Versículo-chave
Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
2 Crônicas 1.10
Mensagem de fé
A sabedoria é um dom. Com ela, o homem consegue tomar boas decisões e reagir bem diante de diferentes circunstâncias.
Pode ser dito que a sabedoria tem a ver com o conhecimento intelectual adquirido e a capacidade de o ser humano separar o certo do errado, agindo com justiça. Mas é Deus que habilita a pessoa a conseguir essas duas coisas.
A Bíblia contém as orientações para todo aquele que almeja um coração sábio. Basta seguir o que ela diz: Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre (Mateus 7.8).
Objetivos
– Entender o que é a sabedoria e como ela pode ser encontrada.
– Compreender que a sabedoria está disponível para todos os cristãos.
Preparando a aula
Nesta lição, os alunos aprenderão sobre a vida de Salomão, o rei mais sábio que já existiu. A história dele também nos ensina o que é a sabedoria e como podemos obtê-la. Ao iniciar os preparativos para a aula, peça ajuda e direção ao Criador, o Dono de toda a sabedoria existente. Crie o seu planejamento, combinando o conteúdo da lição com o tempo de aula. Estude o texto-base e sempre ore pela salvação dos pequenos, porque esse é o primeiro e mais importante objetivo a ser alcançado. Será preciso:
– Fazer cópias das atividades para os alunos (páginas 84 e 85).
Recebendo os pequeninos
Receba as crianças com alegria e entusiasmo por poder compartilhar a Palavra com elas. Abrace cada uma e se esforce para memorizar o nome de todas. Para facilitar esse processo, peça que escrevam em etiquetas o nome delas e as cole em suas roupas. Depois de acomodar os alunos, realize a chamada e a apresentação dos visitantes. Ore com a turma, pedindo sabedoria a Jesus durante a aula.
Inicie a lição distribuindo lápis, folha de papel ofício e envelope de carta. Pergunte-lhes: “Se Deus aparecesse pessoalmente para vocês e lhes desse a oportunidade de fazer apenas um desejo. O que pediriam?”. Oriente os alunos a escrever o pedido na folha e, depois, guardá-la dentro do envelope de carta, assinando o nome do lado de fora. Recolha os envelopes e os coloque sobre a mesa da sala.
Ensine a história de Salomão. Destaque que, certa noite, o Altíssimo lhe apareceu em sonho, concedendo a ele o pedido que quisesse. Salomão quis sabedoria para poder ser um rei bom e justo em Israel. Vocês sabem o que é sabedoria? Vamos descobrir?
Louvando ao Senhor
Conte aos alunos que Salomão construiu um templo para o Onipotente. Esse lugar simbolizava a presença do Pai de amor sobre Israel. Hoje, esse templo é a Igreja.
Sugerimos a canção Jesus, Rei de Jerusalém, da Turminha da Graça [você encontra essa música no site da Graça Kids]. Ponha o cântico uma primeira vez para lhes ensinar. Depois, promova um culto ao Senhor.
Após o período de louvor, comente que o rei Salomão, ao edificar o templo a Deus, ofertou os melhores materiais: ouro, prata e pedras preciosas. Todo o povo o ajudou nessa obra, e, por isso, as pessoas sentiram a presença do Altíssimo sobre aquele lugar. Explique que, ao ofertarmos, contribuímos para a obra de Cristo.
Descobrindo histórias…
Bibi é uma menina alegre e simpática. Por ser comunicativa, foi escolhida na escola como representante de turma. Porém, essa incumbência a deixou nervosa. “Não quero decepcionar os meus amigos! Será que vou saber tomar as atitudes corretas?”, pensava ela, refletindo acerca do assunto (figura 1).
Tia Nair, percebendo a inquietação de Bibi, aconselhou-a:
— Você só precisará ter algo: sabedoria!
— Sabedoria? – repetiu Bibi, intrigada.
— Isso mesmo! – confirmou Tia Nair. — Sabedoria nada mais é do que saber tomar as atitudes corretas em todas as situações.
— É disso que eu preciso! Como faço para ter sabedoria?
— A resposta está na história de Salomão, o rei mais sábio que já existiu. A Bíblia mostra que ele reinou em Israel após a morte do seu pai Davi. Sua responsabilidade em governar era grande, e ele tinha de ser um rei justo.
— É como eu tenho de ser com a minha turma! – interrompeu a menina.
