Por: Maria Gabriela | Arte: 123RF
Território imeeenso!
Você se lembra de quando viu a Europa no mapa nas aulas de Geografia? Então, agora compreenderá o espaço que a Península Escandinava ocupa nesse continente. Ela se estende do mar Báltico ao Círculo Polar Ártico. No entanto, há um motivo para essa extensão toda. A Escandinávia não é um país. Isso mesmo! Ela é uma região composta de três nações: Dinamarca, Suécia e Noruega. Alguns historiadores declaram que a Finlândia, a Groenlândia, as ilhas Faroé e a Islândia também estão associadas a ela.
De todos os tipos
Quem visita a Escandinávia se depara com cenários maravilhosos! As cadeias de montanhas glaciais da Noruega parecem até que foram polvilhadas por Deus com açúcar de confeiteiro. Sabe aquelas fotos de proteção de tela do computador? Muitas imagens certamente são das planícies verdes e do litoral escandinavo. A população norueguesa é de cerca de 5 milhões de pessoas. A Cidade do Rio de Janeiro tem mais gente que esse país inteiro! O espetáculo natural continua na Suécia, com suas planícies ondulantes e belas montanhas. A quantidade populacional é superior à da Noruega – são aproximadamente 10 milhões de habitantes. A Dinamarca não fica por fora das impressionantes paisagens. Ela é repleta de planícies baixas e planas. Essa nação é o lar de mais de 5 milhões de pessoas.
População local
As belezas escandinavas são incríveis, mas a grande riqueza mesmo são as pessoas que moram por lá. Todos os anos, a região ocupa a lista das Organização das Nações Unidas formada pelos países mais felizes do mundo.
Não é à toa que os escandinavos sejam vistos como generosos: eles jamais abandonam um necessitado. Facilmente, ajudam alguém se estiver perdido – isso não lembra a parábola do bom samaritano?
Além disso, essa extensão geográfica possui uma ótima renda per capita (renda média por cidadão no país), seu custo de vida é baixo, o apoio governamental é excelente, e a assistência médica é bem organizada.
Pontos turísticos
Aurora Boreal
Lagoa Azul
Falésias Brancas de Mons Klint
Clima e festividade
Em certas épocas do ano, as temperaturas são baixíssimas. No entanto, ficam amenas durante o verão. A ocasião é ótima para pegar uma bike elétrica [Veja no Como funciona] e aproveitar a arquitetura da cidade ou as paisagens rurais com lagos, rios e montanhas. Andar também é agradável; em grupo, então, melhor ainda! Nessa estação, festas e festivais são realizados ao ar livre. É muita gente feliz reunida, comendo kanelbullar (um pãozinho de canela) e sanduíche feito com salmão gravlax! É cru, mas bem temperado. Deu até vontade de experimentar...