Andamento musical
Por: Natan Souza I Arte: Samuel Barsottelli e Claudio Jorge
Vamos começar o aprendizado deste mês com um exercício de percepção musical. Então, ponha a sua mão sobre o peito e preste atenção nas batidas do seu coração. Em seguida, faça o mesmo com o seu papai e a sua mamãe. Você perceberá que os corações batem em velocidades diferentes. Isso acontece porque a frequência cardíaca pode variar de acordo com a atividade exercida pelo corpo naquele momento. Quando se lê, por exemplo, ela fica mais devagar. Ao contrário do que acontece durante um treino físico, em que o ritmo do coração fica acelerado. Essa constante velocidade, no mundo da música, gera o chamado andamento.
O andamento nada mais é do que a velocidade em que se toca ou canta uma canção. É ele quem define se o trecho musical será rápido, lento, para balançar o esqueleto ou mexer de leve os pezinhos. Mas como é possível determinar esse grau de velocidade? Essa mesma pergunta foi realizada pelo compositor Beethoven que, no início do século 19, ficou incomodado ao ver suas peças musicais sendo tocadas por outros músicos em um tempo que ele não havia planejado. Para sanar o problema, o artista foi o primeiro a usar o Metrônomo, um aparelho que modificou a forma de organizar a música e sua velocidade.
Ludwig van Beethoven foi um compositor alemão de música clássica do final do século 18 e início do século 19. Ele é considerado um dos maiores compositores da história da música clássica. Pensa em uma pessoa genial!
Acredita-se que o metrônomo tenha sido criado, em 1812, pelo holandês Dietrich Winkel, mas o registro da invenção só aconteceu quatro anos depois, pelo austríaco Johann Malzer, que passou a comercializar o equipamento.
O metrônomo ajuda a manter o padrão de batidas de cada andamento musical. Ele mede as batidas por minuto (bpm), podendo marcar o tempo de maneira mais rápida ou lenta. Por exemplo, 100bpm quer dizer 100 batidas por minuto. Quanto maior for o bpm, maior é a velocidade da música, e quanto menor ele for, menor será a velocidade da canção. Deu para entender? Esse instrumento é essencial para as gravações em estúdios e ao vivo. É por causa dele que os músicos podem gravar canções separadamente e juntar os áudios para formar uma única faixa sonora. Tudo com a velocidade padronizada por meio de números.
O andamento de uma canção é indicado pelo compositor no início da partitura ou do trecho musical. Existem três grupos de andamentos: leve, médio e rápido. Eles têm divisões, com palavras que determinam certa quantidade de batimentos por minuto. Os termos usados são em italiano (Allegro, Andante, Lento etc), pois a nomenclatura musical, quando começou a surgir, foi elaborada pelos italianos.
Vamos nos divertir tocando uma música da Turminha da Graça em diferentes andamentos com a ajuda do metrônomo? Para isso, clique no vídeo abaixo! Caso toque em casa, peça ao seu responsável que grave um vídeo e mande para o nosso e-mail (correio@turminhadagraca.com.br). Quem sabe ele aparece nas redes sociais da Graça Kids? #MusicandoTurminha