A silkie chicken é uma das raças de galinha mais fofas do mundo. Saiba mais!
Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo e Freepik
Ficha do animal
Onde vive:
Ásia, principalmente China
Tamanho:
machos (1 quilo e 800 gramas) e fêmeas (1 quilo e 360 gramas)
Alimentação:
ração para galinhas, verduras e vegetais, frutas, proteínas animais (insetos, vermes e pequenos invertebrados), grãos e sementes
Características e hábito:
penas sedosas, temperamento calmo
Galinha ou urso de pelúcia?
Você já deve ter visto uma galinha de pertinho, certo? Mas, possivelmente, ainda não esteve diante da sedosa, a estrela desta edição. A espécie, também conhecida como silkie chicken, em inglês, pertence à família dos galináceos e está na lista das galinhas domésticas, de nome científico Gallus gallus domesticus. A ave é tão especial que pode ser encontrada em diversos lugares do planeta, inclusive no Brasil, por sua aparência única e encantadora.
Que tal um cafuné?
A galinha sedosa é realmente diferente das outras. Ela possui a pele e os ossos pretos devido a uma condição genética rara chamada fibromelanose. As orelhas são azuladas, e os pés têm cinco dedos, ao contrário das outras espécies, que costumam ter quatro. Suas penas são macias, semelhantes ao toque de um pelo. A textura lembra algo entre a pluma e o algodão. Embora seja conhecida pela cor branca, a silkie chicken pode apresentar variedade de tons, incluindo preto, azul e amarelo-claro.
Cães do mundo das aves
A miss sedosa tem uma plumagem macia ao redor do rosto e pescoço, com uma “touca” de penas no topo da cabeça, o que aumenta mais seu charme. E sabe o que é mais incrível? Essa ave gosta de estar em grupo e é amigável. Diferentemente das outras galinhas, que saem correndo das pessoas, ela ama um carinho e se apega ao ser humano. Além disso, possui inteligência acima do comum, comparada às suas parentas.
Mamãe de coração
Quando chega a hora de ter filhotes, nossa amiguinha bota até três ovos por semana e os choca. É protetora e zelosa, cuidando dos pintinhos e os ensinando a encontrar comida. Seu instinto materno é tão aguçado que a faz procurar ovos de outras galinhas, de patos e gansos para chocar até eclodirem. Veja só! Essa supermamãe ainda pode adotar bebezinhos de outros animais.
Ela está segura!
A galinha sedosa é uma ave especial, porém não é rara. Por causa de sua beleza e de seu comportamento dócil, ela é criada por pessoas do mundo inteiro. Em seu habitat natural, pode enfrentar alguns desafios, por isso é importante a sua preservação. Mesmo assim, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) não a classifica como uma espécie ameaçada. Ainda bem!