1 Samuel 1.1 – 7.17
Versículo-chave
Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho.
1 Samuel 2.18
Mensagem de fé
Ana desejava ser mãe, porém era estéril. Por causa disso, chorava muito em oração. No entanto, sua fé era inabalável! Um dia, o Senhor a atendeu, e veio Samuel! A fim de pagar seu voto, ela entregou o filho à casa de Deus, onde ele cresceu sendo ensinado pelo profeta Eli. Desde pequeno, o menino ministrava no templo, uma prova de que transmitir a Palavra independe da idade.
No entanto, Samuel ainda não compreendia a voz do Senhor. Depois de ouvi-la três vezes e procurar pelo sacerdote, ele entendeu que o Altíssimo falava com ele. Dali em diante, recebeu a missão de instruir o povo a se voltar para o Criador e obedeceu ao chamado. Seu ministério foi grandioso. O povo o ouviu e deixou os outros deuses: E foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel (1 Samuel 7.12,13). Está aí a importância de ser sensível à voz de Deus!
Objetivos
– Aprender o quanto é bom servir a Deus com dedicação e obediência.
– Entender que Deus fala conosco por meio da Sua Palavra.
Preparando a aula
Nesta lição, os alunos aprenderão sobre o chamado de Samuel, bem como a obediência e dedicação dele em cumprir a ordem do Senhor. Ore a Deus e peça a direção do Espírito Santo para a Palavra chegar ao coração dos pequeninos. Lembre-se de que o bom professor é aquele que prepara previamente a aula, organizando todo o seu material. Para prosseguir, você precisará:
– Fazer cópias das atividades para os alunos (seção: Colocando em prática).
Recebendo os pequeninos
Receba os alunos com afeto, incentivando cada um a se apresentar de pé em um círculo. Segurando uma bola, eles deverão dizer o nome e uma atividade que gostam de fazer, como estudar, jogar video game, brincar. Aquele que deixar cair a bola ou passá-la para alguém que já se apresentou imitará um bicho.
Após essa etapa, fale que Samuel também gostava de uma atividade específica: estar na casa de Deus, servindo-Lhe. Explique aos pequeninos que O aprendizado será sobre o livro de 1 Samuel. A narrativa descreve a transição do período dos juízes para o dos reis. Conte a eles que, por 200 anos, Israel foi governada pelos juízes e que Samuel, que significa pedido a Deus, foi o último juiz de Israel e o primeiro sacerdote e profeta a servir durante o período dos reis.
Pergunte aos alunos como podemos servir ao Senhor com dedicação. Aprofunde o tema, indagando: “Será que podemos ouvir a voz do Criador?”. Fique atento às respostas e diga que o Altíssimo chamou Samuel e falou com ele. Frise que hoje Deus fala conosco por meio da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
Louvando ao Senhor
O louvor é uma ferramenta importante de adoração. Por meio dele, falamos com Deus e, muitas vezes, fazemos pedidos a Ele. Sugerimos a música Eu quero ver a Tua mão, da Turminha da Graça. Se a garotada não conhecer a canção, ensine-lhe o refrão para ter um lindo coral.
Após esse momento, explique sobre o dízimo e a oferta. Incentive as crianças a serem gratas ao doar, pois mais bem-aventurada coisa é dar do que receber (Atos 20.35). O dízimo é a décima parte de tudo o que recebemos, e a oferta é algo a mais que damos a Deus por amá-Lo. Dê exemplos concretos de ofertas ao Senhor: tempo, dinheiro, louvor.
Descobrindo histórias…
Era um dia ensolarado quando Lucas acordou, tomou café da manhã e foi meditar na Palavra. Já Paulo, seu irmão, partiu para jogar vídeo game, e assim ficou a manhã inteira (figura 1). Após o almoço, a mãe dos meninos os levou à igreja para ajudarem na arrumação do templo. Lucas ficou animado, enquanto Paulo não queria saber de conversa. A mãe perguntou por que ele estava zangado. Paulo lhe respondeu:
— Porque eu queria ficar em casa jogando video game, e não vir para cá!
A mãe de Paulo imediatamente mandou que ele parasse de ajudar. Isso porque, quando fazemos algo para Deus, não pode ser com raiva, e sim com amor. Em seguida, pediu a ele que lesse a Bíblia.
