos, permitindo que, no futuro, tais recursos sejam usados para fins especiais, como pagar a faculdade.
Em busca do tesouro
Mas existem outras formas de investimento que podem gerar juros mais altos, como o Tesouro Direto. Não está achando que terá de procurar um baú em uma ilha, né? Na verdade, o Tesouro Direto é parecido com a poupança, porém, em vez de guardar o dinheiro, quem deseja investir faz uma negociação com a instituição financeira. Funciona assim: a pessoa compra um título, que é uma espécie de documento, e o governo promete pagá-la de volta com juros.
Há diversos tipos de títulos no Tesouro Direto. Cada um tem uma forma diferente de calcular os juros e o tempo que a pessoa deve esperar para receber seu dinheiro. Se precisar do recurso antes da data final, é possível revender o título para o governo. Mas o quanto receberá dependerá de como estão os juros e o mercado naquele momento.
Risco x recompensa
Como você pode ver, existe um risco, que no mundo financeiro se refere a algo não sair como o esperado: pode-se ganhar menos do que o previsto, ou até perder dinheiro. No entanto, tanto a poupança quanto o Tesouro Direto são considerados investimentos de baixo risco. Isso não significa que, ao longo da sua vida, você não deva aprender sobre outras opções financeiras, mesmo que apresentem mais riscos, pois podem oferecer ganhos bem maiores.
Por que investir?
Por ora, você precisa compreender a importância de investir – guardar dinheiro para ele se multiplicar com o tempo. Existem motivos importantes para fazer isso. Um dos principais é construir um patrimônio. Essa palavrinha representa tudo o que você tem de valor, como os bens materiais (casa, carro, dinheiro) e imateriais (ações de uma empresa, direitos como autor de um livro ou uma música, ou até marca registrada).
Outra boa razão para investir é se preparar para a aposentadoria. Essa uma fase da vida em que a pessoa deixa de trabalhar após muitos anos e passa a receber uma quantia, que pode vir do governo, de um fundo de pensão ou das economias acumuladas. Bom demais!
A chave para um futuro próspero
Durante esse ano, certamente aprendeu sobre a importância da Educação Financeira nesta editoria. Além de entender o valor do dinheiro e saber como usá-lo, ela o ajudou a praticar a gratidão pelo que tem hoje e, principalmente, a administrar seus recursos da maneira que agrade a Deus. Em Provérbios 27.23,24, a Palavra alerta sobre uma gestão financeira cuidadosa e apresenta o encorajamento para isso. Busque cada vez mais aprender sobre esse tema, porque ele abrirá portas para o seu futuro.
4 Comments
Nossa que benção, amei! Estamos carentes por desenho, para crianças de 9 anos é uma luta diária pra eles não assistirem o que não edifica …..
Risalva, isso que falou é uma verdade! Nossas crianças precisam de desenhos que lhes ensinem a Palavra de Deus. Agradecemos o seu comentário! Deus a abençoe!
que legal
Oi, Murilo! Que bom que gostou da matéria! Ficamos felizes com seu comentário!