Descubra por que a Torre de Babel mudou a história do mundo para sempre!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
A ordem de Deus
Você conheceu a história do Dilúvio na edição passada*. Após esse acontecimento, Deus deu a seguinte ordem para a humanidade: [...] multipliquem-se; espalhem-se pela terra e proliferem nela (Gênesis 9.7 – NVI). No entanto, os descendentes de Noé resolveram descumpri-la. Eles partiram do Oriente e fizeram morada em uma planície em Sinar. Lá, todos falavam a mesma língua e se entendiam. Não havia diferença, como torre, em português, e tower em inglês.
A Bíblia não identifica a localização da planície de Sinar. Porém, estudiosos acreditam que se refira à Mesopotâmia, uma área histórica no Oriente Médio, entre os rios Tigres e Eufrates. Essa região inclui partes do Iraque atual, além de áreas da Síria
e Turquia contemporâneas.
Poder nas alturas
É difícil imaginar hoje, com tantas nações, que, um dia, homens, mulheres e crianças se comunicavam do mesmo jeito, não é? Pois bem. Aquele povo decidiu fazer uma torre alta que chegasse ao céu. A meta era ter fama com essa obra e não ser espalhado pela terra. Assim, a Torre de Babel foi projetada.
No início, o plano estava dando certo. As pessoas trabalhavam juntas produzindo e queimando os tijolos. Elas os empilhavam no lugar de pedras. Para que tudo ficasse unido, usavam o betume, uma substância viscosa.
Há dois significados para a palavra Babel. Um no idioma nativo da Babilônia, porta de Deus, e outro em hebraico, vindo de uma palavra próxima, que quer dizer misturar, confundir.
Na Antiguidade, ostijolos eram feitos de barro ou argila. O processo de queimá-los consistia em deixá-los secar à luz do Sol ou cozê-los em fornos para que ficassem rígidos e prontos para a construção.
Possível inspiração
A cada dia, a torre ficava mais imponente. A empolgação devia ser enorme. Ninguém sabe ao certo como ela era. Ainda assim, estudiosos creem ter sido o maior zigurate que já existiu na Terra. Os zigurates eram templos com andares sobrepostos que diminuíam de tamanho à medida que subiam. Rampas ou escadas conectavam cada plataforma ou nível da obra e, no topo da estrutura, ficava um santuário ou altar onde ocorriam as cerimônias religiosas.
Alguns historiadores associam a Torre de Babel a um zigurate, pois achados arqueológicos revelaram a existência dessa estrutura arquitetônica na Mesopotâmia. Assim, a Ziggurat de Etemenanki, localizada na Babilônia, pode ter servido como inspiração para a construção.
A decisão divina
Porém, o Senhor viu a vaidade daquelas pessoas. Além disso, elas estavam se desviando da orientação inicial dEle. Como o Altíssimo enxerga à frente e sabe o que é melhor para a Sua criação, decidiu dar um basta naquilo. Imagina como? Transformando um único idioma em vários: [...] desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro (Gênesis 11.7).
Torre em silêncio
Quando se deu conta do que havia acontecido, aquela gente certamente ficou surpresa ao perceber que cada um falava de uma maneira. No início, a confusão deve ter sido grande, e a construção da Torre de Babel parou. Mas prevaleceu a vontade dAquele que tem o conhecimento de todas as coisas: Dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra. (Gênesis 11.9). Pela narrativa das Escrituras, é possível entender que o homem captou a mensagem de Deus. Isso porque as pessoas se reorganizaram, aprendendo a se comunicar, e continuaram a formar nações por todo o planeta.