Convertendo corações
Seu tempo com seus filhos tem agradado a Deus?
Por: Ívina Salviano
A Era da Informação trouxe praticidade para muita gente. O desenvolvimento tecnológico presenteia as pessoas com bastante comodidade, que vai dos inúmeros eletrodomésticos e eletroeletrônicos aos sofisticados aplicativos para smartphones.
Graças a esses recursos avançados, economiza-se boa parte da energia que seria utilizada nas atividades diárias, e isso é bom. Contudo, em meio a essas vantagens, convém a seguinte pergunta: o que tem sido feito com o tempo restante? Como as horas a mais têm sido aproveitadas? Por que, em vez de passar mais tempo em família, pais e filhos estão distantes uns dos outros?
Os impactos da modernidade em nosso cotidiano
As facilidades do mundo atual não ocasionaram a almejada “vida tranquila”. Parece que, quanto mais tempo disponível, maior é a procura por ocupações para desperdiçá-lo. Muitos são consumidos pelos estímulos das redes sociais, convencidos a possuir cada vez mais bens materiais e a criar listas de tarefas, por vezes, irrelevantes e intermináveis.
Essa preocupante realidade tem impactado as famílias de modo significativo. A rotina acelerada dos adultos se reflete nas agendas lotadas de compromissos das crianças: aulas de esporte, idioma, desenho, entre outras atividades. É fato que os cursos ajudam bastante no desenvolvimento infantil. No entanto, podem ser formas de ocupar os pequeninos enquanto a atenção dos pais não é direcionada a eles.
Olhar bíblico
Os servos de Deus precisam refletir sobre esse cenário problemático à luz das Escrituras: E converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição (Malaquias 4.6). Pais, é tempo de converter seu coração aos seus filhos, voltando-se afetuosamente para eles.
É o momento de desacelerar, rever prioridades e cumprir o que Deus orientou ao Seu povo por intermédio de Moisés: Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas (Deuteronômio 6.5-9).
Para pensar com carinho
Biblicamente falando, do que uma criança necessita? De alguém que lhe ensine o caminho em que deve andar (Provérbios 22.6). Filhos devem ser instruídos no temor do Senhor (Provérbios 9.10). Precisam conhecer as qualidades do Pai de amor e de que maneira Ele conduz Seu povo até hoje. Pequeninos apresentados ao Salvador e encorajados a andar com Ele sabem sobre a vida eterna e identificam os perigos do pecado. É essencial que aprendam as Boas-Novas do Evangelho desde cedo.
Se há poucos anos para que isso lhes seja apontado, os pais e as mães precisam gastar o máximo de tempo instruindo suas herancinhas na Palavra. Mas, como exercitar isso, se os momentos de comunhão familiar são escassos, principalmente após um dia exaustivo de trabalho? E como competir com a imensidão de conteúdos digitais exibidos nas telas dos celulares?
Faça dos seus filhos discípulos de Cristo. Transforme seu lar em um ambiente de crescimento espiritual. Leia a Bíblia e ore com eles sempre, agradecendo o cuidado de Deus e clamando pela manifestação do poder dEle. Torne o Criador uma pessoa real e presente na sua casa e em seu dia a dia, a partir do seu exemplo.
Entenda a paternidade e a maternidade como ministérios e se disponha a conduzir esse precioso rebanho ao Senhor. Quando isso ocorrer, Ele converterá o coração de suas crianças ao seu, querido pai e querida mãe. O Pai celeste fará esses pequeninos enxergarem você como espelho do amor de Deus para com eles (Efésios 6.1-4).
*Ívina Salviano é evangelista do Crianças Que Vencem, do ministério infantil da Igreja Internacional da Graça de Deus em Manaus (AM)
4 Comments
Olá! Me chamo Wagner, a um tempo atrás assisti com a minha família um filme “lição de vida” indicado por vcs, foi muito bom!! Deveriam indicar mais filmes.
Olá, Wagner!
Ficamos felizes que tenha gostado. Pode deixar que vamos indicar mais filmes.
Boa noite não consegui entrar no grupo de Pais deu lotado,
71986044662
Olá, Eliane!
Vamos criar um novo grupo e atualizar o link no site.