O poderoso derramamento do Espírito Santo
sobre a Igreja
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
Forte presença
O dia 8 de fevereiro de 2023 ficará marcado na memória dos estudantes da Universidade de Asbury, na cidade de Wilmore, no Kentucky (EUA). Nessa data, após um culto na instituição, alguns deles sentiram a presença do Espírito Santo e permaneceram orando. O mover foi tão grande que chamou a atenção de outros alunos, professores e funcionários, que se juntaram àquela turma. Inúmeros grupos de fora do campus foram para a reunião, a qual tinha louvor, oração e testemunhos. Ninguém queria ir embora. O culto durou 13 dias seguidos atraindo visitantes de diversas partes do mundo. Alguns dizem que houve um avivamento por lá. Mas o que isso significa?
Ação que desperta
A palavra avivamento é usada no meio cristão para se referir a um poderoso derramamento do Espírito Santo sobre várias pessoas, no mesmo lugar, ao mesmo tempo, em resposta às orações delas. Todos são tocados em seu interior e manifestam uma fé impressionante, caindo de joelhos, admitindo seus pecados. Desse modo, a Igreja é transformada, passando por uma reforma na maneira como prega e vive os ensinos da Palavra. Muita gente se arrepende de seus erros e aceita Jesus. Há uma mudança na comunidade!
Em Asbury, manifestações divinas tocaram a vida daqueles jovens. Elas se mostraram em forma de arrependimento, adoração a Cristo, desejo pelas Escrituras, presença reconfortante do Espírito de Deus, planos de apresentar as Boas-Novas e até mesmo curas milagrosas. No local, muitos se entregaram ao único e suficiente Salvador. Houve um genuíno movimento de fé na Terra.
Visitação inesperada
Quando um grupo se reúne para aprender uma dança e fazer os mesmos passos, é uma coreografia. Assim como nadadoras pulando na piscina e repetindo os movimentos é uma ação coreografada. Já o avivamento não. Embora envolva várias pessoas, não há nada combinado. Conforme dito antes, a visitação do Senhor simplesmente acontece! Não importa a idade, a classe social, a raça, todos são tocados igualmente. É algo que o homem não pode organizar ou prever. O mover vem do próprio Criador. Que lindo!
O evento espiritual de Asbury pode ocorrer em qualquer lugar do planeta. O Pr. Maiquel Marques, líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no Rio de Janeiro, fala sobre o tema: “As pessoas despertam para as coisas espirituais. Isso começa a chamar atenção, porque muitas delas são usadas ao mesmo tempo pelo Senhor, e maravilhas acontecem”, explica ele, satisfeito com a presença de multidões na IIGD em Madureira, onde ministra o Evangelho.
Avivamento na Bíblia
O Livro Santo é repleto de momentos de avivamento. No Dia de Pentecostes, o Espírito de Deus desceu sobre a Terra e causou uma mudança tremenda nos discípulos: E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (Atos 2.4). Consegue imaginar essa cena?
Outro exemplo foi Asa, bisneto de Salomão, que reinou em Jerusalém de 911 a 870 antes de Cristo. Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor (1 Reis 15.8-11; 1 Crônicas 3.10). Movido pelo amor ao Todo-Poderoso, o monarca dedicou a nação de Judá ao Altíssimo. Ele removeu os ídolos daquela região e restaurou o altar ao único Deus (2 Crônicas 15.8). Que demais deve ter sido todos os habitantes daquele local declarando a sua adoração ao Senhor!
O arrependimento do povo de Nínive, devido à pregação inspiradora e apaixonada de Jonas, é mais um exemplo. E os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até ao menor. [...] E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez (Jonas 3.5,10).
Momentos significativos na história da Igreja
Grandes avivamentos também aconteceram fora das páginas bíblicas e promoveram renovação espiritual. Veja alguns deles:
- O Grande Avivamento (1730-1760): conhecido também como O Primeiro Grande Despertar, ocorreu nas colônias dos Estados Unidos (EUA) e defendia que os cristãos levassem uma vida mais comprometida. Nessa época, as igrejas cresceram bastante.
- O Segundo Grande Avivamento (1790-1840): também nos EUA, marcou um aumento importante da atividade missionária, com a criação de escolas e instituições de caridade.
- O Avivamento da Rua Azusa (1906-1915): sucedeu na Califórnia (EUA) e, além de ter as mesmas características dos grandes avivamentos anteriores, ficou marcado por dois motivos: a igualdade racial e a participação ativa de mulheres na liderança das igrejas.
- O Avivamento de Gales (1904-1905): teve como palco o País de Gales, na Europa. O jovem Evan Roberts influenciou centenas de pessoas da sua faixa etária a aceitarem Jesus como Salvador e a se comprometerem mais com a igreja.
Mudança de vida em sociedade
O Pr. Eber Cocareli, da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, jornalista e professor de Teologia, explica como o Avivamento de Gales causou impacto na época: “Vários pubs (bares) faliram e fecharam no país todo, porque a população, de repente, entendeu que aquilo representava o pecado e ofendia a santidade de Deus”, destaca.
Para ele, tanto o Avivamento de Gales quanto o movimento de Asbury moveram aqueles jovens a reconhecerem seus pecados, a não se descuidarem quanto ao erro e a mudarem de vida, assumindo um compromisso público diante do Pai celeste. “É isso o que esperamos também no Brasil: o derramamento do Espírito, de forma a fazer os males que assolam a sociedade serem eliminados pela conversão, pela transformação e pela santificação do povo do Senhor”, ressalta o pregador.
Mantenha a chama acesa!
Agora, você já sabe o que é um avivamento. Nele, há confissão de pecado, conversão a Cristo e mudança profunda de vida de milhares de pessoas. Como tudo isso só é visto com o tempo, somente ele dirá se foi realmente isso que aconteceu em Asbury. Os frutos provarão. Mas não pense que você precisa ficar esperando um avivamento para receber mais de Deus na sua vida. Sua missão é orar e estudar cada vez mais as Escrituras. Desse modo, terá sempre a Palavra ardendo como uma chama dentro do seu coraçãozinho. Faça isso!