Caim nasceu para ser uma bênção, mas teve
um fim trágico
Por: Diego FraguasI Arte: Morvan Neto e Freepik
Nome:
Caim, que significa adquirir ou conseguir
Época em que viveu:
início dos registros
Texto principal:
Gênesis 4.1-17
Versículo-chave:
Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás (Gênesis 4.7).
Explorador do mundo
O nascimento de Caim representou algo especial para Adão e Eva. Isso porque ocorreu após eles serem retirados do Jardim do Éden devido ao pecado. Sua mamãe ficou tão feliz que exclamou: Com o auxílio do Senhor tive um filho homem (Gênesis 4.1 – NVI). Ali, foi constituída a família na Terra. Além de ser o primogênito do casal, Caim foi a primeira criança a habitar o planeta. Imagine como isso deve ter sido incrível! Descobrir onde moram as formigas, correr atrás de borboletas supercoloridas, avistar as luzinhas dos vaga-lumes piscando todas as noites.
Essa palavra deriva do latim primogenitus. Na Bíblia, o vocábulo também pode ter outro significado, dependendo do contexto, expressando a ideia de “posição privilegiada”.
Ele aprendeu sobre Deus
Caim ganhou um irmão chamado Abel. Os meninos cresceram juntos, mas tinham personalidades diferentes. Enquanto o primeiro gostava de lavrar a terra, o segundo preferia cuidar das ovelhas (Gênesis 4.2). Certamente, mesmo após o pecado, Adão e Eva deviam lhes ensinar sobre obediência, gratidão e adoração ao Senhor. E uma forma de demonstrá-las era por meio das ofertas.
Oferta de coração?
No momento em que foram apresentar seus presentes especiais ao Altíssimo, Caim levou os frutos que havia escolhido, enquanto Abel mostrou os primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura (Gênesis 4.4). O Criador observou as ofertas no altar e Se agradou do que o segundo Lhe havia oferecido. Então, a expressão de Caim mudou, e a ira o tomou por completo (Gênesis 4.5). Assim, ele seguiu por um caminho de maldição.
Por que o Senhor rejeitou a oferta de Caim? O texto de Hebreus 11.4 revela que a diferença entre ele e Abel foi a fé!
Houve uma chance
Deus é tão misericordioso que deu a Caim uma chance de não pecar. O Criador lhe disse que, se ele tivesse feito o que era certo, estaria bem. Era preciso apenas que demonstrasse arrependimento e cultuasse o Senhor com toda a fé. O Todo-Poderoso ainda o alertou: O pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo (Gênesis 4.7 - NVI). A decisão precisava ser tomada!
Contaminado pelo mal
Caim ficou mais bravo ainda depois do que ouviu do Pai celeste. Sendo assim, criou um plano maligno. O primogênito de Adão e Eva chamou Abel para o campo e tirou a vida do próprio irmão! Esse ato o fez ser o primeiro assassino do mundo. Que tragédia! O Altíssimo perguntou por Abel; porém, Caim respondeu: [...] sou eu guardador do meu irmão? (Gênesis 4.9). Ele nem sequer havia se arrependido!
Consequências do pecado
Como punição pelo seu erro, o primeiro filho foi amaldiçoado e recebeu um dos piores castigos para um agricultor: ele plantaria, mas da terra nada tiraria. Também andaria pelo mundo como fugitivo. Mas, como Deus é piedoso, pôs um sinal em Caim para que ninguém o tocasse. Desse modo, foi para Node, a leste do Éden, onde encontrou uma esposa e, com ela, teve Enoque. A vida de Caim tinha tudo para ser abençoada; no entanto, foi marcada pelo pecado
(1 João 3.12; Judas 1.11).
O que aprender com a história de Caim
- O ser humano precisa oferecer a Deus o melhor que está no seu coração.
- Sempre é possível fazer o que é correto.
- O pecado está ao redor de todos, mas somos capazes de vencê-lo.
- Alimentar a raiva pode levar a atitudes inconsequentes e maldosas.
- As consequências do pecado podem durar por toda a vida.