Moisés participou de um dos acontecimentos mais
surpreendentes da história do povo de Israel
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto e Freepik
Nome:
Moisés quer dizer salvo das águas
Época em que viveu:
de 1520 a 1400 antes de Cristo
Textos principais:
Êxodo e Deuteronômio
Versículo-chave:
E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo
(Êxodo 33.11a)
Um bebê amado
Assim que nasceu, Moisés experimentou o grande amor de sua mãe, que fez de tudo para salvá-lo. Primeiro, Joquebede o escondeu por três meses. Você sabe por quê? Porque o Faraó, rei do Egito, mandou que matassem todos os meninos hebreus. Esse monarca estava com medo de que o povo de Deus crescesse em número e se voltasse contra ele um dia. Então, teve essa ideia maldosa. Mas o Criador estava no controle de tudo!
Antes de dar essa ordem, o Faraó decretou que as parteiras impedissem o nascimento de meninos hebreus. Duas delas se recusaram. Seus nomes? Sifrá e Puá, que, respectivamente, querem dizer beleza e esplendor. Esses significados têm muito a ver com a coragem que tiveram ao descumprir uma ordem tão ruim.
Ele não aguentou a injustiça
No palácio, Moisés recebeu uma ótima educação e cresceu como príncipe no Egito. No entanto, tempos depois, com 40 anos, ele se viu em uma situação difícil: presenciou um guarda maltratando um hebreu. Para proteger o homem, Moisés interveio na situação. Será que suas raízes falaram mais alto? Em seguida, ele fugiu para o deserto com receio das consequências do seu ato.
Formando uma família
Na região de Midiã, Moisés defendeu algumas jovens que queriam tirar água do poço para o rebanho. O pai delas, a fim de recompensá-lo por tal generosidade, convidou-o para comer pão em sua casa. Logo, Moisés conheceu Zípora e se casou com ela. Imagina qual foi o nome do primeiro filho do casal? Gérson, que significa peregrino. Foi assim que Moisés se sentiu: um viajante em terras desconhecidas.
O plano de Deus
Moisés havia se tornado pastor de ovelhas e vivia bem onde estava. Até que, um dia, enquanto apascentava os animais, algo extraordinário ocorreu. Seus olhos presenciaram, no monte Horebe, uma sarça em chamas que não queimava! Então, ele ouviu a voz de Deus. O Senhor queria tirar o povo dEle do Egito e levá-lo para uma terra com fartura. Moisés entendeu, mas questionou: Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele?” Aí o que é que eu digo? E o Criador lhe respondeu: Eu Sou Quem Sou (Êxodo 3.13,14a), assegurando que estaria com ele.
Não há escolha
No Egito, já como líder dos hebreus, Moisés não foi bem recebido pelo Faraó da vez. Mesmo assim, não deixou de dar o aviso dos Céus, porém o monarca rejeitou a mensagem. Com o bastão dado por Deus, o libertador mostrou aos egípcios que o querer divino se cumpriria. Logo, dez pragas foram sucedendo, até a água de um rio virou sangue, e sapos e insetos cobriram aquela nação! Na última, e pior delas, o Faraó libertou o povo hebreu.
A travessia
Milhares e milhares de pessoas foram embora do Egito tendo Moisés como guia, mostrando-lhes o novo caminho a ser percorrido. Entretanto, houve um momento em que eles se depararam com um mar. Como o atravessariam? Você se lembra do bastão? Deus disse que Moisés faria milagres com ele. E fez mesmo, vários! Um deles foi registrado em histórias do mundo todo, em pinturas e pregações. O grande líder, segurando o cajado, estedeu a mão sobre o mar, e dois paredões de água se formaram para mulheres, homens, crianças e idosos fazerem a travessia.
No fluir das águas de Deus
Arão e Miriã também estavam lá. Já o Faraó se arrependeu de ter liberado aquele povo e, enfurecido, foi atrás dele com seus soldados. Porém, após a passagem dos hebreus, as águas se fecharam para o soberano e seu exército. Deus cumpriu a Sua Palavra, dando força e coragem para um servo fiel que abriu o coração para Ele. Moisés recebeu uma missão importante e foi salvo das águas duas vezes: quando nasceu e quando passou pelo mar Vermelho.
O que aprender com Moisés:
– Escolha sempre obedecer a Deus.
– Tenha fé no Senhor, que lhe dá coragem e o capacita na hora certa.
– Se Deus prometeu, Ele cumprirá, não importam os obstáculos.
– O Criador só espera que responda ao chamado dEle, as demais coisas Ele fará.
2 Comments
Legal são leitura divertida.
Que bom que gostou, Andreia! A leitura é divertida, informativa e abençoada! Agradecemos o seu comentário!