2 Samuel 11.1–24.25
Versículo-chave
Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR.
2 Samuel 11.27b
Mensagem de fé
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar (Mateus 24.35). Essa afirmação de Jesus revela o poder contido em Sua Palavra. Diante dela, não há questionamentos, pois é absoluta, plena e eficaz para cumprir o propósito de Deus, além de jamais poder ser alterada ou desfeita. O que o Altíssimo diz é incondicional!
A Palavra nos diz que, se confessarmos os nossos pecados, o Senhor é justo e bom para nos perdoar (1 João 1.9) e nos condicionar a uma vida reta. Contudo, não estamos isentos de assumir as responsabilidades por nossos atos
A Palavra nos diz que, se confessarmos os nossos pecados, o Senhor é justo e bom para nos perdoar (1 João 1.9) e nos condicionar a uma vida reta. Contudo, não estamos isentos de assumir as responsabilidades por nossos atos.
Objetivos
– Saber que não podemos desprezar a Palavra de Deus.
– Entender que o arrependimento gera o perdão, mas não elimina as consequências do pecado.
Preparando a aula
Organize todo o conteúdo a ser ensinado com atenção. Leia, releia, faça anotações. Ao preparar o plano de aula, estude bem a Bíblia.
Fale sobre não desprezar a Palavra do Senhor e as consequências do pecado. Tenha isso em mente, levando em conta a história de Davi, considerado um homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22). Apesar de pecador, ele sempre se voltava com arrependimento para o Senhor. Para esta aula, será necessário:
– Transcrever o versículo de 1 Coríntios 10.12 em duas folhas diferentes, unindo-as em seguida. A primeira parte do versículo deve ser escrita na folha de papel camurça (Aquele, pois, que cuida estar em pé…). Já a segunda parte deve ser escrita em uma folha de lixa grossa (…olhe que não caia).
– Fazer cópias das atividades para os alunos (anexas abaixo).
Recebendo os pequeninos
Receba os alunos com alegria! Faça a chamada e dê atenção especial aos visitantes, pedindo que se apresentem.
Introduza o tema da lição, mostrando aos alunos as folhas que contêm o versículo de 1 Coríntios 10.12: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.
Recite-o com todos e chame dois alunos. Peça a um deles que passe as mãos na folha de papel camurça que contém a primeira parte do versículo. Enfoque o que diz o texto, argumentando que, quando estamos de pé obedecendo à Palavra, a nossa vida é boa e agradável. Em seguida, peça a outro aluno que passe a mão na folha de lixa grossa com a segunda parte do versículo. Explique que, quando pecamos, a nossa vida fica áspera e ruim. Permita que todos os alunos toquem as duas partes do versículo. Ensine que assim ocorreu com a vida de Davi: quando ele estava em obediência, tudo corria bem, mas, quando pecava diante de Deus, tinha de arcar com as consequências do seu erro.
Louvando ao Senhor
Comente que o rei Davi, mesmo nos momentos mais difíceis, louvou ao Senhor. Para esta lição, sugerimos o cântico Deus resolverá, da Turminha da Graça.
Após o momento do louvor, fale sobre a importância de ofertarmos na casa de Deus. Mostre aos alunos que esse ato é bíblico, e esses recursos são para a expansão do Reino dos Céus na Terra.
Oriente um dos alunos a recolher as ofertas e ore com todos, agradecendo ao Pai pelo Seu amor.
Descobrindo histórias…
Pedro estava ansioso para estrear o skate novinho, mas foi proibido pelo pai de sair de casa.
— Filho, é perigoso! Já choveu muito, e as calçadas estão esburacadas – explicou o papai.
Pela janela, Pedro viu os amigos brincando na calçada. Ao perceber que o pai havia cochilado, pegou o skate e partiu para a rua. Depois de fazer várias manobras radicais com a galera, ele caiu em um buraco e ficou todo ralado. Sem falar que passou um carro na hora e jogou um monte de água nele (figura 1).
