Prepare-se para uma expedição em que cada leitura é uma nova descoberta!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik I Foto: Arquivo pessoal
Ler é brincar!
Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar. A frase é de um famoso escritor brasileiro e está em uma das redes sociais de Patrícia Silveira, 35 anos, uma mamãe muito especial residente em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS). Paty gosta de compartilhar fotos de sua filhinha, Raphaela, de dois anos, sempre feliz ao lado de um livro. Que bela companhia, não é verdade? “O incentivo começou desde cedo, por causa do amor que eu tenho pelos livros e também pelos benefícios da leitura”, explica a mãe. Ela espera que a sua minileitora cresça cada vez mais apaixonada pelos livros e viva lindas e divertidas histórias com eles.
Um desafio nacional
Despertar a paixão pela Literatura é um desafio no Brasil. O Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou que apenas 16% da população com mais de 18 anos comprou algum livro no último ano. O país possui 203 milhões de habitantes, no entanto pouco mais da metade exercita a leitura. Outra pesquisa chamada Retrato da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró Livro, realizada a cada quatro anos, divulgou, em sua última edição, que o brasileiro lê em torno de cinco livros por ano. Você está nessa média?
Outro dado interessante é que, segundo a sondagem, a faixa etária que mais se lê é dos 5 aos 13 anos. Os pré-adolescentes (11 a 13 anos) aparecem na liderança, seguidos das crianças de 5 a 10 anos. Os resultados mostraram também um desinteresse pela leitura à medida que a pessoa cresce. Essa informação pode parecer desanimadora, mas devemos encará-la como uma chance para mudarmos essa realidade e nos tornarmos uma nação de leitores apaixonados, começando desde o berço, como a pequenina Raphaela.
A Bíblia Sagrada aparece como o livro mais lido pelos entrevistados do levantamento. Uau! E não é pra menos, né? As Escrituras são um presente de Deus para nós. Sua leitura é um guia de vida. Ela está repleta de histórias que ensinam sobre o Criador e os homens e as mulheres que creram nEle. Em cada página, há mensagens inspiradoras que
fortalecem ainda mais a fé das pessoas, dando a elas a certeza de que podem vencer qualquer desafio por meio da Palavra.
Celebrando os livros
No mês de abril, há duas datas dedicadas aos livros: o Dia Nacional do Livro Infantil (18) e o Dia Mundial do Livro (23). Essas comemorações destacam a importância da leitura, apresentando seu valor para crianças e adultos ao redor do mundo. Mas, afinal, quais são os benefícios dessa atividade? Dentre muitas, destacamos a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e até entender os sentimentos dos outros.
Uma janela para o mundo
“O hábito da leitura enriquece o vocabulário [o que contribui para uma fala e uma escrita melhores], além das diversas aventuras imaginárias que as pessoas são convidadas a experimentar”, afirma a Profª Kelly Cristina Camelo Bodanese, 35 anos, sendo dez deles dedicados a dar aulas em Rondônia, na região Norte do Brasil. A educadora compartilhou o amor pela leitura com a filha, Laura, de sete anos, que desde sempre teve contato com o fantástico mundo dos livros.
A leitura também beneficia o corpo, agindo como uma ginástica para o cérebro. Um estudo realizado pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, apontou que ler ajuda a diminuir em até 68% os níveis de estresse. Durante a sondagem, os voluntários analisados tiveram queda na frequência cardíaca e apresentaram relaxamento dos músculos. É como se o interior e o exterior ficassem mais calmos!
Dentro de novos mundos
Ler nunca pode ser sinônimo de obrigação, e sim de algo prazeroso, como brincar, andar de bicicleta, passear em um lugar bem legal, ou até mesmo ler uma história bíblica no aconchego da sua cama. Isso relaxa a mente, proporciona uma sensação de paz e pode inclusive fazer você sonhar com aqueles personagens. Já pensou entrar em uma aventura com Jonas dentro de um grande peixe e aprender sobre obediência e compaixão? Ou se sentir forte como Sansão a ponto de derrubar um leão e, ao mesmo tempo, confiar em Deus plenamente? Deu até vontade de pegar a Bíblia!
