Prepare-se para viver uma incrível viagem por esse continente!
Por: Sandro Miranda | Arte: Freepik
Gigante pela própria natureza
Com mais de 30 milhões de quilômetros, o continente africano é o terceiro maior do planeta! Dê uma olhadinha no mapa para ter uma ideia disso. Com base nas estimativas da ONU em março de 2024, mais de 1 bilhão e 485 milhões de pessoas moravam lá. Em sua vasta extensão, a África possui 54 países, sendo a Nigéria o mais populoso. E sabe quantos idiomas são falados por lá? Aproximadamente dois mil, sem contar os dialetos!
Olha que legal! Existem alguns países africanos que têm o português como língua oficial. São eles: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Equatorial.
O majestoso Nilo
Ao longo do rio Nilo, o segundo mais extenso do mundo, ficando atrás apenas do rio Amazonas, as águas serenas seguem um curso de belas e históricas paisagens. O Nilo pode ser considerado o “berço” da civilização, por ter sido muito importante na história do Egito Antigo. Suas cheias anuais depositavam nutrientes nas margens, permitindo o florescimento da agricultura e o surgimento de uma das mais antigas e avançadas civilizações do mundo que se desenvolveu naquela região.
Esse rio teve participação em uma das narrativas bíblicas mais emocionantes. O libertador Moisés foi colocado em um cesto de junco em suas águas (Êxodo 2.3). Aliás, essa história é contada nas páginas do Aprenda com Eles desta edição. Confira!
O imponente Kilimanjaro
Outro lugar bastante conhecido é o monte Kilimanjaro, que possui o pico mais alto da África, com 5.895 metros de altura. Seu nome significa montanha branca ou montanha brilhante. Ele é um antigo vulcão, localizado ao Norte da Tanzânia, na fronteira com o Quênia. Seu cume nevado se destaca entre o céu azul, proporcionando um visual deslumbrante e criando um contraste incrível com as paisagens africanas ao redor. O monte é um dos destinos mais populares para alpinistas e apreciadores da natureza de todo o mundo.
A imensidão do Saara
O maior deserto quente do mundo cruza diversos países. Entre eles, estão: Argélia, Marrocos, Líbia, Tunísia e Sudão. Sob o sol escaldante, as dunas de areia dourada criam um espetáculo impressionante. De dia, a temperatura pode ultrapassar os 50 graus Celsius. Porém, de noite, o frio é intenso, com temperaturas negativas.
Apesar de toda a aridez do Saara, existem por lá oásis escondidos, onde vivem diferentes povos, e há uma rica biodiversidade, adaptando-se às condições extremas do ambiente.
Um lago que pode explodir?
O lago Kivu, localizado entre Ruanda e a República Democrática do Congo, é o caminho por onde passam pescadores todos os dias, sem suspeitar de que lá embaixo, bem nas profundezas, há bastante dióxido de carbono e metano retido. São gases altamente explosivos!
Para evitar uma catástrofe, os cientistas monitoram de perto o lago e tomam medidas preventivas a fim de reduzir o risco de uma possível explosão. Isso inclui instalar sistemas que diminuem, aos poucos, o excesso de gás no local e a pressão nas águas.
E os bichos, cadê?
Conheça os soberanos da savana! Dos majestosos leões aos imponentes elefantes, passando pelas graciosas girafas, as habilidosas chitas e pelos ágeis guepardos (os felinos mais rápidos do planeta), a África abriga uma incrível diversidade de vida selvagem.
Você sabia que as girafas, um dos animais-símbolos desse continente, têm línguas azul-escuras, que podem medir até 50 centímetros de comprimento? Elas são perfeitas para alcançar folhas nas árvores. Além disso, esses animais possuem outra curiosidade: tiram cochilos rápidos e em pé. Interessante, né?
Em parques nacionais, como o Serengeti e o Kruger, é possível ver de perto a beleza e a grandiosidade dos animais africanos em seu habitat natural.
De encher os olhos
Da vastidão das savanas às exuberantes florestas tropicais e aos áridos desertos, a África é um paraíso de biodiversidade. Você pode se aventurar pela densa floresta do Congo, lar de gorilas das montanhas e chimpanzés, ou explorar as planícies intermináveis do delta do Okavango, onde elefantes e hipopótamos se refrescam nas águas tranquilas. Por isso, é fundamental proteger esse continente e seus preciosos ecossistemas, garantindo um futuro sustentável para as próximas gerações.
Um alô para quem gosta dos dinossauros! Um fóssil de 230 milhões de anos, encontrado no Zimbábue, é o dino mais antigo já achado na África. Acredita-se que ele seja um ancestral em menor escala dos gigantescos saurópodes.
14 Comments
Parabéns, muito importante seu trabalho!
Essa matéria mexeu com nosso coração. O povo africano é maravilhoso, o continente africano é cheio de riqueza natural e artística!
Encantador e povo nem se fala resiste a toda forma de dificuldade
Sim, um povo que merece nossa admiração e nosso respeito. Afinal, nós brasileiros somos uma mistura de etnias em que África se faz muitíssimo presente! A paz!
Sou professora, estou estudando a África, a vida do passado e agora vou pro presente, vou levar pra sala ,alunos de sétimo e sexto.
Que maravilha, professora Elza! Nossa intenção é também essa, que o conteúdo da Turminha possa ser trabalhado em aula. Essa matéria mexeu muito com nosso coração! Deus a abençoe em sua profissão!
No momento estou fazendo um curso sobre os povos quilombolas e também sobre os povos de origem africanos. Amei esse texto. Amplia o nosso conhecimento.
Também amo os povos africanos.
O texto da parte 2 está disponível, Eliana! Agradecemos o seu comentário!
Muito importante que todos conheçam o verdadeiro berço da Humanidade!
Que bom que gostou da matéria, Gisele! Deus a abençoe!
E sempre importante estudo sobre o África. Espero ter material educativo sempre.
Foi uma matéria muito bem feita mesmo. A África é surpreendente! Agradecemos o comentário.
Excelente o conteúdo sobre o Continente Africano. Um continente com vasto conteúdo, civilizações milenares. Povos e cultura diversificados. Amei.
Olá, Iramila! Nós amamos fazer essa matéria! A África é um excelente realmente fabuloso!