— Eu não gosto de ler a Bíblia! − resmungou o garoto.
A mãe, então, resolveu contar a história do profeta Samuel para eles:
— Ana era casada com Elcana e vivia triste, pois não podia ter filhos. Certo dia, ela fez um voto a Deus: se engravidasse, entregaria seu filho para servir-Lhe (1 Samuel 1.11). E assim aconteceu. Ana chamou o menino de Samuel. Quando ele tinha, aproximadamente, três anos, ela o entregou aos cuidados do sacerdote Eli para o pequeno servir ao Senhor no templo (figura 2). O sacerdote tinha filhos. Eles não respeitavam a casa de Deus. No entanto, Samuel se empenhava em obedecer ao Pai celeste e cuidar do Tabernáculo (1 Samuel 2.18). Nesse templo, ficava a arca da Aliança com as tábuas dos Dez Mandamentos, e ali habitava a presença do Todo-Poderoso. Em uma noite, enquanto Samuel dormia, ele escutou alguém chamando-o: “Samuel, Samuel” (1 Samuel 3.4) (figura 3). No início, ele pensou que fosse Eli, porém o sacerdote disse que não o havia chamado. Isso aconteceu mais duas vezes, e, na terceira, aconselhado por Eli, Samuel respondeu: “Fala, Senhor, pois o Teu servo está ouvindo” (1 Samuel 3.10). O Onipotente, então, deu-lhe uma mensagem sobre Eli, dizendo que, porque os filhos dele não O respeitavam, eles teriam um triste fim. Deus falou com Samuel e fala conosco hoje por meio da Palavra (Hebreus 4.12). Por isso, é importante fazermos igual a Samuel: devemos nos dedicar à obra do Senhor.
Paulo ficou pensativo e entendeu que estava errado. A partir daquele momento, passou a cuidar da casa do Senhor e a meditar na Palavra. Ele compreendeu que ouvir a voz de Deus é o melhor caminho que podemos seguir (figura 4).
Colocando em prática
Distribua lápis para os alunos e leia os enunciados das atividades em voz alta. Dependendo da faixa etária da turma, ajude-os na execução da atividade.
Hora da despedida
Revise o ensinamento sobre o chamado de Samuel e sua obediência em servir a Deus. Peça ajuda às crianças para arrumar a sala e ore com elas pedindo a proteção do Senhor. Despeça-se de todos, desejando que tenham uma semana abençoada. Reforce com os responsáveis que estudem com os pequenos o conteúdo da aula em casa, ressaltando que Deus fala conosco, nos dias de hoje, por meio de Sua Palavra. Ler a Bíblia é um hábito que precisa ser praticado diariamente!
14 Comments
O site está sensacional! Parabéns!
Olá, Christiane Postigo!
Louvamos a Deus por mais este projeto. Que ele venha alcançar mais crianças e família, com o poder de Deus, e abençoar o trabalho de quem se dedica à escola bíblica infantil. Agradecemo o carinho!
O site está maravilhoso! Que Deus abençoe toda a equipe cada vez mais!!
Olá, Ana Luiza!
Ficamos felizes que tenha gostado. Que o nosso conteúdo abençoe a sua vida e de toda a sua família!
site incrivel!!!!!
Olá, Bruno!
Agradecemos o comentário. Que Deus o abençoe!
Deus abençoe muitíssimo cada vez mais todo esse lindo trabalho para as nossas crianças e adolescentes. Aleluia! Amém Jesus.
Olá, Tatyana!
Agradecemos pelo comentário. Que Deus abençoe a sua vida!
Olá, gostaria de saber se posso imprimir a história para meus alunos 🙂
Olá, professora Grazziela! Pode, sim, agradecemos por perguntar! Só é proibida a reprodução para comercializar. Boa aula para vocês!
Amei está aqui louvado seja o Senhor por este trabalho lindo,que possamos alcançar os pequeninos 🙏🏽 Deus abençoe graça Kids
Olá, Mirian! Deus a abençoe também! Como é bom ler palavras abençoadas assim, nosso trabalho é fortalecido!
Eu adoro ler a blìbla porque a blìbla faz a gente ir por céu e agradecer a Deus 😀
Ler a Bíblia é maravilhoso mesmo! Deus o abençoe, Gildomar!