Salmos 2, 16, 22, 40, 69, 72, 89, 110
Versículo-chave
Proclamei as boas-novas de justiça na grande congregação; jamais cerrei os lábios, tu o sabes, Senhor.
Salmo 40.9
Mensagem de fé
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Tessalonicenses 4.16). Que lindas palavras! Jesus Cristo vindo dos Céus, e a Terra rompendo em louvor diante dAquele que recebeu um lugar de honra ao lado do Deus Pai. Sua volta será majestosa e terá como objetivo resgatar aqueles que são Seus; os que foram aprovados e merecedores da vida eterna.
Todo cristão deve ter certeza da volta de Jesus e esperar por esse momento glorioso em que viverá para sempre ao lado do Criador. No entanto, esse acontecimento não deve ser apenas aguardado, mas também anunciado. Quanto mais proclamarmos essa verdade, mais pessoas terão a oportunidade de fazer parte da Igreja do Senhor, a qual Ele buscará para Si, como demonstração final do Seu amor.
Objetivos
– Afirmar que Jesus Cristo voltará à Terra para buscar a Sua igreja.
– Entender que é preciso anunciar a vinda do Salvador.
Preparando a aula
Nesta lição, os alunos aprenderão sobre alguns Salmos que predizem a vinda de Cristo à Terra. Essa é uma ótima oportunidade para que os alunos entendam que Jesus é citado em toda a Bíblia, não apenas no Novo Testamento. Estude os Salmos selecionados e se prepare para esclarecer todas as dúvidas durante a aula. Ore antes de iniciar os preparativos da lição e peça ao Espírito Santo que ajude as crianças a compreender o tema do dia. Elabore um plano de aula de acordo com as características e necessidades de sua turma, organizando tudo previamente.
Para a aula, você precisará:
– Fazer cópias das atividades para os alunos (seção: Colocando em prática).
– Decorar a sala com cartazes que contenham anúncios, como panfletos de roupas, encartes de supermercados. Utilize imagens de revistas e jornais para a confecção desses materiais.
Recebendo os pequeninos
Recepcione os alunos com alegria e pergunte como passaram a semana. Faça a chamada e apresente os visitantes, dando-lhes boas-vindas. Reúna os pequenos em círculo e ore para iniciar a aula.
Mostre a decoração da classe e pergunte às crianças o que elas entendem ao olhar os encartes, se sabem a serventia deles etc. Ouça atentamente as respostas e diga a elas que esse material tem o propósito de anunciar produtos, para que sejam conhecidos e comprados, a chegada de uma pessoa ou até mesmo a previsão do tempo.
Pergunte às herancinhas: “Vocês têm anunciado a volta de Jesus?”. Fique em silêncio durante um tempo e peça a todos que façam o mesmo, para que reflitam um pouco sobre a pergunta. Depois, ensine que a Bíblia anuncia a vinda do Messias à Terra e que Ele morreu e ressuscitou para nos salvar, levando sobre Si os pecados da humanidade. Cristo, entretanto, ao voltar para o Céu, prometeu retornar para buscar a Sua Igreja. Esse momento é aguardado pelas pessoas que O amam, mas ninguém sabe o dia e a hora em que isso acontecerá. Será que estamos preparados para a volta do Mestre?
Louvando ao Senhor
Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente (Salmo 16.11). Jesus é o nosso Senhor e Salvador, por isso temos de louvá-Lo. Ao entoar um louvor, falamos tudo o que sentimos e transmitimos gratidão por todo o Seu sacrifício de amor.
Estimule os alunos a adorar o único e verdadeiro Deus. Sugerimos a canção Jesus é bom, da Turminha da Graça. Ensine o refrão da canção a eles e bata palmas durante a música.
Após esse momento, recolha as ofertas e ensine que esse ato representa uma ação de graças a Deus por tudo o que o Senhor tem nos dado. Como promessa, o Altíssimo garantiu que salvaria todos aqueles que andam nos Seus caminhos (Salmo 50.23).
Descobrindo histórias…
Ângela mal piscava, assistindo à TV com a mãe. A notícia de que um furacão havia destruído uma cidade inteira estava em todos os canais (figura 1 – site Graça Kids).
