Versículo-chave
E o Senhor foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou baalins.
2 Crônicas 17.3
Mensagem de fé
O que Roboão e Josafá têm em comum? Eles foram reis, e suas histórias nos ensinam lições importantes. Uma delas é o que acontece com quem obedece aos conselhos divinos. As decisões pessoais desses dois homens revelavam as motivações do coração deles. Tais escolhas acabavam refletindo na vida do povo. Quando o rei buscava o Senhor, a população era abençoada; porém, quando ele se desviava do caminho do Criador, todos caíam em pecado, virando as costas para Deus. Sendo assim, eram corrigidos pelo Altíssimo. O Todo-Poderoso não deixou de enviar Seus profetas para proclamar Sua Palavra. Daí a importância de sujeitarmos nossas decisões a pessoas maduras espiritualmente, porque na multidão de conselheiros, há segurança (Provérbios 11.14)!
Objetivos
– Reconhecer que devemos ouvir os conselhos de pessoas sábias.
– Compreender que a sabedoria está disponível para todos os cristãos.
Preparando a aula
Nesta lição, estudaremos a vida de Roboão e Josafá, que reinaram sobre Judá. Ao iniciar a semana, ore pelos seus alunos, a fim de que entendam o conteúdo ministrado e consigam praticá-lo. Organize a sala de aula e prepare, com antecedência, todo o material a ser utilizado. Será preciso:
– Escrever o nome dos 66 livros da Bíblia no quadro ou em uma cartolina.
– Separar balões de festa vazios e colocar dentro de cada um deles uma pergunta referente ao nome de um livro bíblico.
Deixe alguns balões sem pergunta. A quantidade de bexigas deve ser o dobro do número de alunos da turma. As questões serão sobre os nomes dos livros bíblicos e terão de ser de fácil entendimento e resposta. Veja alguns exemplos: “Qual é o nome do livro da Bíblia que tem as letras D e T?” Resposta: Deuteronômio. “Qual é o nome do livro da Bíblia que tem a menor quantidade de letras?” Resposta: Jó. “Qual é o nome do livro que começa com a letra Z?” Resposta: Zacarias. “Qual é o nome do livro da Bíblia que tem a maior quantidade de letras?” Resposta: Tessalonicenses.
– Fazer cópias das atividades para os alunos (páginas 84 e 85).
Recebendo os pequeninos
Cumprimente os alunos e, em seguida, coloque-os sentados em círculo. Verifique se há visitantes e os apresente ao restante da turma. Conte às crianças que a lição do dia é sobre os reis de Judá e os conselhos que receberam dos profetas de Deus. Comente que os pais delas são conselheiros importantes, porque demonstram preocupação e zelo quando dizem, por exemplo: “Coma verduras para crescer; “Estude para ser inteligente”. Pergunte aos alunos se eles se lembram de algum conselho recebido. Ressalte que o Senhor nos deixou as melhores orientações reunidas em um único Livro: a Bíblia Sagrada!
Louvando ao Senhor
Como nesta lição os alunos entenderão que o Criador deixou para nós os Seus conselhos reunidos nas Escrituras, sugerimos o louvor Livros da Bíblia, do Missionário R. R Soares. Durante a canção, acompanhe com a turma o nome dos livros escritos no quadro ou na cartolina. Ensine aos pequenos que outra maneira de louvar é levando ofertas para o Rei dos reis. Diga-lhes: “Neste momento, consagraremos toda a nossa vida ao Altíssimo cantando, orando e entregando nossas ofertas. Vamos pedir ao Senhor que elas sejam úteis na obra dEle”.
Descobrindo histórias…
Sábado, calor e um rio perto de casa. Carla, Talita e Sônia estavam animadíssimas para brincar lá. No entanto, antes de saírem, a mãe de Carla pediu que elas tivessem atenção:
— Meninas, fiquem nas margens do rio para a correnteza não levar vocês! Vou observá-las aqui da janela da cozinha (figura 1).
E lá foram as três. O dia estava maravilhoso, e a água fresquinha!
— Carla, venha mais para o meio, aí está muito raso! – chamou Talita.
— Não posso! Lembre-se do que a mamãe falou! – respondeu Carla.
