O juiz canhoto que trouxe paz a Israel depois de 18 anos de dominação
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli
Tempo de desobediência
Eúde viveu em Canaã por volta do ano 1318 antes de Cristo. Esse servo era da tribo de Benjamin, uma das 12 tribos de Israel. Localizada em uma posição estratégica, Benjamin ficava próxima da importante cidade de Jerusalém e entre as tribos de Efraim (ao norte) e Judá (ao sul). Hoje, essa área está situada no Estado de Israel.
A palavra Eúde vem do hebraico e significa união e forte. Em algumas versões da Bíblia, o nome Eúde aparece como Aod.
Essas tribos se estabeleceram em diferentes regiões da Terra Prometida (Canaã), que, mais tarde, tornou-se o Reino de Israel. Cada tribo é descendente de um dos 12 filhos de Jacó. São eles: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.
Grande arqueiro
Influenciado pela tradição de seu povo, é provável que Eúde tivesse habilidade no manejo de armas de arremesso, o que poderia incluir arco e flecha (1 Crônicas 8.40). Ele também era conhecido por sua bravura, inteligência e sabedoria, e destacava-se como um servo que amava a Deus.
Israelitas x Moabitas
Após o período de paz sob a liderança de Otniel, o primeiro juiz levantado por Deus, os israelitas se afastaram do Senhor novamente e foram oprimidos pelos moabitas, durante 18 anos (Juízes 3.12-14). Como já havia acontecido, o povo de Israel voltou a clamar ao Criador, que colocou Eúde como juiz, a fim de libertá-los das mãos dos inimigos.
Os moabitas habitavam em Moabe, uma região situada no que é hoje o Estado da Jordânia.
O rei dos moabitas, Eglom, aproveitou a fraqueza dos israelitas para atacá-los. Ele se aliou aos exércitos dos amonitas e amalequitas, cruzando o Jordão e tomando a Cidade das Palmeiras. Essa importante localidade ficava no fértil vale do rio Jordão. Com o poder nas mãos, aquele imponente e perigoso monarca se tornou o grande inimigo a ser derrotado pelo povo de Deus.
Esse rio, o principal da Palestina, nasce no monte Hermon e desagua no mar Morto. O Jordão estende-se por mais de 200 quilômetros, com profundidade variando de um a três metros e largura média de 30 metros. Para você ter uma ideia, isso equivale a um prédio de dez andares deitado. Foi nas suas águas que o povo de Israel atravessou a seco (Josué 3.15,16) e onde Jesus foi batizado por João Batista (Mateus 3.6,13).
Plano infalível
Para derrotar os adversários, não bastava Eúde ter força física; ele também precisaria ter fé e sabedoria (Juízes 3.20-23). Então, o juiz preparou um tributo a ser oferecido ao rei Eglom. Depois de entregar o suposto presente e deixar o palácio, Eúde retornou sozinho e disse ao monarca que tinha uma mensagem secreta para ele. Curioso, Eglom mandou que todos os seus servos saíssem.
Foi nesse momento que Eúde sacou um punhal com a sua mão esquerda e derrotou o rei dos moabitas. Para escapar, esse juiz trancou as portas atrás de si e fugiu. Como os servos do palácio demoraram para ver o rei, quando fizeram isso, já era tarde demais. Em seguida, Eúde liderou os israelitas na batalha e derrotou um exército com cerca de dez mil moabitas (Juízes 3.27-29)!
O detalhe curioso é que Eúde era canhoto (usava a mão esquerda). Ele escondeu o punhal amarrado à coxa direita, por baixo da roupa, porque sabia que ali os guardas não iriam revistá-lo, já que eles checavam normalmente o lado esquerdo (uma vez que os destros pegam a espada desse lado). Por esse motivo, ficou conhecido como “juiz canhoto”.
Oitenta anos de paz
Depois dessa vitória do povo de Deus, a Terra teve paz por 80 anos (Juízes 3.30). Eúde mostrou coragem, fé e sabedoria, contando sempre com o apoio do Deus do impossível. Infelizmente, após sua morte, os israelitas voltaram a fazer o que era mal aos olhos do Altíssimo. Mas Deus, que é paciente e bondoso, continuou a guiar Seu povo, como você verá na próxima edição.
56 Comments
Gostei muito da história, pensei que cada parte da história teria ilustração.
Mas essa ilustração única ficou maravilhosa, não é? Boa sugestão, uma ilustração para cada cena. Deus a abençoe!
Amei muito interessante e bem explicado a história.
Agradecemos imensamente o seu comentário! Deus a abençoe, Joana!
Sensacional
Que bom que gostou do texto, Maria Elena! Deus a abençoe!
A paz do senhor Jesus
Eu amei lê a história de Eude aprendi mais um pouco parabéns 👏👏👏
A paz, Nilda! Deus a abençoe!
AMEI SABER SOBRE EUDE,AINDA NAO TINHA LIDO SOBRE ELE,SE PUDER QUERO CONTINUAR NA SEGUNDA PARTE. OBRIGADA
Quê Deus continue abençoando sua vida muito Bom para a glória de Deus 🙌
Que Deus abençoe sua vida também, Lenilson! Nós da Graça Kids desejamos isso a você de coração!
