Por: Natan Souza I Arte: Samuel Barsottelli
Se você acompanha esta editoria, já ouviu falar sobre as escalas musicais. Sua origem remete à Grécia antiga por meio de um matemático famoso, Pitágoras. Diz-se que, ao passar em frente a uma oficina, ele ficou curioso ao observar que o som feito pelo bater dos martelos entoava de forma harmônica. Então, fez um experimento e montou um instrumento, o monocórdio (instrumento de uma única corda). Logo, marcou 12 partes diferentes na corda em que poderia apertar e tocar e, com isso, identificou diferentes intervalos de sons que variavam de acordo com a relação entre a vibração e o comprimento da corda. O matemático também detectou uma relação entre os números e tons, a qual recebeu o nome de notas musicais. Tempos depois, a sequência de notas ordenadas ficou conhecida como escala.
Existem vários tipos de escalas no mundo da música. Elas representam um conjunto de notas tocadas sucessivamente (uma após a outra). Essa sequência de sons leva aos ouvidos e à mente uma sensação, percepção e até mesmo memória sonora relacionada à escala entoada. Quem não se lembra da escala de Dó maior (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó)? É como se cada nota fizesse parte de uma história! Já a escala de Lá menor harmônico (Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol# e Lá), por exemplo, apresenta uma sequência de notas que faz lembrar os povos árabes. Dá até para imaginar ela sendo entoada em uma flauta em pleno deserto.
Uma das escalas mais famosas é a pentatônica. Como o próprio nome declara (penta), ela possui cinco notas/graus. Sua sonoridade remete ao rock and roll, originado do blues e do jazz. Existe até uma nota chamada de blue note, que, incorporada à escala pentatônica, dá a sequência ao aspecto do gênero blues.
Agora que você já aprendeu sobre algumas escalas, confira como elas aparecem na partitura.
Escala natural de Dó maior:
Escala de Lá menor harmônico:
Escala pentatônica menor em Lá:
Escala Pentablues menor em Lá:
Para tocar as escalas acima, clique no vídeo abaixo, em seguida, siga as cores conforme as notas do teclado. Você pode tentar reproduzir o que está sendo ensinado e, com a autorização de seu responsável, postar o conteúdo nas redes sociais, marcando o perfil da @gracakidsbr e a #MusicandoTurminha.