Davi e Golias: como a fé e a confiança em Deus podem derrubar gigantes
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
Deus ouve a canção do coração!
Davi era um pastor de ovelhas e gostava de tocar músicas em sua harpa, um instrumento de cordas muito antigo. Ele foi escolhido por Deus para ser o sucessor do rei Saul. Mas, antes desse acontecimento, há uma cena emblemática narrada nas Escrituras. Quando Saul estava perturbado por espíritos maus, Davi tocou harpa para libertá-lo (1 Samuel 16.16-23). O filho de Jessé andava sempre com o Senhor no coração e sabia que o seu instrumento tinha uma serventia especial: adoração e proteção diante dos desafios (1 Samuel 19.9).
O desafio
Certa vez, Israel entrou em guerra contra os filisteus, um povo forte que contava com a ajuda de um guerreiro gigante chamado Golias. O grandalhão tinha quase três metros de altura e usava capacete, caneleiras e uma armadura de bronze, a qual pesava cerca de 60 quilos. Somente a ponta de ferro da sua lança tinha sete quilos. O homem era praticamente uma máquina de guerra!
Por ser muito maior e mais forte que todos os guerreiros, Golias desafiava os israelitas todos os dias, ordenando que escolhessem um representante para enfrentá-lo.
Eles eram da Filístia, uma faixa de terra, a oeste de Jerusalém, localizada junto ao mar Mediterrâneo. Os filisteus eram temidos na época dos juízes. Até que Davi surgiu.e Turquia contemporâneas.
Quem sairia vencedor?
Bastava uma única vitória, mas os soldados israelitas estavam com medo do gigante. Quem não teria? Ninguém se atrevia a encará-lo, pois julgavam ser impossível. Porém, Davi, que tinha ido entregar alimentos a seus irmãos no acampamento do exército israelita, decidiu agir. Ele disse ao rei Saul: Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele (1 Samuel 17.32 – NTLH).
O soberano ficou surpreso e preocupado, porque Davi era apenas um rapazinho. No entanto, o jovem lhe explicou que o Altíssimo o tinha ajudado a lutar contra um leão e um urso para proteger as ovelhas que criava e, certamente, estaria com ele dessa vez também. Então, Saul permitiu a entrada do servo de Deus naquela missão: Vá, e que o SENHOR Deus esteja com você! (1 Samuel 17.27– NTLH).
Preparação para o combate
Davi não quis usar a armadura pesada que o rei ofereceu a ele. Sem aquela proteção, como venceria a batalha? Apesar disso, ele pegou seu cajado, cinco pedras lisas do rio, uma funda e foi enfrentar o temido Golias.
Quando o gigante viu o jovem, começou a rir e a zombar dele. No entanto, Davi não se intimidou e declarou: Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou (1 Samuel 17.45 – NTLH).
Hora da verdade
Com muita fé na proteção do Altíssimo, que é vitorioso na batalha, Davi colocou uma pedra na funda, girou e atirou. Ela voou direto para a testa de Golias, que caiu no chão. É possível que o homenzarrão tenha colocado o capacete um pouco para trás enquanto zombava de Davi. De qualquer forma, ele foi derrotado pelo servo do Senhor. Assustados com o que viram, os filisteus fugiram correndo do pequeno valente.
Por que Deus ajudou um jovenzinho a vencer o gigante Golias? É muito simples! Davi confiou no Criador e teve coragem. Essa história mostra que não importa quão grande seja o problema, quando há confiança no Todo-Poderoso, enfrenta-se tudo.
Essa arma era comum naquela época. Os guerreiros que a usavam eram respeitados em algumas regiões. Davi era habilidoso em seu uso, mas Golias não sabia desse fato.
8 Comments
Muito bom
Agradecemos o comentário, Marciane! Deus a abençoe!
Louvado seja Deus! É muito importante pra nós avós contarmos história da Bíblia para nossos netos e assim fica melhor ainda 🙌. Agradeço a Deus primeiro por ter vocês da Graça Kids para nos ajudar pregando a palavra de Deus 🙏🙌.
Olá, Aparecida! Agradecemos o carinho. Nosso trabalho é feito com muito amor pelo ministério infantil, afinal das crianças é o Reino dos Céus, não é verdade?
Parabéns que Deus continue te abençoando
Amém! Deus a abençoe!
Parabéns
Agradecemos o comentário, Jaqueline!