Todos precisam dela para saber lidar melhor com o dinheiro
Por: Sandro Miranda I Arte: Morvan Neto e Freepik
É coisa de criança?
Alguns adultos dizem que esse assunto não é coisa de criança. Mas a verdade é que o aprendizado sobre finanças deve acontecer desde a infância. Quanto antes se entender o real valor do dinheiro, a importância de poupá-lo e administrá-lo corretamente, maior será a chance de ter uma vida próspera na fase adulta. No entanto, nunca se esqueça de que é fundamental ser fiel a Deus com tudo o que tem: Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda (Provérbios 3.9).
Para pensar!
Saber sobre finanças também é fundamental para que você compreenda mais as suas reais necessidades. Um exemplo: quando vai com o papai à padaria, e ele lhe dá algumas moedas do troco do pão. Você pode gastá-las comprando balas ou guardá-las juntando-as com outras para poder adquirir algo no futuro, como um brinquedo. Então, como proceder?
Comprar as balas pode ser a sua decisão, e não há problema nisso, desde que seus pais autorizem você a fazer isso. Mas, se agir assim sempre, nunca terá recurso suficiente para investir em algo mais caro. Por isso, quando for gastar, reflita: “Eu preciso desse item?”; “Tem que ser agora?”.
A Bíblia alerta
A educação financeira ensina você a planejar, a partir do quanto ganha, o tanto que pode usar e precisa guardar para ter o que deseja. Muitas pessoas ignoram essas regrinhas e acabam se endividando – ou seja, gastam mais do que têm. Nas Escrituras, há vários versículos que alertam sobre o tema. Dois deles são Romanos 13.8 e Lucas 14.28-30. Vale a pena a ler!
Ações que você pode fazer
O conceito de administração das finanças não está ligado somente ao dinheiro. Para você ter uma ideia, na Antiguidade, tudo era feito na base do escambo. Nesse modelo de transação, duas partes negociavam a troca de mercadorias e serviços de forma que ambas ficassem satisfeitas.
Então, que tal trocar com um amiguinho brinquedos que não usam mais? Com a autorização de seus responsáveis, será bom para todos. Outra opção é reutilizar o que tem, isto é, voltar a usar ou dar um novo uso a algo que ainda pode ser útil. Quer ver? Com tinta, tesoura e cola, dá para transformar rolinhos de papel higiênico em brinquedos superlegais.
Outra forma é estimular a reciclagem, descartando os objetos que não têm mais serventia da forma correta. Desse modo, aquele item poderá ser transformado em algo novo para que possa entrar novamente no ciclo de produção. Isso é vantajoso economicamente para o país, porque gera emprego para catadores e suas cooperativas, bem como para as empresas que realizam o processo. Além disso, diminui a poluição, tornando o mundo um lugar melhor para viver.
2 Comments
Eu e meu irmão mikael Samos apaixonados pela turminha da graça o favorito do meu irmão é o Caio e a minha favorita e aninha agente adora colecionar as revistas de vcs pq além de estamos com Deus estamos se divertindo com vcs minha mãe vai com comprar a Bíblia da turminha da graça pra mim e pro meu irmão mandem um beijo pra mim mim e pro meu irmão,meu nome é mikaely e do meu irmão e mikael.
Olá, Mikaely e Mikael! Um beijo e um abraço de toda a Turminha da Graça para vocês! Deus os abençoe ricamente!