Por: Maria Gabriela | Arte: Eric Codo e Adobe Stock
Existe uma lei que determina que os Dez Mandamentos sejam exibidos em escolas públicas nos EUA?
Moisés foi o primeiro legislador da Bíblia. Ele recebeu de Deus regras que ajudariam o ser humano a viver melhor (Êxodo 20.1-17). Entre as ordenanças encontradas nos Dez Mandamentos, estão: honrar pai e mãe, não pegar nada do próximo, não desejar o que é do outro. São essas orientações que o governador Jeff Landry, da Louisiana, nos Estados Unidos, quer que estejam expostas nas salas de aula do estado. Para isso, ele sancionou um projeto de lei a fim de regulamentar essa ideia. Segundo Landry, o objetivo é expandir a fé nas escolas públicas. Porém, alguns grupos são contra o plano e declaram que Igreja e Estado são separados pela Constituição, que compõe as regras máximas do país. No que será que isso vai dar?
É verdade que um antigo parente do Triceratops foi encontrado?
Você consegue imaginar um animal que pesa cinco toneladas, sem ser um elefante? Pois é, esse também era herbívoro, mas possuía chifres curvados com pontas superafiadas e viveu no período Cretácio Superior. Seu nome? Lokiceratops rangiformis. Ele era da família do Triceratops, e seu crânio foi encontrado em 2019, no norte de Montana, nos Estados Unidos. Esse incrível dinossauro foi descrito por uma equipe de pesquisadores da revista PeerJ. Agora, o achado está no Museu da Evolução de Maribo, na Dinamarca, para que outros cientistas tenham acesso a ele e possam estudá-lo melhor. Que incrível!
Como as crianças romanas se vestiam?
Não era com calça, nem jardineira, muito menos boné ou tênis. Mas isso você já imaginava, né? Certamente, já viu em algum lugar estátuas que parecem estar cobertas com lençóis. Mas não, as pessoas da Roma Antiga não andavam de cobertor por aí. Nessa civilização, que durou centenas de anos e deixou uma herança cultural nas artes, na arquitetura e na linguagem, as crianças se arrumavam com togas e estolas. Quem vestia as chamadas togas praetextas, por exemplo, eram garotos de famílias ricas. As vestes eram feitas com um tecido drapeado, geralmente branco, posto em volta do corpo com um contorno púrpura. Já as meninas usavam a estola, uma espécie de vestido de pano liso sem cor. Só as mais privilegiadas tingiam essa peça. Será que eles brincavam de subir em árvores com esses trajes?
A araucária é considerada uma árvore-símbolo do Sul do Brasil?
Sim, mais precisamente do Paraná. Por isso, ela também é conhecida como Pinheiro-do-Paraná. A espécie pode chegar a 50 metros de altura e viver 500 anos! Esse organismo não só embeleza a paisagem, como também é uma fonte de renda da região. Seu fruto, o pinhão, é bastante comercializado no inverno. Um ser vivo tão importante assim estava ameaçado de extinção, acredita? No entanto, em 2019, ações foram tomadas pelo governo do estado, que distribuiu mais de 120 mil mudas da araucária para que houvesse o reflorestamento de algumas regiões. Essa proposta de recuperação fez parte de um programa de desenvolvimento sustentável iniciado no Dia da Árvore. Superlegal!
A seda da aranha é mais forte que o aço?
É isso mesmo! Mas calma! Apenas se comparados com as mesmas dimensões, ou seja, tenham o mesmo tamanho. De qualquer forma, é impressionante! Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, desvendaram o motivo disso. Tem a ver com a ação de componentes de uma proteína da teia, chamados de folhas betas. Eles dão o formato que você vê nas paredes por aí, mas o que mantém essa composição é uma ligação química de partículas de hidrogênio, que, bem unidinhas em um espaço pequenino, tornam-se fortes. A rede pronta se transforma em um dos materiais mais resistentes que existem. Por isso, a Dona aranha consegue andar sobre ela tranquilamente.
Por que agosto tem esse nome?
Esse mês faz parte do calendário gregoriano, criado em 1582 na Europa e usado na maioria dos países do mundo. Ele se baseia nas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Agosto tem esse nome por causa de uma homenagem a Augusto, primeiro imperador de Roma e fundador do Império Romano. Aproveite e já vai anotando aí essas informações para uma futura prova, hein?! O tio-avô dele foi Júlio César, que o deixou como herdeiro na condição de filho adotivo. Mas por que Júlio aparece nessa história? O mês de julho também é uma homenagem ao nome dele.
O que é a chuva de meteoros Perseidas?
Imagine olhar para o céu e contemplar várias estrelas caindo de lá. Bem poético isso, né? É o que acontece todo ano no mês de agosto e pode ser visto em várias partes do planeta. Só que não são estrelas, e sim uma nuvem de poeira, que recebe o nome de Perseidas, deixada pelo cometa Swift-Tuttle. O fenômeno astronômico ocorre quando partículas do cometa são arremessadas ao passar pelo Sol. É uma bela cena que pode ser apreciada a olho nu devido à proximidade com a Terra. A chuva de meteoros é observada ao longo dos últimos dois mil anos, e sua aparição foi registrada pela primeira vez no ano 36 depois de Cristo. Deve ser lindo presenciar um espetáculo desse!
Qual foi a inspiração por trás da criação do cubo mágico?
O professor de Arquitetura Ernő Rubik teve uma baita ideia para ajudar seus alunos com a questão de noção espacial. Ele criou um quebra-cabeça tridimensional que girava misturando cores a partir de um eixo central. O propósito na construção do objeto era mover as partes independentemente, sem que o mecanismo desmanchasse. O próprio inventor levou um mês tentando deixar as figuras com as cores certas. O item foi bem aceito por outros especialistas, como físicos e matemáticos. Rubik jamais imaginou que sua criação seria um dos brinquedos mais populares que existem. Para ter uma ideia, mais de 300 milhões de unidades já foram adquiridas. Você tem um aí?