2 Samuel 1.1–10.19
Versículo-chave
Reconheceu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.
2 Samuel 5.12 – ARA
Mensagem de fé
Quando observamos as guerras enfrentadas pelo rei Davi e as suas conquistas, percebemos algumas qualidades fundamentais que o levaram ao sucesso. Entre elas, estão: sempre ouvir, com atenção, o Senhor e buscar nEle direção para tomar qualquer decisão. Isso lhe garantia paz e convicção para seguir adiante. Precisamos, a cada instante, pedir a Deus a direção certa, uma vez que o nosso coração é enganoso (Jeremias 17.9) e pode nos levar por caminhos errados.
Outra lição que aprendemos com Davi é que o Senhor zela pelos que são Seus, fazendo justiça quando ela é necessária. Por isso, guardarmos rancor no coração e nos vingarmos daqueles que nos ofendem não agrada ao Pai de amor (Romanos 12.19). Temos de confiar no Salvador e saber que Ele cuida de nós. Não devemos executar juízo contra ninguém, pois isso compete ao Criador.
Objetivos
– Compreender que pedir a direção de Deus é o melhor caminho.
– Reconhecer que a vingança desagrada a Deus.
Preparando a aula
Esta é uma aula especial. Nela, as crianças aprenderão sobre as conquistas de Davi e o crescimento do reinado dele, que durou cerca de 40 anos. Prepare tudo com antecedência, lendo todo o conteúdo e reunindo o material necessário para a lição. Lembre-se de que planejamento é fundamental para que você ensine bem, não tenha imprevistos e consiga passar a mensagem de modo produtivo. Então, mãos à obra e prepare-se para dar o seu melhor! Desta vez, você precisará:
– Escrever no quadro o versículo de 2 Samuel 7.22. Esse texto será utilizado na dinâmica inicial com os alunos.
– Fazer cópias das atividades para os alunos (anexas abaixo).
Recebendo os pequeninos
Receba os alunos com animação e demonstre estar satisfeito por vê-los novamente. Mostre o versículo escrito no quadro: Portanto, grandioso és, ó Senhor JEOVÁ, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus, senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos (2 Samuel 7.22).
Ponha um louvor para tocar. Escolha um aluno e diga que, quando o som parar, ele deverá recitar o versículo do quadro para um amigo da classe. Pare a música algumas vezes, fazendo com que todos possam se cumprimentar.
Inicie o tema da lição abordando brevemente sobre a unção de Davi, a vitória que teve sobre o gigante Golias e as perseguições que ele sofreu por parte de rei Saul. Destaque que Davi teve várias chances de se vingar daquele monarca, mas, por respeitar Saul como um escolhido do Senhor, nunca fez isso. Davi era um homem simples, honesto e de coração puro, tanto que foi separado por Deus para liderar o Seu povo. Após a morte de Saul, o caminho estava livre para o filho de Jessé, e havia chegado a hora de ele assumir o trono como o novo rei de Israel.
Louvando ao Senhor
Explique a todos que o rei Davi sempre louvava ao Senhor. O louvor nada mais é do que uma oração de agradecimento a Deus por Suas dádivas. Para esta lição, sugerimos o cântico Escolha Jesus, da Turminha da Graça.
Após esse momento, recolha as ofertas, explicando aos alunos que isso significa uma semente de amor plantada no Reino dos Céus. Proponha a atividade do plantio e distribua, para cada criança, um copo descartável, com um chumaço de algodão e dois grãos de feijão. Peça a eles que reguem a semente com um pouco de água. Diga a todos que levarão sua semente para casa e serão responsáveis pelo cuidado dela. Explique a eles que o objetivo disso é entenderem melhor a oferta como uma semente diante de Deus, a qual cresce e frutifica.
Descobrindo histórias…
Pedro e Lívia chegaram com bastante fome da escola e ficaram com água na boca ao verem um suculento bolo de chocolate na mesa da cozinha. Eles logo foram repreendidos pela mãe, que os proibiu de tocar naquele doce, pois era uma encomenda da vizinha (figura 1).
Os irmãos se olharam decepcionados. Mais tarde, Lívia foi lavar a louça, e Pedro chegou de mansinho. Percebendo que sua mãe não estava por perto, o irmão propôs que pegassem escondido um bombom da cobertura da sobremesa.
— É melhor não fazermos isso! – avaliou Lívia. — A mamãe vai acabar descobrindo.
Pedro ficou em silêncio, e sua mãe apareceu, levando o bolo com ela.
