
Conheça a história de Ester, que,
com obediência a Deus e coragem, salvou o seu povo
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto

Nome: Ester significa estrela na língua persa
Quando viveu: de 538 a 473 antes de Cristo
Texto principal: livro de Ester
Versículo-chave: Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? (Ester 4.14).
Quem foi Hadassa
Ester era uma moça judia que vivia na Pérsia – um império que dominava 127 regiões, desde a Índia até a Etiópia. O nome verdadeiro de Ester era Hadassa, que significa murta – um arbusto pequeno e delicado. Mesmo que seu nome lembrasse algo pequeno, Ester possuía uma força interior imensa, que vinha de Deus, em quem ela confiava. Em breve, a jovem precisaria de toda essa força e da ajuda do Senhor!

A escolhida
Órfã desde cedo, Ester foi criada por seu primo Mardoqueu. De repente, a vida da jovem mudou! O rei Assuero da Pérsia, também conhecido como Xerxes I, procurava uma nova rainha. Isso porque a antiga, Vasti, havia sido retirada do trono após desobedecer a uma ordem dele. Enquanto realizava uma festa, Assuero quis exibir a beleza da esposa diante de seus convidados, porém Vasti se recusou a ir. O rei se sentiu ofendido com esse comportamento. E foi assim que Ester teve a chance de ser escolhida como nova rainha.
Plano do mal
No reino, havia um nobre chamado Hamã, que se tornou primeiro-ministro do rei. Hamã ficou com raiva quando Mardoqueu não quis se curvar diante dele, assim como as outras pessoas faziam por ordem do rei. Logo, Hamã planejou acabar com a vida não somente de Mardoqueu, mas também de todos os judeus. A única pessoa que poderia salvar o seu povo seria Ester.
Visita ao rei
Quando soube da situação, Ester sentiu medo, pois ninguém podia entrar na presença do rei sem ser chamado. Assim, a serva fiel pediu aos judeus que orassem e jejuassem por ela antes da visita. A coragem de Ester foi tão grande que, ao estar diante do rei, ele não ficou bravo, muito pelo contrário, ainda prometeu dar a ela tudo o que quisesse. Então, Ester convidou tanto o rei quanto Hamã para um jantar.
Bonita por fora e por dentro
Ester não preparou somente um banquete, mas dois. Na segunda celebração, o rei lhe perguntou novamente o que gostaria de receber. Nesse momento, Ester contou o plano de Hamã para Assuero e revelou que era judia. O rei ajudou Ester, sentenciando Hamã e deixando os judeus livres do ataque, e ela pôde cuidar de seu povo enquanto esteve como rainha. Ester provou que sua beleza ia além da aparência, vinha de um coração voltado para o Senhor.

O que podemos aprender com Ester:
– Deus tem um propósito para sua vida.
– Tenha coragem para realizar os planos do Senhor.
– Orar e jejuar faz parte da vida dos que creem em Deus.
– Honre aqueles que são da sua família.