Gostei muito! Uma mensagem que edifica!
Olá, Ediva! Que essa e outras mensagens da Graça Kids abençoe sua vida. Agradecemos o comentário!
Ótimo
Gostei muito.
Oi, Elisabeth! Que bom que gostou muito! Esteja em nosso site sempre, seja muito bem-vinda! Deus a abençoe!
Meu Deus que coisa linda,Deus ele nos dá estratégias para vencermos as situações difíceis,gostei muito dessa palavra,desse esclarecimento,aprendi que, com paciência,a fé e coragem podemos ser mas que vencedores em Cristo Jesus,temos que ser um dos trezentos valorosos.
Que bom que tirou uma lição boa do texto, Maria Margarida! Deus a abençoe!
gostei =)
Oi, Evelyn! Que bom que gostou! Jesus a abençoe!
Muito bom , saber mais da Palavra de Deus!!! já sabia sobre e Eúde,mas não sabia que ele era canhoto! Deus abençoe!!! Maravilha!
Um canhoto muito inteligente, não? Ficamos contentes que tenha gostado do texto, Cleide!
Que maravilha. De ensinamentos.Glória á Deus.
Olá, Adeildes! Agradecemos o comentário! A paz!
ótimo
DEUS Abençoe sempre
Agradecemos de coração, Alvacir. Deus o abençoe sempre também!
Bom demais, compartilhar dessa história, sobre esse homem chamado Eude que usado de entendimento e guiado por Deus Deus vitória ao povo de Israel.
Que bom que gostou do texto, Vanderley! Deus o abençoe!
Muito interessante!
Oi, Madalena! Que bom que gostou!
Lendo esta informação sobre o juíz canhoto, penso que ainda estou longe de entender porque os homens se mataram e se matam ainda hoje. Se Deus deixou a terra para o homem porque que tem os ditos abençoados e os que se quer merecem viver em paz. Porque o juiz canhoto atacou a outra tribo se foi a tribo de Israel que “pecou” e porque Deus só perdoava a tribo de Israel se voltavam a pecar? Em fim a minha fé em Deus não passa nem perto deste viés de guerra, matar, só ver o próximo como adversário, a minha fé se firma em Jesus que não matou , não mandou matar, não condenou ninguém e perdoou quantas vezes fosse preciso, porque alguém já se imaginou perdoando 490 vezes e foi que ele disse. Perdoa não 7 vezes, mas 70×7. É nessa palavra de Jesus que me firmo e amo cada vez mais seus ensinamentos.
Francisca, todo questionamento é válido. Continue se firmando na Palavra de Jesus. Que Ele a abençoe cada vez mais!
Parabéns pela iniciativa, foi maravilhosa a leitura. 🥰
Agradecemos, Izabel! Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e amor para que o nome do Senhor seja louvado!
Amei
Que bom que gostou da história, Adriana! Agradecemos o comentário!
achei muito interessante … vivendo e aprendendo!
👏👏👏👏
Que bom que gostou de saber da história, Ricardo! Deus o abençoe!
Gostaria de receber as histórias bíblicas da graça Kids
Olá, Sueli! Você encontra as histórias bíblicas na aba Professor deste site mesmo.
Maravilhosa a história e bom entendimento.
Também achamos a história maravilhosa. Agradecemos muito o carinho no comentário!
MUITO BOM
Agradecemos o seu comentário. Deus o abençoe, Sergio!
Que benção de Deus essa ilustração! Bem didática, com tópicos e de fácil entendimento. Que Deus em nome de Jesus, continue dando boas idéias, inteligência para aplica-las e sabedoria. Amei 🥰
Amém, Ellen! As ilustrações são feitas com muito empenho pelos desenhistas da Turminha da Graça. As mãos abençoadas deles fazem tudo acontecer! A paz!
Gostei muito! Aprendo com Eude o juiz canhoto de Israel, mas um tópico da história dos povos daquela época.
Sempre aprendemos com as narrativas bíblicas. Elas nos ensinam sobre o poder de Deus em nossa vida.
Top show 🙏🙏
Eu sou conhoto k e não conhecia essa história na bíblia,,,, mais é benção 🙏
Muito boa a história, não é mesmo, Samuel?! Você é canhoto como Eúde? Que legal! Deus o abençoe!
Não conhecia essa história e achei bem interessante.
É mesmo muito boa a história, Sueli! Há outras edições em que temos a editoria Descubra a História. Procure por aqui, no site. Você vai curtir também!
Leitura Clara e muito boa 🙏
Agradecemos o seu comentário, Elinete! Criamos o texto com muita pesquisa, mas também com muito carinho.
Parabéns pela ilustração e a forma como a história foi contada, Meu nome é EUDE, minha mãe retirou da bíblia, porem esqueceu o acento.kkkkk Mas tenho algunas caracretisticas (BOAS) de EÚDE que levo na minha personalidade. Obrigado
Que legal como sua mãe escolheu seu nome! Deus o abençoe!