Passado um tempo, ela voltou nervosa com a encomenda nas mãos e perguntou quem havia mexido na cobertura. Pedro ficou assustado e rapidamente se pronunciou:
— Eu confesso! – disse ele, dando uma pausa para, em seguida, continuar:
— Foi a Lívia!
Lívia arregalou os olhos, e sua mãe a mandou para o quarto refletir. Ela ficou com tanta raiva que começou a pensar em como se vingaria do irmão.
No dia seguinte, a menina ligou o rádio e ouviu um pastor dizer: “Davi seguia a direção de Deus e não era vingativo, por isso ele era vitorioso”. Lívia se assustou! Parecia que o pregador estava falando com ela. Logo, procurou tia Mary para saber mais sobre a vida de Davi. Tia Mary se empolgou com a visita da menina e começou a falar:
— Quando Saul morreu, Davi estava livre para reinar. Apesar disso, ele chorou a morte do rei (2 Samuel 1.11,12) (figura 2) e clamou a Deus sobre o que deveria fazer. Então, seguiu até Hebrom e lá foi proclamado rei de Judá, tendo o seu exército comandado por Joabe (2 Samuel 2.4). O restante de Israel, no entanto, passou a ter como rei Isbosete, filho de Saul, o qual tinha a ajuda de Abner, chefe do exército de Israel (2 Samuel 2.8,9). Por causa disso, houve uma guerra entre os homens de Davi e os de Isbosete, e os de Davi saíram vitoriosos. A guerra continuou, e, após brigar com o rei Isbosete, Abner se aliou a Davi. Joabe, entretanto, em um ato de vingança, acabou com a vida de Abner quando ele voltava para casa. Depois disso, dois homens invadiram a tenda do rei Isbosete e também o derrotaram. Toda essa tragédia deixou o rei Davi bastante triste.
— O que aconteceu depois? — perguntou Lívia.
— Davi se tornou o novo rei de Israel e fez muito bem àquele povo (2 Samuel 5.3). Como rei, ele trouxe a Arca da Aliança de volta para Jerusalém (2 Samuel 6.17) e, ainda, recuperou os bens de Mefibosete, filho do seu amigo Jônatas (2 Samuel 9.6,7). Lutou também contra o exército dos filisteus e dos amonitas e em tudo foi vitorioso. O reinado de Davi durou 40 anos, e ele se tornou o rei mais aclamado de toda a história de Israel, pois seguia a direção de Deus e não era vingativo (figura 3).
Após ouvir essa história, Lívia decidiu fazer as pazes com o irmão. Ela deixou um recado em cima da cama dele: “Eu amo você, meu irmão”. Ao ler isso, Pedro ficou envergonhado pelo que havia feito e contou toda a verdade para a mãe deles (figura 4).
Colocando em prática
Entregue aos alunos os lápis, as folhas de atividades e as Bíblias na versão Almeida Revista e Corrigida. Leia em voz alta os enunciados.
Atividade 1
Diga às crianças que elas deverão completar os espaços com os versículos, utilizando as palavras em destaque. A atividade pode ser feita em duplas.
Resposta: E entendeu Davi que o Senhor o confirmara rei sobre Israel, e que exaltara o seu reino por amor do seu povo. (2 Samuel 5.12); E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o Senhor Deus dos Exércitos era com ele. (2 Samuel 5.10); Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre. (2 Samuel 7.16)
Atividade 2
Instrua os alunos na realização deste exercício, em que terão de relacionar os personagens bíblicos de acordo com as afirmativas.
Resposta: 4, 5 ,6, 1, 2, 3
Hora da despedida
Revise a aula, observando se existe a necessidade de reforçar a lição. Convide a turma para orar e agradeça ao Senhor pelo aprendizado do dia. Não se esqueça de perguntar se algum pequenino deseja aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador.
Entregue a cada aluno a semente de feijão no copo descartável, informando que eles deverão colocá-la em um lindo lugar em seu lar, para se lembrarem da lição. Incentive-os a voltar na próxima aula trazendo um amiguinho. Explique aos responsáveis o tema da aula e peça que reforcem o conteúdo em casa.
4 Comments
Muito bom falar de Deus para as crianças,de maneira assim que elas passam entender🙏🙌😍❤🎯
Essa é a nossa intenção sempre, Cleia! Deixar tudo muito bem feito e explicado para os pequeninos aproveitarem e fixarem o conteúdo. Deus a abençoe!
Adorei está aula
Ficamos felizes por saber disso, Beatriz! Deus a abençoe tremendamente!