Turminha da Graça: 18 anos semeando fé e valores do Reino no coração dos pequeninos
Por: Diego Fraguas e Maria Gabriela | Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik | Fotos: Arquivo pessoal
Base para buscar a Deus
“Meu nome é Rafael Vasconcelos Chiconelli, tenho 18 anos e sou membro da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Irajá, no Rio de Janeiro. Cresci lendo a Turminha da Graça, a qual acompanho até hoje, pois me ajudou no despertar da minha fé. Eu me lembro de que, aos oito anos, tive uma febre muito alta e, por mais exames que fizessem, os médicos não descobriam a causa. Foram idas e vindas a hospitais até que, no terceiro dia, pedi à minha mãe que me deixasse assistir a um culto do Missionário antes de voltarmos à emergência, porque tinha certeza de que ficaria curado! Quando o Missionário fez a oração da fé, eu e minha mãe oramos juntos. Ao final da pregação, colocamos o termômetro, e a temperatura estava normal. Para honra e glória de Jesus, fiquei curado! Agradeço a Deus pelo nosso ministério. Que essa revista alcance mais e mais crianças e as ajude a crescer na fé como me ajudou!”
Evangelizando com alegria
Viu só como é maravilhoso confiar no Salvador?! Rafael é fruto do propósito da Turminha, que é transmitir a Palavra de Deus para os pequeninos. O que foi semeado nele por meio da publicação lhe proporcionou, ainda tão novinho, uma experiência incrível com o Senhor! Que depoimento maravilhoso, Rafa! A alegria da revista Turminha da Graça é saber que é uma semente na vida de meninos e meninas de todo o Brasil. Nossa preocupação e missão, desde 2005, é entregar nas mãos deles um material que fale sobre os princípios bíblicos, uma vez que são, como diz o nosso querido Missionário R. R. Soares, “os servos do futuro”. “As crianças de hoje serão os adultos de amanhã, nossos médicos, nossos juízes. Se elas aprenderem a andar com Deus, nunca se desviarão”, ressalta ele. É isso aí, Missionário!
O testemunho do Rafael está aqui, mas poderia constar no Gigante na Fé, não é mesmo? Afinal, nessa editoria, são contados os testemunhos de milagres e bênçãos que os leitores encaminham para a nossa Redação. Quem sabe o nosso leitor, no futuro, não possa fazer parte do Aprenda com Eles? O texto dessa seção fala sobre os personagens bíblicos que tiveram uma linda história de fé e que serão lembrados para sempre. Então, se você tiver um relato em que as pessoas digam: “Isso só pode ser Deus na sua vida!”, peça aos seus responsáveis que escrevam para nós!
O poder transformador da fé está em todo aquele que segue Jesus, e a Turminha tem conhecimento dessa verdade (Provérbios 2.6). Por falar em conhecimento, a revista também oferece informações de qualidade, com referências seguras. Deixar os leitores conscientes sobre o mundo que os cerca é outra meta nossa. Queremos contribuir para formar cidadãos críticos e ativos que façam a diferença onde vivem.
Fonte de inspiração
O nosso conteúdo pode ajudar você na escola. No Quer Saber?, por exemplo, dá para conferir curiosidades sobre todos os assuntos. Já no Professor Certinho, você encontra dicas de Língua Portuguesa. Sem falar no Como Funciona que mostra os processos para que algo aconteça. E há ainda muitas outras editorias, nas quais é possível conhecer sobre História, Geografia, Ciências, entre outras disciplinas escolares. Por aqui também é possível aprender sobre música, no Musicando, e entender os princípios da Educação Financeira, no Pequenos e Prósperos. Que cardápio!
É nesse papel que a publicação é uma fonte de inspiração. “A Turminha da Graça já está na maior idade. Imagine aqueles meninos e aquelas meninas que começaram a ler a revista com seis, oito, dez anos! Hoje, já são adultos na faculdade ou formados, estão clinicando ou servindo ao povo, neste país, como deputados ou outras autoridades. Louvamos ao Senhor por isso!”, declara o Missionário. Alguns desses leitores, inclusive, foram guiados sobre qual profissão seguir com base em algo que leram na Turminha quando crianças.
“Aos cinco anos, ganhei dos meus pais minha primeira revista, ano 9, n°84. Eu amava ver os desenhos e imaginar o que estava acontecendo em cada história. Além da Palavra de Deus, aprendia outros assuntos, o que me ajudava na escola e aguçava minha curiosidade enquanto crescia para querer saber cada vez mais. Provavelmente, foi parte do propósito de Deus, pois hoje estou fazendo faculdade de Jornalismo. Creio que, para honra e glória dEle, serei uma profissional abençoada.” Esse é o depoimento emocionante de Marília Raphaela, de 18 anos. Ela foi leitora da Turminha durante anos. Aliás, ainda é, porque sua irmã, Dulcilene Cruz, membro da IIGD em Bauru, São Paulo, envia revistinhas para ela. Veja só que incrível o fruto desse lindo trabalho!