— Ah! Não! – resmungou o garoto, machucado e molhado.
Com a ajuda dos amigos, Pedro foi amparado até voltar para casa. Ao vê-lo, seu pai logo concluiu o que havia acontecido e pegou a caixa de primeiros socorros para cuidar dos ferimentos.
— Tudo isso aconteceu porque você desprezou a minha palavra – disse o pai.
Pedro abaixou a cabeça e continuou escutando:
— A mesma coisa ocorreu com Davi. Ele era um rei cheio de vitórias, mas se encantou com uma moça chamada Bate-Seba. Ela era casada com Urias, e, ainda assim, Davi a quis como sua mulher (2 Samuel 11.1-4). Para piorar a história, Bate-Seba teve um filho de Davi.
— Sério, pai?! Davi conseguiu enganar Urias? – perguntou Pedro, atento.
— Nada disso. Sabe o que ele fez? Mandou que Joabe, chefe do seu exército, colocasse Urias na linha de frente em uma batalha, pois, assim, ele poderia perder a vida. E foi exatamente o que aconteceu.
— Não acredito! – exclamou Pedro. — Davi era bem malvado, hein?!
— Ele estava cego pelo pecado – disse o pai. — Davi e Bate-Seba se casaram. Deus, entretanto, não gostou nada disso e enviou o profeta Natã para falar com o rei. O profeta fez Davi refletir, e ele se arrependeu dos seus atos (2 Samuel 12.1-13). O Senhor perdoou seu servo, porém o arrependimento dele não apagou as consequências do que havia feito. O profeta declarou que a criança que Bate-Seba teve não resistiria, e isso seria só o começo dos problemas de Davi (2 Samuel 12.14) (figura 2).
— É, Davi se deu mal mesmo! – disse o menino.
— O filho de Davi faleceu, para tristeza dele e da esposa. Passado um tempo, Bate-Seba engravidou novamente e deu à luz Salomão (2 Samuel 12.24). Após um período de tranquilidade, os problemas na vida de Davi voltaram, envolvendo três dos seus filhos: Amnon, Tamar e Absalão (2 Samuel 13.10-14;28.29). Depois de tanta tribulação, o rei terminou os seus dias louvando o Todo-Poderoso (figura 3).
— O senhor me perdoa por ter desprezado o que disse, papai? – perguntou Pedro.
— Eu perdoo você – respondeu o pai. — Mas ficará alguns dias sem o skate.
— Ah! Não! — disse Pedro com as mãos na cabeça (figura 4).
Colocando em prática
Entregue aos alunos os lápis e as folhas de atividades. Leia em voz alta os enunciados.
Atividade 1
Oriente as crianças a colocar na ordem a cena que mostra Davi entristecido por ter desobedecido à Palavra de Deus.
Resposta: 4, 3, 6, 2 ,1 ,5
Atividade 2
Diante de todo o aprendizado, ajude os alunos a julgar as afirmativas abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso). Se for preciso, releia a história como reforço.
( ) Davi desprezou a Palavra, mas, ao se arrepender, foi perdoado pelo Senhor.
( ) Bate-Seba chamou de Salomão o primeiro filho que teve com Davi.
( ) O profeta Natã obrigou Davi a se arrepender do seu erro.
( ) Urias morreu na guerra, defendendo o exército de Davi.
( ) Davi louvou ao Senhor mesmo após sofrer as consequências pelo seu pecado.
Resposta: V, F, F, V, V, V
Hora da despedida
Revise a aula, observando se existe a necessidade de um reforço. Convide os alunos para orarem e agradecerem ao Senhor por mais esta lição. Pergunte se alguém deseja receber o Senhor Jesus como seu Salvador. Caso afirmativo, faça uma oração por ela. Deseje a todos uma semana abençoada e os chame para a próxima aula. Se possível, explique aos responsáveis sobre o que foi ensinado e peça que reforcem o conteúdo em casa.