Série: Emoções e Sentimentos
Entenda como a esperança pode trazer alegria, fortalecer o corpo e motivar você a enfrentar os desafios com confiança!
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli
A espera de quê?
De acordo com o Dicionário Oxford Languages, esperança é sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé. Sua ação é poderosa e nos ajuda a acreditar que dias melhores virão. É importante também destacar que se trata de uma habilidade, portanto pode ser desenvolvida. Nosso cérebro está sempre pronto para aprender, criando novas células e novos caminhos para fortalecer a fé em um amanhã melhor.
A palavra esperança vem do latim spes, que significa confiança em algo positivo.
Remédio contra o mal
Quando sentimos esperança, a nossa mente fica mais leve. Já parou para pensar que ela é um antídoto para o medo? Enquanto o medo nos paralisa e nos faz imaginar cenários ruins, a esperança nos proporciona imagens de um futuro bom. É como um superpoder que nos enche de energia para continuar.
A esperança está sempre de mãos dadas com a confiança e a resiliência. Ao nos sentirmos confiantes, acreditamos ainda mais em Deus e em quem somos e do que somos capazes. A resiliência, por sua vez, é a capacidade de nos levantarmos após cada adversidade, como uma bola que, mesmo jogada no chão, sempre volta a subir!
Lentes positivas
Ter esperança é como plantar uma semente que cresce e se transforma em força. Essa força nos ajuda a dizer: “Eu consigo!” ou “Vai dar certo!” nos momentos desafiadores.
Poder que age no corpo
Quando estamos esperançosos, nosso cérebro libera substâncias químicas chamadas dopamina e serotonina, conhecidas como os hormônios da felicidade. Elas ajudam a reduzir o estresse, melhoram o humor e fortalecem o sistema de defesa do corpo. É como se ele recebesse um impulso extra para enfrentar os desafios. Além disso, a esperança contribui para manter o coração saudável, pois diminui a pressão arterial e favorece uma respiração mais calma e controlada.
Histórias de esperança na Bíblia
Nas Escrituras, vários personagens demonstraram uma esperança enorme em Deus. Eles entenderam que, com o Senhor, poderiam enfrentar qualquer batalha interna ou externa!
Rute é um exemplo incrível de esperança em novos começos. Mesmo após perder o marido, ela confiou no Altíssimo e permaneceu fiel à sogra, Noemi. E a sua fidelidade foi recompensada! O Senhor a abençoou com uma nova família e uma vida cheia de propósito. O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! (Rute 1.16c – NVI).
Já Neemias mostrou esperança ao liderar a reconstrução dos muros de Jerusalém, mesmo enfrentando dificuldades. Ele confiava no Criador e perseverou até concluir sua missão. O Deus dos céus fará que sejamos bem-sucedidos (Neemias 2.20a – NVI).
No dia a dia...
Você já sabe que é possível fazer a esperança surgir. Agora, para isso acontecer, siga algumas etapas. Comece lembrando-se das suas conquistas: quando finalmente pedalou sem cair da bicicleta ou chegou a um lugar diferente e fez amigos. Depois, reconheça suas habilidades. Pense nos dons e talentos que Deus lhe deu! Praticar hobbies também é superválido. Atividades, como ler, desenhar, pintar, jogar ou dançar, fazem o coração pulsar de felicidade. Por último: cultive pensamentos saudáveis. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas (Filipenses 4.8 – NVI).