A Turminha ouviu alunos de colégios públicos que foram premiados pelo desempenho nos estudos.
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
“Estudar gera futuro e vale a pena”, declara Gabriel Falcão Codo, de 15 anos. Ele mora no bairro do Méier, zona norte carioca, e é um dos milhares de alunos matriculados no Rio de Janeiro que participaram da Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) em 2021. Por uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, o jovem e mais 290 estudantes, que obtiveram as melhores notas na prova, foram contemplados com um notebook e uma viagem para a Disney e a Nasa, a Agência Espacial Americana! Os dez primeiros alunos e as dez primeiras alunas do 2º ao 9º ano também ganharam um curso de Programação e de Inglês. Foram distribuídas ainda medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes. Muito legal, não é mesmo?
Membro da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), Gabriel ressalta que uniu a fé aos estudos para realizar as etapas da competição: “Eu já gostava de Matemática. Quando surgiu a oportunidade de participar dessa Olimpíada, eu me senti feliz. Orava antes da prova e a lia rapidamente para dar uma aquecida”. Na época, ele estudava no 8º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Thoman Maan, em Cachambi. No início de 2023, o menino seguiu com o primeiro grupo de 62 jovens rumo aos Estados Unidos. Para ele, o estudo é algo fundamental: “Você consegue oportunidades que talvez não tivesse e obtém conhecimentos importantes. Graças a essa prova e ao meu engajamento, fiz essa viagem”, finaliza orgulhoso. É isso aí, Gabriel!
Gabriel da Silva Pereira, de 12 anos, também conquistou a premiação. “Recebi a notícia da diretora, na frente da escola inteira! Na hora, parecia um sonho. Depois de um dia, percebi que era verdade.” A surpresa do menino, morador do bairro da Tijuca, zona norte, não é para menos. O valor de uma viagem assim é elevado, e a maioria das famílias não tem condições financeiras de arcar com os custos. Então, é possível dizer que o estudo foi realmente o que o fez chegar lá! “Se sou estudioso, eu me torno mais educado, calmo e com bom raciocínio, tornando problemas do dia a dia mais fáceis e práticos de serem resolvidos”, afirma Gabriel, que é estudante do CIEP Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, localizado na Tijuca. Falou tudo, garoto!
“O estudo representa uma boa parte da minha vida”, confessa Nádia Roberta Sousa Paiva, de 13 anos. A menina, que vive na Penha, zona norte da cidade, realizou as provas quando cursava o 6º ano do Ensino Fundamental no Colégio Municipal Conde de Agrolongo, no mesmo bairro onde mora. Assim como outras crianças e outros jovens, Nádia entende que a educação é uma forma de adquirir conhecimentos, cultura e conquistar sonhos. Prova disso é que ela até já sabe a profissão que deseja seguir na fase adulta: “Sonho em ser bióloga ou professora de História”. Que tudo vá bem para você, Nádia!
Muda você, e muda o mundo!
O conhecimento é uma enorme bagagem, que é carregada para sempre. Acredite! Você não estuda apenas para tirar notas boas e passar de ano. O aprendizado impacta a sua vida como cidadão. Ele permite que você desenvolva senso crítico, isto é, a capacidade de analisar e questionar, de forma racional, o mundo ao seu redor. Quer ver? Se alguém disser que fumaça de carro não faz mal, que está tudo bem jogar lixo na rua, você saberá que são afirmações incorretas. Isso porque estudou e viu que o excesso de gás carbônico prejudica a saúde e que os resíduos espalhados em locais indevidos afetam o meio ambiente. Talvez até pensará em uma solução para esses problemas! Pessoas conscientes formam uma sociedade mais justa e evoluída.
A situação por aqui
Você certamente frequenta a escola. Então, aproveite essa oportunidade! Dados do Censo Escolar 2022* revelam que há 47 milhões e 400 mil estudantes em toda a educação básica nas 178 mil e 300 escolas brasileiras. Porém, mesmo a educação sendo um direito garantido por Lei, o Brasil ainda tem 1 milhão de crianças e jovens fora das instituições formais de ensino. Como pode perceber, nossa nação precisa avançar nesse cenário. Projetos, como o do Rio de Janeiro, valorizam o conhecimento ao mesmo tempo que estimulam esse progresso. Além dele, há mais de cem Olimpíadas Científicas no território nacional, as quais contemplam disciplinas, como Matemática, Português e História. As áreas de interesse são diversas e abrangem competições de astronomia, robótica e até de aplicativos. Que mais planejamentos assim sejam levados adiante! E aí, se animou para participar de algum desses torneios?
- Organize horários para estudar e tire duas horas diárias para fazer seus deveres.
- Já fez as lições e sobrou tempo?
Use-o para leitura ou para reforçar matérias em que tenha dificuldade.
- Na escola, deixe para conversar na hora do recreio. Dentro de sala, foco total!
- Tenha um blog, ou diário, para exercitar a sua escrita.
- Não deixe para estudar na véspera da prova.
- Faça grupos de estudos com os amigos – um pode ajudar o outro.
- Aprenda novos idiomas, eles ajudam a desenvolver a mente.
- Participe de jogos que desenvolvam o raciocínio.