

Por: Profª Célia Cândido I Arte: Claudio Jorge



1) néscio – sem discernimento, insensato, tolo
Disse o néscio no seu coração: Não há Deus (Salmo 53.1 – ARC).
2) ósculo – beijo
Saudai a todos os irmãos com ósculo santo (1 Tessalonicenses 5.26 – ARC).
3) abrolho – espinho
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos (Lucas 6.44 – ARC).
4) aio – Segundo o dicionário, significa: “preceptor [instrutor] encarregado da educação doméstica das crianças de famílias nobres ou ricas” ou “criado particular, escudeiro”. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé (Gálatas 3.24 – ARC).
5) gazofilácio – espécie de cofre
Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias (Marcos 12.41 – ARA).
6) aceder – concordar
Rogando-lhe eles que permanecesse ali mais algum tempo, não acedeu (Atos 18.20 – ARA).
O que é o leviatã citado na Bíblia?
Será que é um dinossauro? Não! O leviatã – monstro marinho originado na mitologia fenícia – é mencionado nas Escrituras para representar o mal que é derrotado pelo poder de Deus. Na versão ARA, é chamado de dragão para simbolizar o caos que sempre será vencido pelo Senhor: Naquele dia, o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que está no mar (Isaías 27.1 – ARC).
