Por: Maria Gabriela | Arte: Eric Codo e Adobe Stock
As cigarras liberam jatos de xixi?
Sim, e, caindo de uma altura considerável, são semelhantes a gotinhas. Já pensou passar por uma árvore e sentir um molhadinho em sua cabeça? Esse líquido nada mais é do que o excesso absorvido pelo bichinho em sua alimentação, e isso acaba sendo um hábito da espécie. É perfeitamente comum que muitos desses insetos compartilhem a mesma árvore para se alimentar ou até reproduzir. As cigarras passam a maior parte da vida escondidas mesmo e, quando vão para o solo, fazem isso em bando. A partir daí, elas cantam que é uma beleza, e, agora, sabemos que também aproveitam para usar o galho de banheiro.
Plantas emitem sons ultrassônicos?
Pode crer! Os cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, fizeram essa descoberta. Elas emitem esses sons quando se sentem estressadas. Não conseguimos ouvi-los (pena), mas eles podem ser detectados por alguns animais, como morcegos, ratos e insetos. Esses sons, que variam de 20 a 250 quilohertz, foram captados por microfones ultrassônicos e depois analisados por meio de algoritmos de inteligência artificial. Essa parte é bem triste. Quanto mais estressadas as plantinhas estavam, mais sons emitiam. Agora, em relação à agricultura, essa informação poderá ser revolucionária porque sensores alertariam os agricultores para a necessidade de regá-las. Isso não só pouparia água, mas também aumentaria o rendimento das colheitas. Logo, desempenharia um papel crucial na segurança alimentar do planeta.
É verdade que existem mais de cinco mil planetas, além dos que conhecemos?
Incrível, né? A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, mais conhecida por sua sigla (NASA), chegou a essa contagem de exoplanetas. A agência espacial norte-americana, em seu estudo de mais de 30 anos, ampliou o conhecimento sobre o Universo, até então restrito aos planetas do Sistema Solar. Os exoplanetas foram confirmados usando vários métodos de detecção. Até o momento, entre esses mais de cinco mil planetas encontrados, estão mundos pequenos e rochosos, como a Terra, e gigantes gasosos, como Júpiter. Existem também as “superterras”, que são possíveis mundos rochosos maiores que o nosso, e “mininetunos”, versões menores do Netuno do nosso sistema.
Como pode um pequeno grão de quinoa ser considerado um dos alimentos mais saudáveis?
A lista de nutrientes é extensa: ferro, magnésio, zinco, potássio, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitaminas D e E. No entanto, ela cabe nesse grãozinho. Por isso, a quinoa foi categorizada como um superalimento pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recebeu outra boa qualificação pela Academia de Ciências dos Estados Unidos. Por ser rica em proteína, a semente é uma excelente alternativa de origem vegetal para consumo humano. Ela contém também triptofano, que ajuda na fabricação de serotonina, aquela molécula conhecida como hormônio da felicidade. Além disso, está presente na quinoa a lisina, aminiácido que ajuda na inteligência, na melhora dos reflexos e nas funções da memória e aprendizagem. Pelo tanto de benefício, é melhor pedir o grão para o almoço de amanhã, não acha?
Nova raça de cachorro?
Olha que legal! A organização American Kennel Club (AKC), nos Estados Unidos, faz o registro genealógico de cães. A empresa anunciou uma nova raça de cachorro: o lancashire heeler. Esse bichinho é originário do Reino Unido e foi criado como um animal de pastoreio, o qual ajuda o condutor a empurrar o gado e a fazer outros trabalhos em fazendas. Ele mede uns 30 centímetros e pode pesar até oito quilos. Seu corpo é um pouco alongado, com o pelo curto, na cor castanha ou preta. O lancashire é corajoso e afetuoso com os donos. Contando com ele, a AKC reconhece agora 201 raças de cachorro, enquanto a Federação Cinológica Internacional (FCI), mais de 300. A Confederação Brasileira de Cinofilia é membro do FCI, e as raças registradas por ela também valem em nossa nação.
Como é medido o PIB de um país?
O Produto Interno Bruto (PIB) mede o valor daquilo que foi produzido em um local. O cálculo do PIB pode ser realizado de três formas: quando é feita a soma de tudo o que é vendido. Se sua avó compra uma geleia de morango, uma parcela do dinheiro vai para o agricultor que plantou a fruta, para a fábrica que fez o produto e para a loja que o vendeu. No final, tudo isso faz parte do PIB. Quando é somado o que as pessoas, o governo e as empresas gastam. Sua tia compra uma roupa, o governo constrói escolas, e as empresas adquirem uma impressora, tudo isso conta para o PIB. Também quando é somado o que as pessoas ganham. Então, entram nessa
conta do PIB o salário delas, o que o agricultor recebe pelo trabalho dele na plantação e o lucro do dono da fábrica.
Existem mais de 1 bilhão de pessoas com obesidade no mundo? Por que isso é tão preocupante?
Tanto as pessoas que estão acima quanto as que estão abaixo do peso apresentam deficiência de nutrientes. Um estudo internacional buscou entender esse cenário no mundo de 1990 a 2022. E veja que interessante: pesquisadores da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Fanut/Ufal) participaram dessa análise. Nela, foi revelado que, em 2022, 159 milhões de crianças e adolescentes e 879 milhões de adultos no mundo todo estavam obesos. Essa é uma informação alarmante, por isso medidas sérias precisam ser tomadas. Uma delas é fazer a população ter acesso à educação nutricional. O conhecimento do que faz bem para o corpo, como comer verduras, legumes, proteínas, deixando o prato bem colorido, é fundamental. Praticar exercícios físicos e beber bastante água também contribuem para deixar a saúde em dia.
Quantos passos uma pessoa precisa dar por dia?
De nove a dez mil! Dá para acreditar? Mas esse grande feito tem consequências positivas: reduz o risco de doenças do coração em, pelo menos, 20% entre outros benefícios. Foi o que um estudo da Universidade de Sydney, na Austrália, realizado com mais de 72 mil pessoas, mostrou. Mas, antes de correr para contar aos seus pais sobre isso, saiba que dez mil passos é uma boa meta a ser atingida, porém os cientistas disseram que toda atividade que aumente a quantidade de passos auxilia na manutenção da boa saúde. Sendo assim, movimente-se mais!