Outro leitor impactado pelas nossas páginas foi o agora médico Paulo Postigo, 27 anos, filho do Pr. Rogério Postigo, líder estadual da IIGD em Minas Gerais, e da jornalista Christiane Postigo. “Os valores que aprendia com a revista, somados aos ensinamentos da Igreja e da minha família, formaram o meu caráter. Descobri o prazer nos livros por meio da leitura das HQs. Esse gosto pela leitura, influenciou o meu desempenho nos estudos e me possibilitou ter sucessos acadêmicos, como premiações em olimpíadas científicas e aprovações em concursos. Atualmente, sou médico formado pela Universidade Federal Fluminense e curso o mestrado em Ciências Médicas. Sou grato aos ensinamentos e à boa influência que a Turminha da Graça teve em minha vida!” Bastante inspirador seu depoimento, Paulo!
Diversão de propósito
Paulo Postigo também nos confidenciou que os personagens o ajudavam a evangelizar na escola. Por falar nessa galerinha, ela ativa a imaginação de todos nas HQs, contando narrativas com lições valiosíssimas. Realmente, o poder criativo está no modo on por aqui! Sabe qual é o personagem preferido da Hariella Maria, nove anos, lá de Beberibe, Ceará? A Belinha, a cachorrinha da Flora, outra maravilhosa integrante da Turminha, que faz as crianças sentirem muito amor pela natureza. Temos também a Likinha, com seu o jeito sincerão. Fala sério! E a Aninha, que vem com cada pergunta...
Da parte dos meninos, há o Binho, que gosta à beça de Ciências, e o Caio que curte fazer manobras radicais de skate. Tem também o Zequinha! Mas, para encontrá-lo, é mais fácil ir até um campinho de futebol. Ele não perde uma partida! Juntos os personagens formam a Turminha e levam diversão e fé para as crianças. A nossa amiguinha Hariella entende o que esse dom de Deus significa para ela. “Ter fé é acreditar que vou realizar todos os meus sonhos.” Isso aí! Está no caminho certo, linda!
Quem ama a Turminha vai gostar desta novidade: uma amiguinha acabou de chegar:
Sofia, que significa sabedoria.
Por buscar essa revelação divina, ela mostrará que é possível tomar decisões certas, de acordo com o que diz a Palavra. E mais!
Nos próximos meses, um outro amiguinho chegará para unir a Turminha às nações!
Outros personagens fazem a festa com as crianças na publicação. O Midinho, o Pequeno Missionário e sua turma dão um show de ensino da Bíblia. Prova disso é que o Jhonatan, oito anos, ama acompanhar a HQ dessa galerinha, “Aprendo muito sobre Deus por causa do Midinho. Ele me ensina a amar o Senhor, os pais, os mais velhos e os coleguinhas”, destaca ele. Nosso amigo quer ser missionário quando crescer e é chamado de Midinho na Igreja da Graça em Jandira, São Paulo, onde ele e a família congregam. “Devemos acreditar em Jesus e segui-Lo. Se tivermos fé, conseguiremos vencer o inimigo.” Vai dizer que ele já não é um pregador mirim?
Mas a diversão não termina nos quadrinhos. Nas páginas do Divertindo, o leitor pode pintar, desenhar, brincar. Gosta de atividades manuais? O Para Brincar oferece todo mês um recurso criativo para recortar e montar. Há também um espaço destinado aos desenhos, às mensagens e às fotos que os leitores nos mandam. Tudo isso é publicado no #EuAmoATurminha. Que tal subir essa hashtag neste aniversário, hein?
“Levando a luz de Cristo”
O conhecimento da fé, informação e diversão continua e ganha cada vez mais força. Isso porque a Turminha dedica toda a honra, glória e todo o louvor desse projeto a Deus e segue buscando a sabedoria do Alto. Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! (Romanos 11.36). “Agradeço por esses 18 anos de preparação dos servos do futuro. Vamos continuar preparando os pequeninos. Parabéns, Senhor Jesus, por esse trabalho tão lindo!”, finaliza o Missionário.
Com a direção do Espírito Santo, vêm a inspiração para novos projetos e a certeza da continuação dessa linda missão de levar a Palavra de Deus (Marcos 16.15). “Entendemos que a revista nasceu no coração do Criador para abençoar não só as crianças, como também as famílias. Nosso desejo é que esse veículo siga transformando gerações e levando a luz de Cristo. Que Deus abençoe as crianças e jovens do Brasil e do mundo!”, declara Diego Fraguas, coordenador editorial da Graça Kids.
3 Comments
[…] nas comemorações. Essa edição de aniversário, que acabou de entrar em circulação, destaca o testemunho de pessoas que cresceram curtindo a Turminha. Hoje, já adultas, elas contam como sua vida […]
Ah! Eu quero mais novidades! Meu nome é Vivian, tenho 11 anos e quero muito participar da turminha da Graça. Quero conhecer essa turminha muito fofa. Eu sou amiga do Binho, esse é meu amigo de verdade 😘😘😘
Vivian, é uma alegria receber seu comentário! Aproveite bastante todo o nosso conteúdo e seja cada vez mais amiga do Binho!