Os gêneros literários
Vale a pena ressaltar que os livros não são iguais! Há diferentes gêneros literários. Alguns apresentam contos, fábulas, crônicas, cordel, poesias, cada um com maneiras diferentes de mostrar uma história. Isso é muito bom, pois possibilita ao leitor viver sempre novas experiências. Outros contêm apenas figuras, e há também aqueles que exploram assuntos bem interessantes, como o corpo humano, curiosidades e muitos mais.
Quadrinhos: a porta de entrada
As histórias em quadrinhos são poderosas aliadas para nos fazer adquirir o hábito da leitura. Elas são ricas de estímulos visuais, pois combinam texto e imagens, facilitando, assim, a interpretação do que está sendo mostrado. Há gibis com temas para todas as idades. A nossa revista, por exemplo, apresenta diversos ensinamentos, por meio da Turminha da Graça e da Turma do Midinho, que você aprende se divertindo a cada página lida.
Cheirinho do papel
Moradores do Rio de Janeiro, os irmãos Daniela Peçanha Marques, de dez anos, e Túlio Matheus Peçanha Marques, de 12, compartilham um carinho especial por livros. A dedicação à leitura foi tanta que motivou Dani a ser escritora. Embora façam parte da geração digital, ela e o irmão preferem os livros impressos. Ah, o cheirinho do papel! Túlio Matheus acredita que a leitura nesse formato é mais satisfatória e melhor para ser compartilhada. “Prefiro o livro físico, porque não teria a mesma experiência ao abri-lo no telefone. Não conseguiria lê-lo com a minha família”, diz o menino.
Texto impresso ou digital
Um estudo publicado em dezembro de 2023, pela Universidade de Valencia, na Espanha, mostrou que ler textos impressos nos ajuda a compreender o assunto de seis a oito vezes melhor, se comparado com os meios digitais. No entanto, atualmente, é comum usar celulares, tablets e outros dispositivos para leitura. Nas edições digitais, há também os audiobooks. Nesse formato, a história é narrada para o leitor. Eles podem ser boas opções, quando não for possível ter o livro impresso.
Embarque nessa viagem!
Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro. Por toda a imensidão do Brasil, a leitura é capaz de alcançar em cheio o nosso coração. Na maciez do papel, no tato da leitura em braille ou no brilho de uma tela, o importante é permitir que a mente viaje pelo mar de palavras que os livros nos apresentam. Leia, leia muito! Para se distrair, aprender, relaxar, conversar com os amigos, passar o tempo, tornar-se um adulto antenado, conquistar o mundo, e, sobretudo, aproximar-se de Deus. Embarque nessa viagem extraordinária! Viva o livro!
11 Comments
Eu amei e muito interessante eu amei muito esse livro parece que eu tô lendo a bíblia gente muito obrigada pelo texto que vocês enviaram para mim eu tô muito feliz com esse texto você são muito legais sério você são muito especiais para mim eu tô muito feliz com você tias para quem não me conhece eu sou a neta da irmã Katia Cristina Corrêa Santos Dutra
Olá, Jamilly! Que bom que gostou da leitura! Ficamos muito felizes quando chegamos ao coração dos leitores! Deus a abençoe!
Parabéns Graça Kids, por incentivar nossas crianças a serem fluentes em leitura.
Olá, Priscila Cristina! Agradecemos o comentário carinhoso! Ficamos felizes em saber que nosso trabalho agrada à tanta gente. Deus seja louvado por isso! A paz!
Ler e viajar no mundo da imaginação, ler e conhecer o mundo sem sair de casa
Ler é viajar o mundo sem sair de casa, e e também viajar no mundo da imaginação.
É verdade, Eliene, ler bom demais! Ativa áreas do cérebro importantíssimas! Deus a abençoe!
Gostei mais conhecimento para desenvolver com as crianças.
É verdade, Lídia! Quanto mais bom conhecimento melhor! Deus a abençoe!
Eu adoro a turminha da Graça
Que bom, Vivi! Ficamos felizes ao saber disso! Continue nos acompanhando! Deus a abençoe!