Saiba que há diferentes formas de ganhar dinheiro, ajudando o planeta e aplicando os ensinamentos bíblicos!
Por: Sandro Miranda I Arte: Freepik
Ganhar dinheiro? Bora começar já!
As fontes de renda são maneiras diferentes de ganhar dinheiro. Quando uma pessoa depende apenas de uma renda e algo dá errado, é possível que enfrente dificuldades financeiras. Imagine uma jovem estudante que recebe mesada. Ela pode ganhar uma graninha a mais vendendo brigadeiros, fazendo pulseiras, ajudando um familiar nos negócios. Assim, se ela não receber o valor da mesada em algum mês, ainda terá opções. E você? Alguma vez já pensou sobre esse assunto?
Do limão à limonada (e ao sucesso!)
Existe um ditado que diz: “Se a vida lhe der limões, faça uma limonada”. E foi exatamente isso que uma menina chamada Mikaila Ulmer fez!
Aos quatro anos, a norte-americana, moradora do Estado do Texas, começou a vender limonada feita
com mel. O negócio deu tão certo que, aos nove, ela fundou uma empresa: Me & the Bees Lemonade
(Eu e a limonada de abelhas, em português) com a ajuda dos responsáveis.
Hoje, com 20 anos de idade, Mikaila colhe os frutos plantados com o seu trabalho. Além de
vender as deliciosas limonadas em supermercados e lojas on-line, a moça diversificou sua renda
com palestras motivacionais e livros infantis sobre empreendedorismo e sustentabilidade. Que demais!
Renda ativa ou passiva?
Dentro do que você está vendo sobre diversificar a renda, existem duas formas de ter o retorno do dinheiro: com a renda ativa, o dinheiro que alguém ganha trabalhando diariamente, e com a renda passiva, o dinheiro que vai para a pessoa por meio de investimentos, sendo assim, não exige o esforço direto dela. A Mikaila é um bom exemplo dessas duas maneiras de ganho: ao vender as limonadas, ela conseguia a renda ativa. Já a renda passiva vinha dos royalties de seus livros, que é a remuneração da venda deles. Legal, né?
Dinheiro e criatividade: inspirações para você
Renda ativa: criar um livro de desenhos para colorir e vender cópias.
Renda passiva: guardar o dinheiro da venda desse livro na poupança e, com o tempo, receber os juros do que estará depositado lá. Tudo o que pensar em fazer, fale antes com seus pais. Eles vão orientar você com a experiência que possuem. Além disso, é necessário ter a autorização deles para realizar qualquer coisa.
Para entender mais ainda...
Quem trabalha para uma empresa ou por conta própria recebe a renda ativa: salário, comissão ou lucro da tarefa realizada. Já a pessoa que tem a renda passiva ganha o dinheiro de um investimento: aluguel de imóveis, juros de aplicações financeiras, vendas on-line. Ela não precisa estar presente trabalhando para conseguir esses retornos. Com isso, tem mais tempo livre.
Com um propósito fica melhor!
Sabia que é possível conseguir dinheiro protegendo o meio ambiente? Algumas pessoas são recompensadas por reciclar materiais, como latinhas e garrafas, e outras criam produtos sustentáveis. Brinquedos feitos com papel reciclado ou artesanatos de madeira reutilizada são boas ideias também!
Dica ecológica
Que tal separar materiais recicláveis na sua casa e vendê-los? Além de ganhar um dinheirinho, você ajuda o planeta!
Fiel no pouco, próspero no muito
Jesus nos ensina a cuidar bem do que temos, mesmo que seja pouco. Em Mateus 25.21 (NVI), está escrito: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! Dar valor às pequenas coisas é uma preparação para receber bênçãos maiores.
Outro conselho importante está em Provérbios 21.5 (NVI): Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria. Isso significa que planejar nossas ações, até para diversificar nosso dinheiro, é um caminho sábio para o sucesso.
Plantando e colhendo!
Ter várias fontes de renda é como cultivar um jardim: quanto mais sementes plantamos, mais frutos podemos colher. Sempre usando a criatividade, planejando as ações, e, acima de tudo, lembrando-nos de ter gratidão a Deus por tudo o que já temos.