Nesta edição, você aprenderá sobre o dinheiro que não se pode tocar, mas que serve para fazer compras. Onde será que ele fica, hein?!
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik
Preservado com total segurança
Você já aprendeu sobre o cartão de débito*, certo? Com ele, a pessoa faz uma compra sem usar papel ou moeda, é o chamado dinheiro não físico, o qual não tem em mãos. Mas de onde vem o dinheiro desses cartões? Ele fica protegidinho em um lugar: nos bancos. Essas instituições financeiras são construídas especialmente para guardar dinheiro de forma segura, como se fossem cofres gigantes! Elas ajudam seus clientes a cuidar das finanças até que eles resolvam tirar o dinheiro de lá para fazer um pagamento.
À vista e sem dívidas
Digamos que você economizou o ano inteiro e conseguiu a quantia necessária para comprar o brinquedo que tanto desejava. Então, foi à loja com seus pais e realizou a compra, isto é, fez a troca do dinheiro pelo produto. Desse modo, é correto dizer que o seu pagamento foi realizado em espécie e à vista. Como assim à vista? Essa expressão é usada para designar que o valor foi quitado no ato da compra e que não há dívidas futuras. Entendeu?
O dinheiro pode desvalorizar?
O valor dele pode mudar ao longo dos anos. Isso se chama inflação. Ela faz as coisas adquiridas no presente ficarem mais caras no futuro. Por exemplo: hoje, com 20 reais, você pode comprar uma bola. No entanto, por causa da inflação, a mesma bola pode passar a custar 25 reais daqui a um tempo. Então, o valor pago agora não será suficiente.
Por isso, é importante aprender a economizar e a fazer escolhas sábias com o seu dinheiro. Deus nos ensina a cuidar do que Ele nos dá com a maior atenção possível (Lucas 12.42-48). Valorize cada centavo que receber!
Criança pode ter conta em banco?
Mesmo sendo criança, você pode, sim, ter uma conta bancária, desde que aberta por seus pais ou responsáveis. A sua mesada pode ir para lá. É uma ótima maneira de começar a aprender a gerenciar o dinheiro.
Com a ajuda dos adultos, dá para depositar uma quantia em sua conta e fazer uma poupança, ou seja, guardar dinheiro para comprar algo que deseja. À medida que cresce e se torna mais responsável, seus pais podem ensinar você a administrar sua conta bancária e a tomar decisões financeiras com prudência.
Sabedoria sempre
Agora, você já sabe de onde vem o dinheiro não físico e como pode cuidar dele da melhor maneira possível. Lembre-se de que temos a responsabilidade de zelar pelo que o Pai celeste nos deu, e isso inclui nossas finanças. Com sabedoria e amor ao próximo, podemos fazer grandes coisas!