— Salomão era obediente aos mandamentos do Senhor e, portanto, foi abençoado. Certa noite, Deus, em sonho, deu-lhe a oportunidade de pedir o que quisesse. Salomão não pensou duas vezes e escolheu ter sabedoria para fazer um bom governo (figura 2). Para ele, esse dom é um dos grandes tesouros que alguém pode possuir e reconhecia não ser capaz de julgar todas as causas do reino somente pela inteligência dele (2 Crônicas 1.10).
— E ele recebeu o que pediu? – perguntou Bibi.
— Sim! Deus ficou tão feliz com o pedido de Salomão que ainda lhe entregou riquezas, bens e honra, nunca dados a nenhum outro rei (1 Reis 3.12,13). Com a sabedoria, Salomão construiu um templo para o Senhor, empenhando-se ao máximo nessa obra. Esse lugar simbolizava a presença constante de Deus sobre o povo de Israel. O templo tinha paredes cobertas de ouro e incontáveis riquezas. Quando ficou pronto, a arca do Concerto foi levada até lá, e a glória do Senhor o encheu de tal forma que as pessoas não conseguiram permanecer de pé (2 Crônicas 5.2-14) (figura 3).
— Uau! Eu queria estar nesse templo! – disse Bibi.
— Depois disso, o rei realizou mais obras maravilhosas: construiu a própria casa e edificou cidades. Sua fama se espalhou entre os demais reis, que vinham de todas as partes do mundo para ouvir os seus conselhos. Certa vez, a rainha de Sabá ficou tão maravilhada com a sabedoria de Salomão que lhe ofereceu presentes (2 Crônicas 9.1-12). Ele escreveu três livros da Bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Apenas Jesus Cristo foi mais sábio que ele!
— Que história linda, tia! Será que ainda sobrou sabedoria para mim, ou Deus deu tudo para o rei?
— A Bíblia declara que aquele que deseja sabedoria deve pedir ao Senhor, e Ele a dará (Tiago 1.5). Nós a encontramos quando meditamos nas Escrituras.
— Oba! Vou agora pedir essa bênção a Deus! – finalizou Bibi, pegando a sua Bíblia e correndo para o quarto (figura 4). Ela entendeu que o segredo da sabedoria está em uma vida de amor e comunhão com o Todo-Poderoso.
Colocando em prática
Atividade 1
Com base na história, oriente os alunos na resolução do exercício, marcando C para as sentenças que julgarem corretas e F para as falsas. Em seguida, eles devem reescrever corretamente as frases que considerarem falsas.
( ) Salomão reinou em Israel após a morte do seu avô Davi.
( ) Salomão era obediente aos mandamentos do Senhor e, por isso, foi abençoado.
( ) Salomão pediu riquezas, bens e honra a Deus.
( ) Salomão pediu sabedoria ao Altíssimo para ser um rei bom e justo em Israel.
( ) Deus ficou triste com o pedido de Salomão e, além de lhe dar sabedoria, concedeu-lhe riquezas, bens e honra, os quais nunca dera a outro rei.
( ) Salomão construiu um templo para o Senhor. Esse lugar simbolizava a presença constante de Deus sobre o povo de Israel.
Atividade 2
Diga aos alunos que eles devem escolher a alternativa correta.
1 – Quem foi o único homem mais inteligente do que Salomão na Terra?
a) Moisés b) Paulo c) Albert Einstein d) Jesus Cristo
2 – Onde Deus declara que devemos buscar a verdadeira sabedoria?
a) Programas de TV b) Viagens c) Bíblia d) Internet
Hora da despedida
O momento de despedida é muito importante, pois os pequenos precisam ter a certeza de que são amados e de que você os quer de volta na próxima aula. Converse com eles a respeito do que foi estudado na lição e relembre os pontos mais importantes. Entregue aos alunos o envelope de carta que contém o pedido feito no início da aula. Faça uma roda e peça que cada um leia novamente o que escreveu. Depois, pergunte se eles manteriam esse pedido ou mudariam algo. Faça a oração final e os incentive à leitura da Bíblia; ela é a nossa principal fonte de sabedoria.
6 Comments
Amei a página de vocês, excelente material. Muito obrigada por permitir -nos usá-las. Que o Senhor faça a cada um de vocês como fez ao rei Salomão dando sabedoria honra e bens. 🙂
Gessica, agradecemos muitíssimo a que desejou para nós. Que Deus lhe conceda em dobro sabedoria, honra e bens.
Gostei muito do conteúdo, muito gratificante Deus abençoe.
Virgínia, você não sabe o quanto ficamos satisfeitos ao saber que as pessoas gostam das matérias! Deus leve paz e sempre muita sabedoria para sua vida!
Ótimo trabalho ❤️
Agradecemos com muito carinho o comentário, Sônia!