O alerta da mãe ainda estava na cabecinha da menina. Talita voltou para a beira do rio, e Carla resolveu contar para as amigas uma história bíblica:
— Quando o rei Salomão morreu, seu filho Roboão o sucedeu no trono de Israel. Então, o povo pediu a ele que diminuísse os impostos, pois eram altos (2 Crônicas 10.3,4). Os sábios disseram para o novo rei atender ao pedido das pessoas (2 Crônicas 10.6,7), mas Roboão preferiu ouvir os amigos mais jovens, que o aconselharam a ser mais rigoroso (2 Crônicas 10.8-11). Conclusão: toda a população se revoltou e foi embora, deixando Roboão somente como governante do Reino do Sul, que era composto pelas tribos de Judá e Benjamim (figura 2). As outras dez tribos de Israel foram para o Reino do Norte e passaram a ter outro rei (2 Crônicas 10.15-17).
— Roboão acabou se dando mal! – completou Talita.
— Já o quarto rei de Judá, chamado Josafá, ganhou o respeito das nações vizinhas por ser um bom governante (2 Crônicas 17.10). Entretanto, certa vez, ele se aliou a Acabe, um rei idólatra e desobediente. Essa atitude desagradou ao Altíssimo, que mandou o profeta Jeú adverti-lo (2 Crônicas 19.2) (figura 3). Josafá ouviu os conselhos do mensageiro de Deus e se arrependeu, dando ordens para que toda a população obedecesse ao Senhor (2 Crônicas 19.9,10). Com isso, alcançou a vitória em uma grande guerra.
— Se eu fosse a rainha de um povo um dia, agiria igual a Josafá! – disse Talita.
— Não foi bem isso que vi hoje! – retrucou Carla. — Você foi para o meio do rio, contrariando as recomendações da minha mãe.
— Mas eu sempre escuto os conselhos que recebo. Só de vez em quando que dou uma escapadinha…
— Foi por isso que o povo de Israel foi parar em um cativeiro na Babilônia e ficou preso lá por anos.
— Tá! Mas como vou saber se um conselho é bom ou ruim? – questionou Talita.
— Isso é simples! Conselho bom é aquele que obedece à Palavra! Não existe livro de conselhos melhor do que a Bíblia! Deus é o nosso maior Conselheiro! – explicou Carla, finalizando a conversa.
Então, as meninas voltaram a brincar, só que, agora, nas margens do rio, conforme a mamãe havia aconselhado (figura 4).
Colocando em prática
Atividade 1
Entregue aos alunos os lápis e as borrachas e lhes faça as perguntas de acordo com a história.
a) Descreva as principais diferenças entre os reinados de Roboão e de Josafá.
b) Deus mandou o profeta Jeú advertir o rei Josafá sobre sua aliança errada com Acabe (2 Crônicas 19.2). O Senhor é o nosso principal Conselheiro! Costuma pedir conselhos ao Criador? Já leu, na Bíblia, algo que ajudou você em alguma situação?
Atividade 2
Oriente as crianças a numerar os fatos ocorridos com os reis Roboão e Josafá, conforme a sequência narrada:
( ) Josafá ouviu os conselhos do profeta e se arrependeu.
( ) Roboão sucedeu seu pai, Salomão, no trono de Israel.
( ) Josafá fez aliança com Acabe, um rei idólatra e desobediente.
( ) O povo pediu que o rei Roboão diminuísse os impostos.
( ) Josafá fez o seu reino crescer, e as nações vizinhas o respeitavam.
( ) Os homens sábios aconselharam Roboão a atender ao pedido do povo.
( ) Josafá foi o quarto rei de Judá.
( ) O Altíssimo mandou o profeta Jeú advertir o rei Josafá.
( ) Roboão preferiu ouvir os amigos mais jovens, que o aconselharam a ser mais rigoroso.
Hora da despedida
Peça aos alunos que ajudem na arrumação da sala e enfatize a relevância de ouvirmos os conselhos de pessoas sábias, que obedeçam à Palavra. Faça uma oração de gratidão a Deus e incentive as crianças a compartilhar, na aula seguinte, as bênçãos da semana. Converse com os responsáveis sobre o que foi ensinado, solicitando que eles revisem a matéria.