— Ainda bem que as autoridades conseguiram avisar os habitantes de lá antes! − disse Ângela.
— É verdade, filha! Graças a Deus, ninguém ficou ferido! − exclamou a mãe. — Por falar em comunicados importantes, você sabia que a vinda de Jesus à Terra também foi anunciada?
— Sim, está tudo na Bíblia, né? No Novo Testamento − respondeu a menina.
— Não só lá! − ponderou a mãe, pegando uma Bíblia que estava em cima da mesa da sala. — Jesus é citado em toda a Escritura. No livro dos Salmos, encontramos alguns capítulos que são chamados de messiânicos. Eles anunciam a vinda do Messias, o Ungido de Deus, que é Jesus Cristo, e falam sobre a Sua vida, morte, ressureição e até do Seu reinado aqui na Terra (figura 2 – site Graça Kids).
— Essa eu não sabia! − disse a menina, surpresa.
— Davi anunciou que Jesus é Filho de Deus (Salmo 2.7) e que viria à Terra para cumprir a vontade do Pai (Salmo 40.7,8), levando sobre Si os pecados do mundo e governando sobre todas as nações (Salmo 2.8). Também foi previsto que, quando Ele estivesse entre os homens, seria perseguido (Salmo 2.2,3) e morto em uma cruz de madeira.
— Como Davi sabia disso tudo? Ele adivinhava o futuro? − indagou Ângela.
— Não! Foi Deus quem usou Davi e vários outros salmistas para anunciar a vinda de Cristo − respondeu a mãe. — Davi descreveu a dor que Jesus suportaria, sendo maltratado, zombado e humilhado a ponto de O deixarem com sede (Salmo 69.21).
— Quanta maldade! Além de baterem em Jesus, eles O deixaram sem água.
— Davi ainda declarou que Jesus, por obedecer ao Pai celestial, ressuscitaria do mundo dos mortos (Salmo 16.10) para firmar o Seu reino e ser o nosso único Salvador. Mais tarde, Salomão, filho de Davi, fez uma comparação entre o reino de Israel e o Reino de Cristo. Ele disse que o Reino de Jesus seria eterno (Salmos 72.1-5,17) e por todo o mundo (Salmos 72.8-11,19), tendo prosperidade, honestidade e justiça (Salmos 72.2-4), e os inimigos jamais poderiam derrotá-Lo (Salmo 110.1).
— Tudo aconteceu igual ao que eles disseram?
— Sim, minha filha! Jesus, ao morrer, levou todo o pecado da humanidade sobre Si. Contudo, Ele ressuscitou e, ao voltar para o Céu, ainda prometeu voltar à Terra para levar todos os que pertencem ao Seu Reino (figura 3 – site Graça Kids). Mas ninguém sabe o dia e a hora em que isso acontecerá. A Bíblia declara que somente Deus sabe quando será essa volta e que ocorrerá depois que o Evangelho for pregado a todos os povos. As pessoas que hoje aceitam Jesus como único e suficiente Salvador e obedecem à Sua Palavra são livres do mal e passam a fazer parte da família de Deus. Elas viverão para sempre ao lado de Jesus no Céu.
Ângela gostou dessa boa notícia e, assim como os salmistas, resolveu anunciar para todos os colegas da escola que Jesus um dia voltará (figura 3 – site Graça Kids).
Colocando em prática
Entregue os lápis para os alunos e discuta os principais pontos da lição. Informe que eles farão duas atividades para reforçar o que aprenderam com a história.
Hora da despedida
Para finalizar a aula, faça uma revisão de tudo o que foi ensinado e recite o Salmo 2. Explique que, neste Salmo, o Senhor anunciou, por intermédio de Davi, os acontecimentos futuros sobre o que Jesus enfrentaria para nos resgatar e também quando Ele governará sobre todas as nações. Hoje, muitos desprezam o plano da salvação de Cristo. Não percebem que tudo aquilo de que precisam para viver neste mundo já foi conquistado na cruz. Ore com seus alunos e os incentive a viver com temor, pois o Filho de Deus voltará e será em um piscar de olhos. Despeça-se de todos e, se possível, comunique aos responsáveis o tema da lição do dia.
2 Comments
Ameiiiii
Que bom que amou! Agradecemos seu comentário!