Aprenda como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença!
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik
Gentileza que contagia
Ser legal com os outros é demais, né? O cenário fica ainda melhor quando se oferece ajuda a quem necessita com um sorrisão e o coração cheio de compaixão! Essa é a ideia da filantropia, que quer dizer amor à humanidade.
Pode explicar mais?
A palavra filantropia vem do grego philanthropia. Significa ter atitudes que diminuam as desigualdades na sociedade. Todos nós podemos ser filantropos. Esse ato tem a ver com: altruísmo, generosidade, solidariedade, benfeitoria, amor ao próximo. Já o movimento contrário a isso, é chamado de misantropia. Quem é misantropo não tem carinho pelo semelhante e prefere ficar distante de tudo. Mas não vamos nos aprofundar nesse assunto, tá bom?
Fazer o bem sem olhar a quem
Você acha que precisa fazer muito para realmente ser filantropo? Nananinanão! Pequenas ações de bondade, como doar um brinquedo, um livro ou, até mesmo, uma quantia de dinheiro, podem levar alegria e esperança ao necessitado. Imagine o impacto positivo que recebemos ao apoiar nossos amigos e vizinhos. Para além disso, podemos servir de exemplos para outras pessoas agirem de igual modo.
Múltiplas formas de doar
Existem várias maneiras de ajudar. Podemos ir a abrigos de animais, entregar alimentos nas instituições de caridade, dar roupas aos que estão em dificuldades ou oferecer nossas habilidades em eventos beneficentes. Quem tem mais de 16 anos, e pesa no mínimo 50 quilos, pode até doar sangue para aqueles que estão no hospital. Olha que sensacional! É comum as igrejas participarem de mutirões e realizarem campanhas para abençoar vidas. Vale ressaltar que empatia e gratidão são sentimentos que agradam a Deus!
Espalhando o cuidado
O ministério Mulheres que Vencem (MQV), organizado por membros da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), está sempre focado em campanhas de oração, nas datas importantes para as mulheres e nas iniciativas de doação de sangue e arrecadação de donativos. São mais de 124 mil obreiras de Jesus, fortes e corajosas, em 84 cidades do Brasil, plantando a semente do bem. Você conhece alguém que faça parte desse time?
Atuando mundo afora, há o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Essa instituição trabalha incansavelmente para as crianças terem acesso à educação, saúde, água potável, comida e a um ambiente seguro para crescerem e se desenvolverem. O Unicef age em parceria com governos, organizações não governamentais (ONGs) e comunidades locais para seus programas acontecerem. Ele também conta com doadores para financiar seus projetos e ações. Que máximo!
Ampliando o poder da doação
Que tal começar um projeto de doação? Com o apoio de seus pais, você pode organizar uma campanha de arrecadação de alimentos, livros, roupas ou brinquedos na escola, reunir a turma e limpar um parque da sua cidade ou criar um grupo de voluntariado com os seus amigos e familiares. Não se preocupe, caso não conheça tanta gente. Se chamar uma pessoa, ela chamará outra, e, assim, uma corrente do bem se formará. Daqui a pouco, você já terá uma equipe considerável engajada por uma boa causa. Lembre-se: Juntos, podemos fazer muito mais!
A entrega na Palavra!
A oferta na Igreja é um princípio bíblico. A partir dela, muitas obras generosas são feitas para o povo de Deus, e a Palavra é entregue às pessoas para a salvação delas. Em 2 Coríntios 9.7, o apóstolo Paulo orienta que a doação seja feita de maneira espontânea e feliz: Cada um contribua conforme determinou no coração, não com pesar nem por obrigação, pois Deus ama a quem dá com alegria. Ele ainda destaca que, ao ofertarmos na obra do Senhor seguindo as Suas orientações, somos recompensados com a bênção maior, o amor do Pai.
As Escrituras apresentam outras passagens sobre doação e generosidade. Entre elas, encontra--se Mateus 25.35-40, que relata sobre alimentar os famintos, dar água aos sedentos, vestir os descamisados e cuidar dos enfermos. Sejamos imitadores de Cristo a todo tempo (Efésios 5.1,2). Afinal, Ele, sim, amou imensamente a humanidade!