Nas curvas de Mônaco
Embarque pelas belezas de um país que investe na sustentabilidade
Por: Diego Fraguas I Arte: 123RF e Freepik
Pequeno grande país
Mônaco é recheado de atividades que encantam crianças e adultos. Localizado no continente europeu, vizinho da França, o Principado é o segundo menor país do mundo, com cerca de 2 quilômetros quadrados de extensão. Os monegascos, nome dos habitantes nativos, vivem em um clima agradável, com praticamente sol o ano inteiro. Apesar de haver o dialeto monegasco, a língua oficial da região é o francês. Mas também é comum ouvir as pessoas falar em inglês ou italiano.
Vestígios do passado
Por lá, ainda existe príncipe, sabia? Isso porque Mônaco tem como forma de governo a monarquia, regida por Alberto II. A família real mora no Palácio do Príncipe, que foi construído no século 13. Em certas épocas do ano, algumas áreas da residência ficam abertas à visitação, o que é legal à beça. O curioso é que o edifício serve de moradia para a família Grimaldi há mais de 700 anos. Entre diversas reformas, ele segue como uma atração imperdível da localidade.
De olho no futuro
Ao mesmo tempo em que remete ao passado, Mônaco detém ações que apontam para o futuro. O Principado investe na sustentabilidade, com um controle rígido da qualidade do ar. Nada de poluição! Quem visita o país, além de caminhar bastante, tendo como vista o mar Mediterrâneo, pode se locomover por meio de carros, bicicletas e barcos elétricos. Além disso, a maioria dos restaurantes serve produtos orgânicos e locais, que vêm de hortas criadas para o uso dos chefs.
Cenário digno de filme
Em um país preocupado com as chamadas práticas verdes, não poderiam faltar pontos turísticos em contato com a natureza. O Roseiral Princesa Grace, por exemplo, é um parque com mais de 4 mil rosas, de 300 variedades, que podem ser identificadas por meio de um código QR. Genial! O roseiral foi feito em homenagem à atriz Grace Kelly, que se casou em 1956 com o príncipe Rainier III e viveu em Mônaco por quase 30 anos. Ela ficou na memória do povo!
Mundo subterrâneo
Outro passeio imperdível é o Jardim Exótico, localizado no alto de um penhasco. Seus 15 mil metros quadrados possuem uma variedade de cactos e suculentas e ainda abriga uma gruta, que fica a 60 metros abaixo da terra. Uma aventura e tanto! Nela, há formações rochosas esculpidas ao longo de séculos e ainda algumas coleções do Museu de Antropologia Pré-Histórica. Vale a pena conferir!
Vida marinha
Em Mônaco, também há o Museu Oceanográfico. Criado pelo príncipe Alberto I, o local é destinado à preservação dos oceanos e aos cuidados de animais pegos em rede ou machucados, para que retornem à natureza. É formado por aquários, ambientes de pesquisa e um projeto que resgata e ajuda tartarugas marinhas. Por lá, há mais de quatro mil espécies, como peixe-palhaço, peixe-cofre, cavalos marinhos, medusas, moreias, tubarões.
Para finalizar, saiba agora sobre o Museu de carros raros e antigos. A coleção é formada por cerca de cem veículos que pertenciam ao príncipe Rainier III. Há modelos raros, com máquinas dos anos de 1950. Ah, por falar em carros, Mônaco é o cenário da corrida de Fórmula 1 mais famosa do mundo. Então, se você gosta do esporte, acompanhe o evento cheio de velocidade e adrenalina.