
Que tal aprender uma receita saborosa de minirrocamboles?! Divirta-se fazendo o passo a passo dela com a família!
Por: Sandro Miranda | Arte: Eric Codo e Freepik

Você sabia que o rocambole tem uma história deliciosa que começou lá na França? Dizem que foi por volta do século XIX, quando confeiteiros franceses começaram a enrolar massas fininhas de bolo com recheios doces, como geleia ou creme. Ele ficou conhecido como roulade, que vem de rouler e significa enrolar.
Com o tempo, a receita viajou pelo mundo e ganhou muitos recheios diferentes. Nesta edição, aprenderemos a fazer um rocambole pequenino, perfeito para suas mãozinhas de criança, e com um recheio que é uma maravilha: creme de avelã. Hummm!
Ingredientes:
– 2 ovos
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de fermento em pó
– 1 colher (chá) de essência de baunilha
– Creme de avelã (para o recheio)
– Açúcar de confeiteiro (para polvilhar)
– Papel-manteiga
Ei, antes de começar:
Lembre-se de chamar um adulto para ajudar você! A cozinha é um lugar superdivertido, mas requer cuidado e supervisão, para que ninguém se machuque, certo?!

Hora do preparo:
1 – Coloque o leite, o óleo e os ovos no liquidificador e bata tudinho até virar uma massa supercremosa!
2 – Depois, escolha um alimento da sua cor favorita – pode ser cenoura (laranja), beterraba (roxo) ou espinafre (verde) – e junte-o ao creme já preparado, batendo mais um pouco. Quer fazer pãezinhos de várias cores? Divida o preparo em recipientes diferentes e ponha um tipo de purê em cada um.
3 – Despeje essa mistura colorida em uma tigela grande. Acrescente o polvilho, o queijo ralado e um pouquinho de sal, se quiser. Misture tudo com uma colher no começo. Mas, depois, pode colocar a mão na massa (com as mãos limpinhas, claro!).
4 – Amasse bem até dar ponto de massinha de modelar. Se ficar grudando demais, pode ir adicionando polvilho aos poucos.
5 – Unte as mãos com um pouco de óleo (para a massa não grudar) e faça bolinhas. Coloque-as em uma assadeira, deixando um espacinho entre elas, para que cresçam sem encostar uma na outra.
6 – Leve a forma ao forno preaquecido a 200 graus Celsius. Após cerca de 30 minutinhos, os pãezinhos ficarão dourados e cheirosos.
7 – Após esse tempo, os pães de queijo estarão prontos para serem servidos! Se quiser recheá-los, pode adicionar queijo muçarela ralado (vai derreter e ficar uma delícia). Divirta-se com as cores e os sabores! Ah, e se sobrar (o que é difícil!), pode guardar em um pote com tampa por até três dias. Bom apetite e até a próxima receita!