Direto do Sol
Veja como é possível obter energia por meio dos raios solares!
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli
Um novo tempo
Houve uma época em que as pessoas primeiro pensavam em resolver determinado problema e, depois, nas consequências que aquela solução traria para o mundo. Foi isso o que aconteceu quando Thomas Edson acendeu a primeira lâmpada em 1879. A invenção gerou a energia elétrica que temos hoje e facilitou o modo de viver do homem. Mas, também, trouxe impactos ambientais, devido à emissão de gases de efeito estufa. Com o passar do tempo, aumentou-se a conscientização de que é preciso cuidar do planeta, e foi descoberta uma forma de energia gerada a partir do Sol.
O futuro já começou
A energia solar é considerada uma fonte limpa, pois não causa desmatamento, poluição, nem altera o ecossistema. Ela também é renovável, afinal, o Sol nos brinda a cada dia com sua presença. Seu funcionamento ocorre por meio de placas instaladas para captar a luz, empregando o calor dos raios solares na geração de eletricidade (energia fotovoltaica e heliotérmica) ou aquecimento de líquidos (energia térmica). Pode ser obtida em usinas compostas por painéis.
Cada vez mais acessível
O mais legal é que a energia solar está mais acessível. Por exemplo, ela pode ser usada para aquecer a água dos chuveiros e piscinas. Os coletores solares são sistemas que contam com uma superfície escura que absorve a luz do astro rei e transmitem calor para a água, que, por sua vez, fica armazenada (e quentinha) em reservatórios térmicos chamados boilers. Em algumas localidades, já existe o serviço de instalar painéis solares no telhado da casa.
Processo fotovoltaico
Tecnologia pura!
Para o bem do planeta!
Embora tenha diversos benefícios, a energia solar ainda é um desafio para os países. Isso porque os painéis solares produzem pouca energia, sendo necessário um montão deles para abastecer uma cidade inteira. Seu funcionamento também costuma ser comprometido em dias chuvosos ou de muitas nuvens. Como você pode ver, ainda existem barreiras para o aproveitamento máximo do Sol, mas nada que não pode ser superado para o bem, principalmente, da Terra. Que possamos ter mais energias sustentáveis!