Descubra tudo sobre Berna, a belíssima capital da Suíça
Por: Diego Fraguas I Arte: 123RF
Chafarizes históricos
Já pensou visitar um lugar que mais se parece um cenário de filme? Pois bem, quem vai até Berna tem exatamente essa sensação! A capital da Suíça abriga um Centro histórico preservado, declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Pequena e com pouco mais de 130 mil habitantes, ela detém construções medievais e ruas estreitas, onde circulam pedestres, ônibus, bondes, carros e bicicletas, de forma harmoniosa. Há mais de cem fontes em atividades, sendo que 11 delas foram feitas na Idade Média.
Mascotes especiais
Berna é cortada pelo rio Aar (em alemão Aare), que atrai inúmeros turistas. De águas azuis, ele oferece condições de um tchibum nos meses mais quentes. Só é preciso tomar cuidado com a correnteza em alguns pontos! Próximo dali, é possível avistar um parque com ursos. Com uma área de 6 mil metros quadrados, o local abriga três ursos, de nome Finn (pai), Björk (mãe) e Ursina (filha). Se os bichinhos não estiverem no período de hibernação, dá para vê-los fazendo gracinhas para as fotos e comendo. O animal é o símbolo da capital e está presente, inclusive, na bandeira e no brasão. Há quem diga que, quando Berna foi construída, havia muitos ursos por lá, e as pessoas os alimentavam.
Tic tac do relógio
Que tal conferir de perto um relógio gigante em ação? A Torre do Relógio astronômico (Zytglogge), que fica em Kramgasse, é um dos cartões postais da região. Nela, dá para ver o relógio oficial da cidade, que marca as horas desde 1530. O legal é que quatro minutos antes de cada hora, figuras animadas, que incluem urso, galo e cavalheiros, fazem performances. Quem tem curiosidade sobre o funcionamento do objeto pode fazer uma visita guiada por dentro dele e saber mais sobre o mecanismo de corda usado para executá-lo. Vale a pena!
Destinos imperdíveis
Berna é dotada de vários outros destinos interessantes, como a Catedral de Berna, que começou a ser construída em 1421 pela Igreja Católica, mas só foi finalizada em 1893, já como protestante. Há ainda o Rosengarten, um lugar que começou como um cemitério e depois virou um parque, com mais de duzentos tipos de rosas. O que não falta é atração para apreciar! Se você um dia visitar a capital da Suiça, não deixe de provar o fondue e a raclette. Esses pratos, à base de queijo, são de dar água na boca! Hummm!
Coração do governo
Outro ponto imperdível é o Palácio Federal da Suíça, também conhecido como Bundeshaus. Inaugurado em 1902, o edifício abriga o parlamento do país e outros setores do governo. Criado no estilo renascentista, ele é repleto de estátuas, murais e vitrais. Além de entender o funcionamento do parlamento, o local possibilita uma vista incrível da cidade, para os Alpes e o rio Aare.
Na casa de um gênio
O Museu Histórico de Berna é para aqueles que gostam de aprender sobre os tempos antigos. Com a fachada que lembra um castelo, o local abriga artefatos históricos da Suíça. Há uma área dedicada ao cientista Albert Einstein (1879-1955). Inclusive, foi na capital suíça que o físico alemão desenvolveu a teoria da relatividade, publicada no ano de 1905. Sua casa foi transformada em um museu – o Einsteinhaus – e aberta ao grande público.